Calçado Guimarães vence Olaias Cup

Foi no domingo passado, 8 de Março, que o Calçado Guimarães venceu a VI Olaias Cup, a segunda da sua história.

Depois de na sexta anterior terem eliminado de forma supreendente a equipa Os Maradonas nas meias-finais, no domingo voltaram a surpreender e venceram os Cariocas no desempate por penalties, após um empate a dois golos durante os 50 minutos.



Depois de uma época bastante fraca, o Calçado Guimarães acabou a época em alta, tendo conquistado a Intertoto na semana anterior e agora a Olaias Cup.

Ambas as equipas tiveram algumas baixas para esta final, destacando-se do lado dos Cariocas as ausências de Tomaz, Coxi, Pacheco e Gonça. Do lado do Calçado, Júnior, por lesão, e Shorty foram os principais ausentes.

Ao longo da partida houve bastante emoção. Várias oportunidades de golo, algumas delas apenas com o guarda-redes pela frente, várias bolas no poste... mas a partida acabaria com apenas dois golos marcados para cada lado. Ambos os guarda-redes tiveram em bom plano.

Nos primeiros 25 minutos de jogo, com os Cariocas a jogar contra o sol, apenas houve um golo, de Tunha. A partida foi então para "intervalo" com o Calçado a ganhar. Até então os Cariocas tinham feito muito pouco. Sempre com muitas falhas de marcação, sempre dando muitos espaços ao adversário... uma exibição com pouca garra.

Muitos dos jogadores canarinhos subestimaram o adversário, certamente pensaram que seriam "favas contadas" e que no final a vitória seria deles. Enganaram-se! Houve falta de empenho, falta de espírito de equipa... e o Calçado ia aproveitando!

Nos segundos 25 minutos os Cariocas entraram com outra atitude, mas ainda longe de muitos outros jogos ao longo da época, nomeadamente daquele jogo épico contra o Atlético nos quartos-de-final, em que com apenas 6 jogadores conseguiram vencer.

Apesar de estarem melhores os canarinhos, seria novamente o Calçado a marcar. Marquinhos conseguia ganhar a linha de fundo e cruzou para o centro da área, onde Manel acabou por ser infeliz e introduzir a bola na própria baliza.

Estava cada vez mais complicado para os Cariocas. O Calçado defendia bem, fruto também de alguma desorganização canarinha.

Um canto directo de Trancoso veio dar nova esperança aos Cariocas. Via-se outra atitude em alguns jogadores... já corriam, já se esforçavam e parecia realmente que os Cariocas iam dar a volta. As oportunidades iam surgindo, mas não conseguiam marcar.

Seria numa bela jogada que Manel , ao segundo poste, encostaria para o empate. Estava reposta a igualdade e faltavam uns 10 minutos para o fim da partida.

Logo de seguida, e quase de seguida, o Calçado envia três bolas ao poste. Tunha teria também algumas oportunidades em que poderia fazer bem melhor... mas o excesso de confiança levou com que falhasse alguns golos fáceis.

Na outra baliza era Lois que desperdiçava excelentes oportunidades de golo para os Cariocas. Quando já todos esperavam que o mesmo fizesse o terceiro para os Cariocas, este só com o guarda-redes pela frente rematou ao lado.

Foi um período com bastante oportunidades de golo mas em que nenhuma das equipas conseguiu marcar. Resultado final 2-2 e a final seria então decidida nos penalties.

Ambas as equipas já tinham vencido nos quartos-de-final por penalties, mas agora apenas uma poderia vencer. Rezava a história que os Cariocas nunca tinham perdido em penalties... mas seria esta a primeira vez.

Nos penalties Pinto e Trancoso marcaram para os Cariocas. Miki falhou o segundo penalty... Os dois primeiros do Calçado foram marcados por Tunha e por Primo. O último foi marcado por Marquinhos. Booxa ainda adivinhou o lado, ainda tocou na bola... mas esta ia com bastante força e só parou no fundo da baliza.

Frustação para Booxa... tal como para a restante equipa, mas que de certa forma foi castigo por terem subestimado o adversário. Exibição fraca dos Cariocas.

No conjunto da prova da Olaias Cup acaba por ser uma vitória injusta do Calçado Guimarães, que nunca se "empenhou". Mas na final tiveram a sorte com eles...

Embora a dedicação ao longo da época do Calçado não tenha sido muita, conseguiram uma vez mais conquistar troféus, desta vez 2, o que dá um total de 5 em toda a sua história, sendo neste momento o clube com mais títulos, tendo apenas faltado ser campeão.

Este foi o 101º jogo do Calçado em toda a sua história, este troféu acaba por ser um prémio pelo centenário do clube!

Este pode ter sido o último jogo do Torneio das Olaias, embora esteja ainda em aberto a hipótese de um regresso para breve. Para já uma pausa! Dentro dos próximos dias haverá ainda algumas novidades, ainda mais alguns posts...

Sem comentários: