
E o Olaiense desta Semana é João Rodrigues Trancoso, apenas Trancoso nas Olaias. Ele é jogador dos Cariocas e considerado por muitos como o melhor jogador do torneio. Melhor marcador da Liga nas duas últimas épocas e para além disso conta no currículo uma Olaias Cup e uma Supertaça Manel das Couves, faltando-lhe apenas ser campeão.
Vamos falar um pouco da excelente época dos Cariocas e saber o que esperar deles nos últimos jogos da época.
Vamos lá começar…
Cariocas acabaram em primeiro do Grupo A, ganharam a primeira mão da meia-final da Champions e estão nas meias-finais da Olaias Cup. Surpreende-te esta prestação dos Cariocas até ao momento ou é algo em que sempre acreditaram?
Eu pessoalmente acredito sempre que posso ganhar qualquer jogo, não me surpreende a prestação dos Cariocas porque, embora não sejamos uma equipa fabulosa, somos capazes de fazer jogos muito bons sobretudo devido ao facto de jogarmos desde há muito tempo juntos e portanto jogamos bem como equipa. Acho que ninguém entra numa competição, mesmo amigável, para não ganhar e os Cariocas entram em todas as competições para ganhar.
A verdade é que ainda não ganharam nada. Têm esta semana uma jornada dupla em que podemos dizer que “jogam toda a época”. Defrontam na sexta-feira os Canhonesi Banditi para a Olaias Cup e depois no domingo novamente o Atlético na 2ª mão da meia-final da Champions. Concordas que o sucesso da época depende do resultado destes dois jogos?
Claro que sim, o sucesso é que define uma equipa e esse sucesso passa por ganhar títulos. São dois jogos extremamente difíceis, mas penso que se jogarmos concentrados durante todo o jogo somos capazes de chegar à final de ambas as competições.
A semana passada os Cariocas, apesar de uma boa exibição frente ao Atlético, passaram por algumas dificuldades e cometeram alguns erros. Antevê-se que para esta partida as dificuldades sejam ainda maiores. Acreditas que os Cariocas possam vencer novamente o Atlético? O que precisa de ser melhorado na equipa dos Cariocas e qual a melhor estratégia para derrotar o Atlético?
O jogo passado com o Atlético foi muito bom, muito intenso, apesar de maior posse de bola do Atlético tivemos sempre as nossas oportunidades e jogamos num estilo de jogo de contra-ataque que era o único possível. Claro que não há nenhuma equipa que durante todo o jogo não cometa erros, é mesmo assim, não é possível realizar um jogo perfeito, mas claro que é necessário evitar a todo o custo erros que comprometam seriamente o resultado do jogo.
Como disse há bocado, eu entro em todos os jogos para ganhar portanto penso que podemos voltar a ganhar ao Atlético. Penso que não nada a melhorar, cada um joga com o que tem, isto é, todas as equipas têm as suas limitações portanto é jogar o melhor que pudermos. Para ganhar ao Atlético temos que ser bastante rápidos a sair para o ataque já que eles têm um pendor muito ofensivo é necessário que consigamos contra-ataques em superioridade numérica.
A semana passada um jogador afirmou que os Cariocas contigo, com Tomaz na defesa e com Gonça no ataque tornam-se bastante fortes e praticamente invencíveis. Concordas com esta afirmação?
Concordo, acho que são três jogadores vocacionados para três áreas diferentes e essenciais de uma equipa. Tomaz a defender é muito forte, é extremamente difícil passar por ele num um para um, dá segurança na defesa e o Gonça lá na frente finaliza como poucos e também é bastante importante na pressão colectiva para não deixar sair a jogar. Claro que todos os outros jogadores do plantel são importantes mas estes destacam-se por serem determinantes e insubstituíveis na sua posição.
Na tua opinião, quais são os grandes pontos fortes e quais os pontos fracos da vossa equipa?
Pontos fortes penso que a união e a ajuda mútua se destacam e a alegria com que jogamos, pois todos gostam de jogar à bola.
Pontos fracos é o facto de esta equipa ser uma equipa de amigos e não uma equipa de competição, ou seja, nem toda a gente tem a mesma qualidade e capacidade para jogar a bola, portanto cada um arranja-se com o que tem e dá o seu melhor. Aquele que dá o seu máximo, a mais não é exigido.
Para além da excelente época dos Cariocas há outra equipa que tem surpreendido os adeptos olaienses. Falamos da Tangerina Mecânica. Até ao momento contam pelo número de vitórias o número dos jogos realizados. Tu que já os conheces há bastante tempo, tem-te surpreendido a época deles? Acreditas que os Cariocas os possam vencer caso os defrontem?
Não surpreendem de modo nenhum, são uma equipa muito boa, a maior parte deles jogam juntos há bastante tempo e todos têm muito boa capacidade física o que em torneios como este marcam completamente a diferença. Esta época foi a da afirmação pois conseguiram juntar mais do que 7 jogadores para irem regularmente jogar e mantêm sempre o mesmo 7 com poucas alterações, criando um equilíbrio de jogo e entrosamentos entre os jogadores.
Por outro lado, acredito claramente que os Cariocas consigam ganhar à TM caso se defrontem, principalmente numa final onde tudo pode acontecer.
Como em épocas anteriores também nesta estás na luta pelo troféu de melhor marcador. Mas ao contrário de anos anteriores esta época a luta é maior. Estás neste momento, a dois jogos do fim da Liga, com os mesmos golos que o estreante Miguel, avançado da Tangerina Mecânica. Acreditas que possas vencer esta “luta”?
Acredito que posso ser o melhor marcador, mas não é esse o meu objectivo principal até porque esta época passei a jogar mais no centro, recuando na minha posição de anos anteriores para que pudéssemos ficar um pouco mais fortes defensivamente visto que esse era o nosso principal defeito como equipa.
Já tendo vencido melhor marcador por duas vezes penso que posso procurar novos desafios e tentar finalmente obter o título de campeão das Olaias, mas se conseguir mais um troféu não o irei negar.
Com a época quase no fim, quais para ti as grandes surpresas da época e as grandes desilusões?
A surpresa da época devo admitir que foi claramente os Homens de Preto que se evidenciaram ao qualificaram-se para a champions, apesar de agora terem sido atropelados pela TM. Para equipa estreante não está nada mau. Também me surpreendeu o facto da TM não ter perdido nenhum jogo o que é sempre importante realçar pois estão invictos.
Por outro lado desiludiu-me bastante a performance dos antigos Unidos da Lota, pareceram-me um pouco desmotivados este ano. Outra desilusão foram os 12Fardos que muito falaram de novos objectivos e de ganhar tudo e encontram-se neste momento a disputar um lugar que a nada dá direito.
Estás cá desde o princípio, vários formatos teve a Liga das Olaias. És da opinião que o formato desta época foi o mais atractivo e mais competitivo até ao momento? Tens alguma sugestão para corrigir algo que não concordes?
Para mim, como o meu objectivo é jogar tanto me faz o formato, desde que haja sempre jogos todas as semanas, se houver duas vezes por semana melhor. Este formato só tem uma falha que é o facto de equipas do grupo A não defrontarem equipas do grupo B, isto é, decorre uma época inteira sem equipas do mesmo torneio se defrontarem. Mas compreendo como o tempo era reduzido não se poderia repetir o formato anterior que a meu ver também era demasiado extenso.
A única crítica que tenho é o facto de não haver medidas correctivas e exemplares a quem quebra as regras, tanto a faltar jogos sem justificar como dentro de campo, faltas desnecessárias.
Que conselhos darias àquelas equipas que estão cá há pouco tempo? Quais os “ingredientes”, na tua opinião, para uma equipa ser bem sucedida nas Olaias?
Para os que estão por estas bandas há pouco tempo tenho a dizer que se divirtam a jogar à bola e que se adaptem ao espírito amigável deste torneio, porque este torneio é sobretudo um escape semanal onde se pode estar com o pessoal e jogar à bola que é coisa que toda a gente gosta de fazer. Para ser uma equipa bem sucedida nas Olaias é necessário sobretudo esforço, já vimos que equipas supostamente menos capazes, com boa organização e dedicação dos jogadores conseguem alcançar bons resultados.
E por último. És o autor da frase “Joga Bonito”. O que é afinal jogar bonito para ti?
Cada um entende esta slogan como quer, mas quem me conhece sabe que gosto de fintas, de toques e gosto bastante de ver isso aplicado em campo. Joga bonito é quase como uma filosofia de jogo, jogar com fair-play, sem maldade alguma e tentar fazer o melhor que se consegue em campo. Até mesmo quem não é dotado tecnicamente deve tentar jogar bonito, não precisa de ser uma finta bem feita, basta um passe que dê para golo, mas claro que se esse passe for de calcanhar e de outra forma não comum é muito mais interessante de ver.
Tens algo a acrescentar ou alguma sugestão a fazer?
Tenho apenas uma sugestão para todos os participantes do torneio que é a seguinte: façam os relatórios, contribuam positivamente para o blog porque só ler as cenas que o Booxa escreve já cansa e assim isto teria ainda mais piada.
Acho que para a próxima época deveria ser criado um modo base de relatório para que simplifica-se a sua criação e assim se calhar haveria maior facilidade em efectuar os relatórios.
Vamos agora para as perguntas de resposta rápida:
Melhor equipa das Olaias: Esta época - Tangerina Mecânica
Melhor jogador das Olaias: há alguns que se destacam nas suas equipas: Shorty (CG), Hugo Mira(atlético), João Pedro(TM)
O teu melhor jogo nas Olaias: dou sempre o meu máximo, gosto de pensar que só há jogos bons
O teu pior jogo nas Olaias: não gosto de pensar que faço maus jogos
Favorito para a Liga dos Campeões: Cariocas
Favorito para a Taça Uefa: Académicos
Favorito para a Intertoto: Thierry Henrinhos
Quem vai ganhar a Olaias Cup: Cariocas
Quem vai ser o melhor marcador do Campeonato: Eu vou tentar
Sete ideal das Olaias:
GR: João Pedro
DD: Candeias
DC: Vasco
DE: Vaz
M: Shorty
M: Hugo Mira
A: Pacheco
Quem gostarias que fosse o próximo Olaiense da Semana? Figo
Obrigado pelo tempos que nos disponibilizaste e boa sorte para o resto da época.
9 comentários:
finalmente uma entrevista de jeito..
trancoso nao devias comentar a tua propria entrevista deste modo... tschhhhh ... tah mal!
Ah e obviamente rejeito ser o próximo entrevistado xau ahi
Joga mas é Janota.
Tudo o resto são histórias.
Dedica-te ao freestyle.
COMUNICADO
Venho por este meio como Presidente, empresário, director , aguadeiro e jogador dos 12 Fardos de Palha primeiro que tudo pedir desculpa em nome dos 12 pelo jogos que faltamos sem avisar a tempo! Pedimos desculpa as equipas em questão e ao booxa!!
Depois queriamos pedir desculpa aos sócios e adeptos dos 12 que esperamvam mais da equipa, foi uma epoca para esquecer, onde tivemos vários problemas internos e uma equipa mal estruturada!!!
Venho Também informar que Zé do Cacho não vai ser mais presidente dos 12 Fardos De Palha!!!
Ápós ter construído esta equipa e equipa ter ganho vários trofeus noutros torneios e apesar te nao ter ganho nada nas olaias, os 12 ganharam um grande estatuto neste torneio devido ao bom trabalho de Zé do Cacho.
Neste último torneio as coisas nao correram bem, e ze do cacho já nao vai ser mais presidente do clube dando lugar a Gil Guerra, mais tarde o novo presidente dos 12 irá dar uma entrevista a dizer os objetivos da próxima epoca assim como as aquisições.
o trabalho smp foi de gil guerra!
Zé do Cacho:
Com um "presidente" como tu só podia dar nisto!!
Promessas e mais promessas para ganhar tudo e vais ficar em último do torneio.
ÉS VERGONHOSO!!!
BAZA CORRER COM O ZÉ CACHO....
O Zé do Cacho é mm nilas... como se alguma vez tivesses feito alguma coisa nos 12 fardos de pilas...
amanha ira haver surpresas!!!
a surpresa vou revelar:
ze a ser enrabado a todo o gas de modo continuo e sequencial por todos os jogadores fardos. 12! ah granda presidente!
Enviar um comentário