Na Ressaca da Liga

E foi este fim-de-semana que chegou ao fim mais uma Liga das Olaias!

Como podem confirmar, chegaram às finais aquelas equipas que mais se empenharam e dedicaram ao longo da época. Se consultarem as páginas das respectivas equipas constatam que, com excepção do Calçado Guimarães, todas elas têm pelo menos 7 jogadores com 10 jogos realizados.

Nas Olaias, mais importante que ter "vedetas" nas equipas é ter realmente jogadores que queiram jogar futebol, que se queiram divertir com um pouco de competitividade. Aqueles que apenas vêm cá para ganhar não têm muito sucesso! E esta Liga foi prova disso...


O grande destaque desta Liga vai para os Cariocas, os quais conseguiram finalmente conquistar o título de campeão, título que já procuravam há muito tempo.

Fizeram uma caminhada quase irrepreensível ao longo da época, com um total de 10 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota, frente aos Académicos na primeira jornada da época. Foram o melhor ataque da Liga com 80 golos e apesar de não terem a melhor defesa, estiveram sem dúvida bem melhor que em épocas anteriores com apenas 46 golos sofridos.

A juntar isto tiveram os dois melhores marcadores da Liga. O já habitual Trancoso com 27 golos, que conquistou o troféu pela terceira vez, e o surpreendente Miki com 25 golos!

Para conquistar este título, os canarinhos tiveram de derrotar na final uma vez mais Os Maradonas, equipa a qual fez igualmente uma excelente época. Foi a primeira época nas Olaias que culminou com um 2º lugar... apenas uns Cariocas em grande forma não os deixaram ir mais longe. Apesar de tudo uma época bastante positiva, um exemplo daquilo que se pretende nas Olaias. Na final ficou a sensação que poderiam ter feito um pouco mais, pois rubricaram uma exibição um bocado abaixo àquilo que nos habituaram ao longo da época.


O outro grande destaque da Liga vai para a Cascalheira. Depois de na última época terem tido uma passagem discreta pelas Olaias, com apenas 3 vitórias, esta época apareceram bem melhor e surpreenderam muita gente e acabaram a época com a conquista da UEFA.

Somaram 8 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, duas frente ao Atlético e outras duas frente à A.S. Romã. Na fase final da UEFA não deram a mínima hipótese. Eliminaram os favoritos Académicos no conjunto das duas mãos por 14-8 e na final venceram por 5-1 os Thierry Henrinhos. Uma vez mais foi determinante o empenho da maioria dos seus jogadores ao longo da época, que dentro da brincadeira sempre levaram isto com seriedade necessária. Cada jogo era quase como a festa e quando assim torna-se mais fácil de vencer. Mereceram ganhar!

Quanto aos Thierry Henrinhos morreram uma vez mais na praia. Depois de na época transacta terem perdido a final da Intertoto para os Banditi por 2-1, esta época sucumbiram aos pés da Cascalheira na final da UEFA.

Apesar da derrota na final não deixa de ser uma boa época para os Henrinhos. Melhoraram bastante de época para época e esta foi sem dúvida a melhor. Bateram-se taco a taco com quase todos os adversários, como foram exemplo os dois jogos com os Cariocas. Um exemplo de que o empenho compensa!


Na Intertoto foi o crónico Calçado Guimarães a levar a melhor sobre a Neuchatel Xanax. Depois de uma época bastante atribulada, tendo inclusivé ponderado por algumas vezes o abandono da Liga, a verdade é que a equipa foi sobrevivendo e acabaram por conseguir conquistar mais um troféu, o quarto da sua história.

Esta vitória é um prémio para os "históricos" JP, Júnior e Shorty, que ao longo da época nunca desistiram, mas que sozinhos era difícil de aguentarem o clube. Na recta final conseguiram contar com o regresso de Tunha e Marquinhos, os quais muito contribuíram para a conquista da Taça Intertoto.

Na meia-final cilindraram os Blueberry FC por 14-2. Na final as dificuldades foram bem maiores e tiveram de suar para derrotar a Neuchatel por 4-3.

Apesar da derrota na final, a Neuchatel Xanax acabou por fazer uma recta final de época bastante boa. Na final fizeram uma reviravolta épica frente aos Banditi e na final bateram-se taco a taco com o Calçado.

Sempre acreditaram ao longo da época que seria possível fazer algo melhor, e ao contrário de outras equipas nunca desistiram. Sabiam que mais tarde ou mais cedo seriam premiados! Faltou só mais um bocadinho de sorte... Parabéns aos sempre "lutadores" Artur, Zé Artur, Fred, Luisinho e André. As derrotas nunca os fizeram desistir, pois o que realmente importa é jogar futebol! Nunca se deslocaram às Olaias com o intuito de apenas jogarem para ganhar!


Como se vê apenas as finais foram jogadas nesta última jornada. Lamento que os restantes jogos não se tenham realizado! Os Banditi tinham a festa montada para a "despedida" das Olaias, tendo contado inclusivé com o regresso de João Regino, mas já no campo apenas encontraram 4 adversários pela frente. A lamentar uma vez mais...

Apenas prova que há equipas que já não estão com o espírito, algo que motiva também da nossa parte pelo menos uma pausa na Liga. Como já foi dito poderá ser um até já ou pode ser o fim de um ciclo.

Mas neste momento o mais provável é que seja uma pequena pausa e que no final de Abril voltemos em grande, com muitas novidades, com muita motivação e com o espírito olaiense renovado! Voltaremos com um formato novo, voltaremos com menos equipas, voltaremos para um torneio de Verão... mas o mais porvável é que voltaremos. Para isso apenas dependerá da vontade das equipas!

As Olaias é feita de nós para nós. Não do Booxa para vocês... é preciso mais dedicação das equipas, é preciso mais participação das equipas no blog. Pois o que realmente move o torneio é o blog. Penso que neste momento é preciso realmente uma pausa... foram muitos jogos de seguida, muitas épocas!


Com o campeonato encerrado falta ainda saber quem ganhará a VI Olaias Cup. Conseguirão os Cariocas fazer a dobradinha? Ou conseguirão Os Maradonas ou o Calçado Guimarães surpreender?

A verdade é que até ao momento nenhuma equipa conseguiu conquistar duas Olaias Cup. Seven Nation Army, A.S. Romã, Cariocas, Calçado Guimarães e Atlético já conquistaram uma. Será agora a vez dos estreantes Maradonas? Veremos... a final está marcada para domingo! Antes disso joga-se na sexta a meia-final.

Entretanto são prometidas ainda algumas novidades nos próximos dias! Estejam atentos...


BOLSA DE VALORES

Em alta:


CARIOCAS - Foram a equipa mais consistente ao longo da época. Fizeram a melhor época de sempre nas Olaias que culminou agora com a conquista do primeiro título de campeão! Estão de Parabéns!

CASCALHEIRA - De uma época discreta passaram para uma época fantástica. Entre outros factores, o empenho dos jogadores foi o factor que mais contribuiu. O prémio para esta equipa que, contra tudo e contra todos, mereceu!

CALÇADO GUIMARÃES - Joguem bem ou joguem mal a verdade é que no final da época levam sempre mais um troféu para casa. Desta vez foi a Intertoto! Agora falta a Olaias Cup...

Em baixa:

OS MARADONAS - Depois de uma época bastante boa, apresentaram-se nesta final um pouco abaixo das suas capacidades, daquilo a que nos habituaram. Custou-lhes caro e sofreram pesada derrota com os Cariocas. Apesar disso alcançaram o segundo lugar!

THIERRY HENRINHOS - Acabaram por perder mais uma final nas Olaias, desta vez a da UEFA. As algumas baixas na final condicionaram a exibição da equipa e custou bastante caro.

FALTAS DE COMPARÊNCIA - De lamentar que apenas pelo facto não "nada" estar em disputa muitas equipas não tenham querido jogar. Afinal de contas poderá ter sido a última jornada das Olaias para algumas das equipas...


PRÓXIMA JORNADA

6 comentários:

Miguel Pedrosa disse...

Eu, Miki, é que devia ter sido o melhor marcador do campeonato!! Anularam-me golos limpos, o senhor Bucha atribuiu golos meus a "auto-golos", nenhum dos meus golos foi de penalty, joguei menos jogos que esse tal melhor marcador e menos minutos, sim, porque esse melhor marcador nunca queria ser substituido!!! Uma vergonha!

Isto é uma mafia e a taça de melhor marcador é sempre pro mesmo!!

A taça de melhor marcador é minha!!

Joga entre linhas!

Anónimo disse...

nao foste o melhor marcador, mas vais ganhar o prémio de jogador do ano para a fifa!

Anónimo disse...

Deus é grande... mas não abuses.

Anónimo disse...

o troféu do falhanço do ano é teu!!

Anónimo disse...

Finalmente os canhonesi acabaram!!!!ufa...

Anónimo disse...

Deixem o Miki marcar!