Na Ressaca da Liga

Ora aí está a VI Edição da Liga das Olaias. Depois de algum atraso no começo os jogos e as emoções estão de volta ao recinto das Olaias. Ainda é cedo, mas já se fazem apostas. Quem será o próximo campeão? E os vencedores da Taça UEFA e da Taça Intertoto?

O início fica sem dúvida manchado pela agressão do jogador do Atlético, Vanny, no jogo de sexta-feira, situação esta que já foi sujeita a diversos comentários no blog e sobre a qual nós nos pronunciaremos em breve, num outro post.


Neste início de época queremos primeiro de tudo desejar as boas vindas às novas equipas, Os Maradonas e Blueberry FC, equipas que nesta primeira jornada demonstraram aquilo que todos nós mais valorizamos neste torneio, o fair-play e o espírito de convívio. Benvindos!


A sorte das novas equipas nesta primeira jornada foi diferente. A equipa Os Maradonas goleou no seu primeiro jogo nas Olaias a equipa Neuchatel Xanax, jogo este que tinha como atracção o facto de Bispo defrontar a sua ex-equipa. Nesse confronto Bispo saiu a perder. Tentou o golo por diversas vezes mas grandes defesas não permitiram que isso acontecesse.

Este foi o primeiro jogo d'Os Maradonas nas Olaias e ficou a impressão que ainda têm uma grande margem de progressão. Mais uma equipa nas contas ao título. Do lado dos Neuchatel viu-se ainda uma equipa em construção, com algumas caras novas em relação à época passada e com algumas ausências importantes neste jogo, facto que condicionou a exibição da equipa.


Sorte diferente teve a equipa dos Blueberry FC, que pagou cara a factura de muitos dos seus jogadores terem jogado pela primeira vez juntos futebol de 7. Goleada no primeiro jogo frente à equipa da Cascalheira. Já aconteceu anteriormente com outras equipas nas Olaias. O mister terá muito trabalho durante a semana de forma a moralizar a equipa mas acima de tudo para criar uma "equipa" e o respectivo entrosamento entre os jogadores.

Do lado da Cascalheira as alterações em relação à época anterior foram poucas. Um reforço para a baliza, Francisco, e outro reforço de "peso" para o meio-campo, Gião, que marcou na sua estreia. Este primeiro jogo não foi ideal para se perceber se estão melhores ou não em relação à época anterior pois encontraram um adversário ainda pouco organizado e entrosado. Mas já no final da época anterior vimos uma equipa da Cascalheira bem mais forte, o que nos leva a pensar que este ano estarão tão ou mais fortes que esse fim de época. É esperar para ver!


No outro jogo do Grupo A tivemos um confronto entre velhos conhecidos, entre velhos amigos. De um lado a A.S. Romã, vencedora da Taça UEFA, do outro lado os Canhonesi Banditi, vencedores da Taça Intertoto. Vimos em campo ainda uns Banditi "remendados", com reforços de última hora mas ainda com falta de um "homem-golo". A nível defensivo estiveram bem mas faltou alguém que desiquilibrasse na frente. Talvez esta semana surjam mais reforços...

Quanto à A.S. Romã vimos uma equipa bastante semelhante àquilo que nos habituaram nos últimos anos. Bastante fortes na defesa, muito coesos e com um Pinelo em muito boa forma no ataque, o qual assinou nesta primeira jornada um hattrick. Não foram mais pois na baliza estava João Regino. Depois de na última época terem ficado um pouco aquém das expectativas, deixaram em campo nesta primeira jornada a impressão de que estão bem melhores.


Já no Grupo B duas surpresas logo na primeira jornada. À partida Cariocas e Calçado Guimarães eram os favoritos nas respectivas partidas, mas ambas perderam.

Em relação aos Cariocas, estes foram surpreendidos por uns Académicos ainda mais fortes que a época anterior. Ao longo da última época foram crescendo e nesta época com os "retoques finais" foi criada uma equipa forte. Os Cariocas foram a primeira vítima. A equipa canarinha mostrou bastante fragilidades defensivas neste primeiro encontro e igualmente bastante perdulária no ataque. Quatro erros defensivos, dois dos quais "frangos" do guardião Booxa, deram origem aos golos dos Académicos. Apesar disto não é questão de preocupação pois os Cariocas sabem que podem fazer mais e melhor. Foi o primeiro jogo de Pinto e Pacheco pelos canarinhos os quais mostraram algumas dificuldades de entrosamento com o resto da equipa. A tendência é para melhorar. Quanto aos Académicos será certamente um adversário de respeito.


No outro jogo o Calçado Guimarães foi, tal como tinha sido do primeiro jogo da época anterior, surpreendido pelos Thierry Henrinhos. Foi a vitória do colectivo em relação ao individualismo.

Embora não pudessem contar com o seu pilar defensivo, Carlos Calisto, mostraram grande coesão e rigor defensivo, a grande característica desta equipa. Com a falta de uma "vedeta" na equipa que seja por si só capaz de decidir um jogo, o colectivo desta equipa, em que todos sabem bem a sua função e dão o máximo em campo para o cumprimento da mesma, torna-se importante. Eles fecham-se bem atrás e depois no contra-ataque a eficácia é bastante elevada.

Foi uma vitória merecida embora a sorte tenha estado também com eles. Por três ou quatro vezes viram a bola sair dos pés de Tunha e embater nos ferros da baliza. O avançado do Calçado já estava em desespero... Um Calçado com pouca chama nesta primeira jornada, pouco motivado e muito aquém do "verdadeiro Calçado".


Depois desta primeira jornada as próximas jornadas prometem muito. Na próxima jornada será também realizada a Supertaça Manel das Couves, que irá opôr o Atlético, campeão, e os Cariocas, equipa derrotada na final da Olaias Cup frente ao Atlético. Estará em jogo o primeiro troféu da época. Atlético ou Cariocas?


SETE DA SEMANA


Bolsa de Valores

Em alta:

ACADÉMICOS - A grande surpresa do campeonato por enquanto. Grande vitória frente a um adversário directo e velho rival.

OS MARADONAS - Primeiro jogo, primeira vitória. Boa estreia no recinto das Olaias.

A.S. ROMÃ - Equipa bastante coesa e boa exibição neste primeiro confronto. Deixaram boas indicações em campo para os próximos jogos.


Em baixa:

VANNY - Proporcionou aquele que talvez seja o pior momento dos longos três anos das Olaias. A decisão só podia ser uma. Jogador expulso do torneio!

CALÇADO GUIMARÃES - Início bastante apático desta equipa, que em outros tempos já viveu momentos gloriosos.

BLUEBERRY FC - É verdade que foi o primeiro jogo, mas não deixa de ser uma derrota bastante pesada neste início de campeonato.


PRÓXIMA JORNADA

10 comentários:

Anónimo disse...

o Vanny foi expulso do torneio?? que injustiça.....

Anónimo disse...

Achas que depois do que ele fez havia outra solução?

Como alguém disse aqui o valor mais importante é o Fair-Play e essa atitude teve tudo menos isso...

Anónimo disse...

e para quando o comunicado da organizacao?

Anónimo disse...

diria que foi uma primeira jornada sem surpresas de resultados..

Anónimo disse...

Dizem que o reforço de "peso" do Cascalheira é grande jogador!

Anónimo disse...

O q?O pessoal do futebol de praia está em 1º? N posso crer...

Anónimo disse...

"(ainda hoje adiciono aqui os respectivos Setes da Semana)"

Gostei especialmente desta parte do post.

Anónimo disse...

OLE, AQUI AINDA DA PA COMENTAR!

Anónimo disse...

Como é possível o Gonçalo do Cascalheira estar no sete da semana?????
O gajo só deu casas!!!!!

Anónimo disse...

Quem quiser ir para o 7 da semana tem de encaixar 4 golos!