Domingo, 15 de Fevereiro de 2009 (18 horas)
Cariocas 5-5 Atlético (3-1 após penalties)
Cariocas: Booxa (Gr), Pinto, Lois, Miki (2), Trancoso (1) e Pacheco (2)
Atlético: Carlos (Gr), Bufred, Rufias, Skin, Tiago Mira (2), Fábio, Velez (2) e Nerru (1)
Esta será sem dúvida uma partida que ficará na memória de muitos jogadores por algum tempo. Os Cariocas com apenas 6 jogadores levaram de vencida o Atlético após desempate por penalties e apuraram-se deste modo para as meias-finais da Olaias Cup.
Os "heróis" da partida foram Booxa, Pinto, Lois, Miki, Trancoso e Pacheco. Deram tudo o que tinham e até o que não tinham!
A poucos minutos da partida começar os Cariocas tiveram mais uma baixa na equipa, a juntar às muitas outras. Manel faltou, deixando a equipa com apenas 6 jogadores. Foi aqui que a vitória começou... Os Cariocas tentaram "convocar" à última da hora um jogador da partida anterior entre Académicos e Cascalheira mas também nenhum se disponibilizou para jogar. A eles também um muito obrigado pois sem eles a vitória não seria possível...
Do lado do Atlético as ausências mais notadas foram as de Mesquita e Candeias, duas importantes peças na defesa do Atlético. Mas apesar destas ausências tinham ainda mais 8 jogadores...
Sabe-se que jogar com apenas 7 jogadores contra o Atlético é uma tarefa muito difícil, jogar com seis parecia uma tarefa impossível para os Cariocas... O sonho da "dobradinha" parecia que tinha acabado!
Mas tudo mudou mal a partida começou. Os Cariocas sempre com muita personalidade, com muita garra, com muito esforço, foram mostrando ao Atlético que teriam de estar so seu melhor nível para os derrotar.
Tal como muitos treinadores de futebol de 11 dizem, por vezes é mais difícil jogar contra 10 do que contra 11. E assim parece que foi para o Atlético, que teve muitas dificuldades em "derrubar" os seis cariocas...
Com os apenas seis jogadores os Cariocas pouco mais poderiam fazer do que defender com tudo o que tinham e depois serem eficazes nos seus contra-ataques. E assim foi...
Logo a abrir a partida, Pacheco conseguiu-se isolar frente a Carlos. Com toda a calma necessária pica a bola à saída do guarda-redes. Golo parecido com o de Postiga... Foi o primeiro aviso para o Atlético. Não ia ser tão fácil o jogo como pensariam!
Os Cariocas defendiam, defendiam, sempre muito bem fechados à entrada da área, aonde o Atlético apenas conseguia trocar a bola fora da área, mas com muitas dificuldades em entrar na mesma. Apenas com remates de longe iam assustando Booxa.
Seria novamente Pacheco a marcar em mais uma jogada de contra-ataque. Estava feito o 2-0. De seguida ainda mais alguns lances desperdiçados pelos Cariocas. Arranque muito bom dos Cariocas. Muitos jogadores do Atlético estavam incrédulos... Era hora de se aplicarem a fundo!
O Atlético começou a pressionar bem alto, não deixando os Cariocas sair a jogar. Booxa estava com muitas dificuldades também em bater bem os pontapés de baliza. Minutos difíceis para os Cariocas... Mas iam fazendo o que podiam, até que a muralha foi derrubada num cabeceamento de Nerru ao segundo poste após um canto. Os cariocas parecia que começavam a ceder... fez-se notar nestes minutos a diferença numérica. Mas os cariocas nunca baixaram os braços. Enquanto podiam iam lutando... ainda estavam a vencer!
Minutos depois seria Tiago Mira a dar a volta no marcador com dois bons golos. No primeiro, com alguma sorte a mistura, dribla dois jogadores dos Cariocas à entrada da área e frente a frente com Booxa teve a calma necessária para sentar o guarda-redes, fintar e meter a bola lá dentro. Logo de seguida Mira com um remate forte fora da área pôs o Atlético na frente do marcador pela primeira vez. Mas os Cariocas continuaram a fazer o seu jogo, o jogo possível. Defender e esperar que Trancoso e Pacheco, dois jogadores bastante rápidos, resolvessem lá na frente.
Os Cariocas iam tendo uma ou outra oportunidade mas não estavam a conseguir concretizar. Carlos opôs-se bem nalguns lances. Seria o Atlético a marcar novamente, desta vez por Velez. Falta de atenção de alguns jogadores canarinhos. Velez sozinho não teve dificuldades em marcar.
Parecia que os Cariocas se tinham esgotado. Era tempo de recorrer às baterias... e estas pelos vistos estavam bem carregadas!
A perder por dois os Cariocas tinham que subir mais no terreno, arriscar mais! Num lance fantástico de Pacheco, este com um toque subtil de calcanhar isola Miki à entrada da área que mostrou uma vez mais a sua veia goleadora esta época. Remate fora do alcance de Carlos! Faltam 10 minutos para o fim da partida... Os Cariocas iam acreditando enquanto era possível.
Minutos depois seria novamente Velez a marcar! Balde de água fria para os Cariocas... já estavam muito cansados e perdiam por dois agora.
Seria Trancoso num lance fantástico a dar nova esperança aos Cariocas. Veio receber a bola cá atrás de Booxa, pegou nesta, fintou dois ou três adversários e à entrada da área soltou para à direita onde Miki rematou para golo. Faltava um golo...
Seria a cinco minutos do fim que os Cariocas empatariam a partida com um golpe de cabeça de Trancoso ao segundo poste. O mais difícil estava feito. Agora era defender e esperar pela lotaria dos penalties.
Até ao fim do jogo a grande oportunidade de golo pertenceu a Pacheco, que sozinho dentro da área rematou por cima! Susto para o Atlético... Fim do jogo instantes depois!
O mais difícil já tinha sido feito pelos Cariocas... aguentar 50 minutos frente ao Atlético com apenas 6 jogadores! Agora era esperar pela lotaria dos penalties...
Se durante o jogo foram Pinto, Lois, Miki, Pacheco e Trancoso que deram o litro, nos penalties foi a vez de Booxa brilhar. Salvo erro, em toda a longa história das Olaias os Cariocas nunca perderam nos penalties.
1- 0: Pacheco foi o primeiro a ser chamado e não falhou. Depois de tanto esforço os Cariocas não queriam deitar tudo a perder agora.
1- 1: Skin. Bola para um lado, guarda-redes para o outro.
2-1: Miki. Carlos ainda adivinhou o lado, mas a bola passou-lhe por baixo do corpo. Susto para os Cariocas.
2-1: Tiago Mira. Booxa muito concentrado e adivinhou o lado e com uma palmada defendeu a bola. Boa defesa!
3-1: Trancoso. Tinha nos pés a possibilidade de apurar os Cariocas. Não falhou... remate sem hipóteses para Carlos.
Qualquer das equipas poderia ter vencido. O Atlético não soube aproveitar a vantagem numérica e falhou várias oportunidades de golo. Os Cariocas fizeram o seu jogo, aquilo que era possível e foram compensados pelo tamanho esforço. Muito mérito para os jogadores dos Cariocas!
Ficou assim vingada a derrota na Supertaça sofrida no início da época com o Atlético. Este jogou fez também lembrar o jogo da época anterior, também da Supertaça, que acabou também empatado a cinco bola, tendo os Cariocas também empatado nos minutos finais. Na altura Booxa também defendeu o segundo penalty do Atlético, na altura marcado por Hugo Mira, desta vez foi o irmão, Tiago Mira, que falhou!
Os Cariocas seguem deste modo em frente na Taça e alimentam deste modo o sonho da dobradinha! A Cascalheira é o próximo adversário.
O Atlético sai de forma inglória da Olaias Cup, mas apenas se podem queixar deles próprios.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Este Atlético é miserável!!!
Até um jogador para rodar tinham e foram pra casa!!
Atlético morreu na praia!!!!
Amigo intimo de Xis, confirma a sua mudança para as romãs na próxima época.
Será o fim dos Canhonesi Bandidis?
Só queria salientar mais uma grande exibição do Booxa.. aquela defesa do penalty, foi um espectaculo...
Xis és um vendelhão!!
Enviar um comentário