Vencedores da "V Liga das Olaias"

CAMPEÃO - ATLÉTICO

TAÇA UEFA - A.S. ROMÃ

TAÇA INTERTOTO - CANHONESI BANDITI

(sem foto)

OLAIAS CUP -ATLÉTICO

SUPERTAÇA MANEL DAS COUVES - CALÇADO GUIMARÃES


MELHOR MARCADOR


MIGUEL - 25 GOLOS

Homens de Preto no pódio

Cariocas 5-8 Homens de Preto

Jogo de despedida dos primeiros classificados do grupo A. Apenas 7 jogadores compareceram para defender cada um dos seus escudos. Pouco rigor táctico com as equipas a preocuparem-se mais em marcar golos do que em não sofrer. Os Cariocas dominaram grande parte do jogo, conseguindo uma vantagem de 4-1. Entraram no jogo a todo o gás e acabaram por sentir o esforço na parte final, altura em que os Homens de Preto viraram para 4-7. Mesmo a acabar, um golo para cada lado e estava feito o resultado. Para a história fica a melhor classificação de sempre de uma equipa estreante.

Aproveito a oportunidade para, em nome dos Homens de Preto, agradecer à organização do torneio todo o empenho mostrado. Realça-se em particular o trabalho do Booxa e do Miki. Esperamos cá estar numa próxima edição, para provar que somos a equipa que jogou a 1ª volta e não as individualidades do resto da época.

Cumprimentos a todas as equipas.

Atlético vence Olaias Cup

Aqui ficam algumas imagens da vitória do Atlético por 6-4 sobre os Cariocas na final da Olaias Cup, aquela que foi a V edição da Olaias Cup.

Para um relatório mais pormenorizado aguardo que alguém do Atlético o faça.


Em cima: Bigodes, Candeias, Bufred, Titi, Ivo e Mesquita
Em baixo: Hugo Mira, Rufias, Djaló, Vanny e Darida







A equipa dos Canhonesi Banditi venceu a primeira edição da Taça Intertoto. Por motivos técnicos não me foi possível tirar fotografia. Peço desculpa a todos os elementos dos Canhonesi Banditi. O resultado final foi 2-1.

Bitaites do Booxa

Depois de mais uma época, na minha opinião bastante positiva, chega o momento das grandes decisões. Agora não há espaço para mais erros!

Já amanhã teremos a final da Olaias Cup, com Cariocas e Atlético frente a frente. Logo de seguida teremos a final da Taça Intertoto, a sua primeira edição na Liga das Olaias, factor extra para ambas as equipas a conquistarem.

Depois no domingo teremos a grande final, a final esperada por todos, que irá decidir o novo campeão das Olaias. Atlético ou Tangerina Mecânica? Antes desse jogo teremos também a primeira edição da Taça Uefa das Olaias. Académicos ou A.S. Romã?

Pelo meio jogarão-se também os restantes jogos, mas os quais apenas servem para cumprir calendário. Na sexta Calçado e Cascalheira jogarão para o 7º e 8º lugar, depois Vasa Sport 1628 e 12 Fardos jogarão para o 11º e 12º lugar; domingo Cariocas e Os Homens de Preto encontrarão-se mais uma vez esta época para decidir o 3º e 4º lugar.

Passemos à análise de cada jogo.
.
.
.

Sexta-Feira, 20 horas

Esta é segunda vez que ambos os clubes marcam presença na final da Olaias Cup. Curiosamente o adversário encontrado por ambas foi o mesmo, o Calçado Guimarães. A única diferença é que os Cariocas venceram, e o Atlético perdeu o ano passado. Nos links abaixo podem relembrar as últimas edições da Olaias Cup.

IV Olaias Cup

III Olaias Cup

II Olaias Cup

Este será o terceiro jogo desta época entre Atlético e Cariocas. Uma vitória para cada equipa, embora no último encontro o Atlético tenha "cilindrado" os Cariocas.

Olhando para a última partida, a qual foi há 4 dias atrás, facilmente se diria nova vitória para o Atlético. É sem dúvida o grande favorito à vitória mas não nos esqueçamos que já por diversas vezes os Cariocas ganharam ao Atlético. Ao longo destas épocas os Cariocas foram a equipa que causaram mais dificuldades ao Atlético.

Olhando para o percurso de ambas as equipas nesta edição da Olaias Cup, o Atlético deixou pelo caminho o actual detentor do título, Calçado Guimarães, e a poderosa Tangerina Mecânica. Os Cariocas eliminaram primeiro a A.S. Romã e posteriormente os Canhonesi Banditi. Ambas as equipas estão na final por mérito próprio.

Ao contrário do último jogo, os Cariocas têm disponíveis para esta partida todos os seus elementos. Apenas Manel está em dúvida. Isto permitirá que o jogo seja mais equilibrado e dê mais hipóteses à equipa canarinha. Do lado do Atlético Skin deverá ser o único ausente.

Atlético parte com favoritismo para esta partida, mas terá de o mostrar em campo. Os Cariocas não vão facilitar.

Domingo, 18 horas


Frente a frente as duas melhores equipas da época. Na fase de grupos a Tangerina Mecânica levou a melhor, na Olaias Cup o Atlético levou melhor. Quem levará a melhor agora?

Tal como nos três confrontos anteriores espera-se um jogo equilibrado do primeiro ao último segundo. Se olharmos para o percurso destas equipas na Liga, fase de grupos mais a fase final, a Tangerina Mecânica foi 100% vitoriosa, 69 golos marcados e apenas 24 sofridos. O Atlético, dos 12 jogos realizados, soma 8 vitórias, 1 empate e 3 derrotas; 58 golos marcados e 31 sofridos.

Os números da Tangerina são realmente impressionantes, mas agora que é "a sério" será que conseguirão vencer mais uma vez?

O Atlético deverá ter à disposição todo o seu plantel enquanto que a Tangerina Mecânica, embora em dúvida ainda, terão como grande ausente Pacheco. Uma baixa importante na equipa.

Não me arrisco a fazer um prognóstico, pois penso que o resultado é imprevisível, ambas as equipas têm grandes possibilidades de ganhar. O factor experiência de alguns jogadores do Atlético poderá ser decisivo no desfecho final. Não nos esqueçamos que grande parte do plantel do Atlético jogou a nível federado e queiramos ou não isso faz a diferença. Mas não nos esqueçamos também que os "putos" correm mais que qualquer equipa, são incansáveis e têm na baliza aquele que tem sido até ao momento o melhor guarda-redes, João Pedro.

Vença quem vença, o título ficará bem entregue. Ambas merecem!


Domingo, 17 horas

Frente a frente duas equipas surpresas da época. Uma pela positiva e outra pela negativa.

A A.S. Romã fez uma época abaixo das expectativas. O objectivo era renovar o título e tiveram tudo pelo menos para se qualificarem para a Champions. Mas falharam apenas por demérito deles. E já nas meias-finais da UEFA passaram muitas dificuldades para eliminar a Cascalheira, uma equipa teoricamente mais fraca.

Do outro lado teremos uma equipa extremamente forte e moralizada, os Académicos. Apesar de despercebidos a muitos fizeram uma excelente época até ao momento. Mas neste momento da época enfrenta uma adversidade, a lesão de Vasco que até ao momento de tinha mostrado um excelente guardião. Estão no mercado à procura de um para a final de forma a não darem vantagem ao adversário.

Olhando para o percurso de ambas as equipas a A.S. Romã, no que diz respeito ao campeonato, soma 4 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, 45 golos marcados e 51 sofridos. Os Académicos somam 7 vitórias e 5 derrotas, quatro delas contra Atlético e Tangerina Mecânica; somam 68 golos marcados, o que faz deles o segundo melhor ataque, e 47 sofridos.

Os Académicos prometeram estar na máxima força para a final e se isso significar contar com um guarda-redes, são sem dúvida o grande favorito à conquista do troféu. Até ao momento a A.S. Romã ainda não mostrou a garra de épocas anteriores, mas isso acontecer nesta partida as probabilidades de vencer aumentam. Destaque na equipa dos Académicos para o trio atacante Fábio, Zé e Manel que muitas dores de cabeça têm provocado às defesas advsersárias. Do lado da A.S. Romã especial atenção para Zé Pedro e Pinelo, sempre irriquietos no ataque, e para os remates de longe de Vasco e Alex.

Sexta-feira, 21 horas

Jogaram no mesmo grupo, o Grupo A, e aí os Thierry Henrinhos levaram a melhor. Será que irão repetir?

A época foi sem dúvida frustante para os Canhonesi Banditi, pois nunca conseguiram impor verdadeiramente aquilo que nos mostraram a época passada. Têm agora a última oportunidade para mostrar que têm capacidades e valor para além daquilo que fizeram ao longo da época.

Os Thierry Henrinhos são talvez a equipa mais esforçada das Olaias e já que não podem contar no plantel com alguém que seja capaz de resolver um jogo por si só, valem pelo seu conjunto e pelo esforço e empenho de todos os seus jogadores.

Tratando-se de uma final é normal que ambas as equipas queiram estar na máxima força. Do lado dos Banditi não há nenhuma ausência; do lado dos Thierry Henrinhos Vaz encontra-se ainda em dúvida tal como Gaspar, o qual recupera ainda da lesão sofrida no último jogo.

Quanto ao percurso destas equipas é muito semelhante. 5 vitórias, 2 empates e 5 derrotas para ambas as equipas. Os Thierry marcaram 46 golos e sofreram 44; os Banditi marcaram 39 e sofreram 38.

Tal como nas outras três finais, também esta se espera que seja equilibrada. É verdade que os Thierry já venceram uma vez os Banditi, mas para quem se lembra nesse jogo os Banditi jogaram sem João Regino.

Não considero haver favorito para esta partida, mas o facto de os Banditi terem jogadores que por si só podem desiquilibrar a qualquer momento é um factor que poderá ser decisivo no desfecho final do encontro.

CASCALHEIRA-CALÇADO GUIMARÃES (Sexta-feira, 19 horas)

Frente a frente os 4ºs classificados de cada grupo. Cascalheira foi eliminada pela A.S. Romã na marcação de grandes penalidades, enquanto que o Calçado foi eliminado pelos Académicos.

Calçado Guimarães foi também uma desilusão esta época. Começaram a época com a vitória na Supertaça Manel das Couves e isso fez com que muitos esperassem mais deles. É verdade que tiveram alguns problemas. Antes da época começar perderam duas estrelas da sua companhia, Tunha e Jonathan, e nunca contaram com um guarda-redes efectivo. Mais tarde Tunha e Jonathan iriam regressar e isso notou-se nas exibições e resultados da equipa, mas foi tardio.

A Cascalheira, nesta que é a sua época de estreia, mostrou ao longo da época em vários jogos bom futebol. Mas no Grupo onde estavam inseridos era muito difícil fazerem melhor. Tiveram também muitos problemas com o plantel ao longo da época e isso reflectiu-se em muitas exibições e resultados. Perderam a meio da época também o seu guarda-redes.

Este é um jogo que pouco ou nada interessa. Por isso, acima de tudo joguem para o espectáculo!

VASA SPORT 1628 - 12 FARDOS DE PALHA (Sexta-feira, 22 horas)

Os 12 Fardos prometeram muito no início da época, mas com o decorrer da mesma a equipa foi-se desmoronando. A dedicação não foi a mesma da época passada e a isso juntou-se a dificuldade de muitos jogadores compatibilizarem o torneio com as suas vidas profissionais.

Mas fizeram questão de jogar a última partida da época que é curiosamente contra a Vasa Sport 1628, a única equipa a quem nunca conquistaram um ponto, nem esta época nem na anterior.

A Vasa, como já foi dito por alguns, fez também uma época aquém do seu real valor. Facto talvez explicado pelo motivo de poucas vezes terem contado com um guarda-redes, e nas Olaias ter um bom guarda-redes e um bom central é cada vez mais essencial.

O resultado é o que menos interessa nesta partida, mas fica o desafio de a Vasa se manter invencível frente aos 12 Fardos.

De forma a premiar a Vasa e a "castigar" os 12 Fardos, a vitória da Vasa seria o resultado mais justo, mas o futebol nem sempre é justo!

CARIOCAS-OS HOMENS DE PRETO (Domingo, 16 horas)

A época acaba como começou para ambas as equipas. Os Cariocas foram os anfitriões da equipa que surpreendeu muitos no início. Mas nos últimos jogos têm desiludido. Com o decorrer da época foram decrescendo de forma e isso culminou com duas derrotas pesadas frente à Tangerina Mecânica.

Os Homens de Preto já fizeram a época toda com os mesmos 9 jogadores, e serão esses que devem actuar no último jogo. Do lado dos Cariocas, de entre os 10 jogadores do plantel, há muitos jogadores em dúvida, o que poderá levar a que os Cariocas apresentem uma equipa "renovada" nesta última partida. Tomaz, Gonça, Coxi, Trancoso e Lois deverão estar ausentes deste último jogo.

Os Cariocas já venceram os Homens de Preto por duas vezes esta época e por isso o mais justo seria nova vitória dos Cariocas, mas o mais importante é que se faça deste último jogo uma festa. E

MELHOR MARCADOR

Outra luta interessante para esta última jornada. Miguel parece levar vantagem sobre a concorrência.

Olhando para a tabela temos três potenciais à conquista deste troféu: Miguel (24 golos), Fábio (21 golos) e Trancoso (20 golos).

Apesar de, na teoria, o jogo mais difícil ser para Miguel parece-nos suficiente a vantagem de 3 golos para garantir este troféu. Mas Fábio mostrou na última jornada que nada é impossível e comparando com os 8 marcados no último jogo 3 golos não são nada. Trancoso é muito provável que não marque presença na última partida, o que deixa esta luta a dois portanto. Mas caso jogue de certeza que irá jogar os 50 minutos com esse objectivo na mente.

Miguel tem também a vantagem de ser o último a entrar em campo, sabendo nesse momento se já é o melhor marcador ou de quantos golos necessita para marcar.

Em caso de empate, e para que fique já claro, o primeiro factor de desempate é o número de jogos realizados, e até nisso estão os três empatados. O segundo factor de desempate será quem marcou em mais jogos e aí ainda não fiz as contas.

Acima de tudo espero que esta última jornada, este último fim-de-semana de futebol nas Olaias, seja uma festa. Apesar de haver troféus em disputa não se esqueçam que há coisas mais importantes do que isso.

Que se faça a festa nas Olaias e que vençam os melhores!

Olaiense da Semana

E o Olaiense desta Semana é Fábio Afonso Paulo, apenas Fábio nas Olaias. Ele é jogador dos Académicos e tem sido uma das grandes surpresas desta época. É um dos pilares da equipa e conta neste momento com 21 golos marcados.

Vamos falar um pouco da época passada, das mudanças que existiram, o que foram os Académicos esta época e o que esperar deles na última jornada. Falaremos também do futuro do jogador Fábio.

Vamos lá começar…

Começo pela jornada dupla do último fim-de-semana. Dois jogos com o Calçado, duas vitórias. Acreditavas que seria possível estar presente na final? Esperavas tantas facilidades do Calçado Guimarães?

Sempre acreditei na vitória na eliminatória com o Calçado, apesar de eles terem uma boa equipa. De certo, não esperava tantas “facilidades” mas a verdade é que nós é que tornámos a eliminatória “fácil”. Podes considerar fácil atendendo ao resultado, mas foram dois jogos extremamente difíceis. Acho que a grande diferença foi o facto de nós termos aproveitado os períodos de desconcentração do Calçado.

O próximo, e último, jogo é contra a A.S. Romã para a final da Taça UEFA. A A.S. Romã tem andado um pouco inconstante esta época. Acreditas que os Académicos possam vencer e deste modo conquistar o seu primeiro troféu nas Olaias? Haverá cuidados especiais com algum jogador adversário?

Sinceramente acredito que é possível vencer a A.S. Romã se actuarmos de uma forma consistente e concentrada. Apesar de não conhecer muito bem esta equipa, acho que temos qualidade suficiente para vencer. Não temos nada preparado para este jogo, mas é óbvio que se algum jogador deles se começar a destacar temos que lhe reduzir o espaço.

Há uma coisa curiosa na vossa equipa. Fizeram a época toda quase sempre com apenas 7 jogadores. Dos outros nenhum fez mais de 4 jogos. Foi opção vossa ou foi o possível? Não acreditas que pelo menos com mais dois jogadores pudessem ter feito ainda um pouco mais?

Foi o que conseguimos arranjar. Concordo que em certos jogos tinha dado muito jeito ter mais do que 7 jogadores, nomeadamente no jogo que perdemos 3-2 com o Atlético. Tentámos sempre arranjar mais de 7 sempre que possível, mas tal não ocorreu muitas vezes. Sendo assim serviu para fortalecer a equipa base.

A verdade é que são a equipa sensação até ao momento. Se olharmos para as classificações dos grupos vocês, em terceiro lugar do Grupo B, tiveram mais pontos que o segundo lugar do Grupo A. Achas que se tivessem calhado no Grupo A a história teria sido outro e poderiam estar neste momento a lutar pela Champions em vez da UEFA?

Não conheço o grupo A, mas ficámos no grupo que tem as duas equipas finalistas, logo as melhores das Olaias. Nos jogos em que defrontámos as mesmas acho que mostrámos que estamos num nível próximo do delas. A verdade é que agora lutamos pela UEFA, logo estamos concentrados na conquista da mesma. A Champions talvez para o ano…

No Grupo B o vosso desempenho e as vossas exibições foram um pouco ofuscadas pelo facto de terem tido no grupo a Tangerina Mecânica e o Atlético, consideradas as duas melhores equipas desta época. Mesmo assim vocês deram luta. Olhando agora para trás fica-me a sensação que com um pouco mais de sorte poderiam ter acabado em segundo lugar. Lembro-me do jogo da segunda volta com o Atlético que vocês venciam por 2-0 a 10 minutos do fim mas acabaram por perder. Foi para ti neste jogo que vocês perderam o segundo lugar ou achas que o terceiro lugar foi mais que justo para os Académicos?

Acho que foi esse jogo que ditou o nosso afastamento da Champions, mas não vou estar aqui com desculpas. O Atlético ganhou e por isso conseguiu o acesso à Champions.

Como disse tens sido um dos pilares da equipa e a tua ausência faz-se sentir. No último jogo marcaste 8 (!) golos, um recorde este ano, e sem querer estás neste momento no segundo lugar da lista de melhores marcadores. Era este um objectivo teu? Agora que aqui estás achas que conseguirás ser o melhor marcador?

Objectivo não, mas era um prémio que não me importava de ter. O meu objectivo era acabar com uma média de um golo por jogo. Não acredito muito que seja o melhor marcador, talvez se o Miguel não tivesse marcado 5 golos no último jogo. Neste último jogo vou limitar-me a jogar futebol, sempre como tenho feito, sem pensar nisso. No final do campeonato logo vemos.

Com as tuas boas exibições ao longo da época e com a época a chegar ao fim começam a surgir rumores de equipas interessadas na tua contratação. Estás disponível a negociar ou é “Académicos para sempre”? Gostarias de mudar de equipa?

Foi o Vasco que me trouxe para este torneio, com o intuito de ajudar a equipa dele e jogar futebol. Estou muito bem onde estou e se sair dos Académicos, é porque saí do torneio.

Tu chegaste às Olaias a meio da época passada. Foste uma das novas caras do plantel renovado dos Académicos. Mas depois de uma primeira volta muito fraca pouco ou nada podiam fazer na segunda volta, na qual existiu também alguma instabilidade no plantel. A minha pergunta é quais foram para ti as grandes mudanças em relação ao fim da época passada para esta época?

Quando entrei para a equipa já não havia nenhum objectivo que pudesse ser alcançado, e isso revelou-se na forma de jogar da equipa. Com a nova época definimos objectivos alcançáveis. Juntamente com o Zé e o Manuel, conseguimos praticar bom futebol.

Já tiveste a oportunidade de jogar contra muitos dos melhores jogadores do nosso torneio. Existe algum em especial que gostasses de ver nos Académicos?

O João Pedro dos TM. Não sei se é o melhor GR do torneio mas em todos os jogos contra os Académicos defendeu praticamente tudo. De resto acho que estamos muito bem servidos, apesar de não me importar de ter um Daridah e um Trancoso no banco para ir rodando… Ah, e talvez o Aragão pois precisamos de um defesa esquerdo, é que ultimamente não tenho visto o Farias a jogar…

No próximo domingo, como sabes, disputa-se o título de campeão das Olaias. Frente a frente Atlético e Tangerina Mecânica, duas equipas que tu conheces muito bem. Na tua opinião quem é que achas que tem mais hipóteses de vencer esta partida? Quem gostarias que vencesse?

São equipas muito semelhantes, que praticam muito bom futebol. Como muitos sábios dizem, “numa final não há favoritos”. Uma coisa é certa, vai ser um grande jogo de futebol.

E por último. Tens algo a acrescentar ou alguma sugestão a fazer?

O Booxa passar a relatar os jogos através de uma rádio online.


Vamos agora para as perguntas de resposta rápida:

Melhor equipa das Olaias:
Atlético
Melhor jogador das Olaias: Trancoso
O teu melhor jogo nas Olaias: Pelos golos este último, a jogar vs 12 Fardos o ano passado para a Taça.
O teu pior jogo nas Olaias: vs Vasa Sport 2ª volta
Favorito para a Liga dos Campeões: Pergunta injusta.
Favorito para a Taça Uefa: Académicos
Favorito para a Intertoto: Não conheço as equipas…
Quem vai ganhar a Olaias Cup: Atlético
Quem vai ser o melhor marcador do Campeonato: Miguel

Sete ideal das Olaias:
Não conheço praticamente ninguém do outro grupo, portanto:

GR: João Pedro (TM)
DD: Alex (Homens de Preto)
DC: Candeias (Atlético)
DE: Aragão (TM)
M: Daridah (Atlético)
M: Trancoso (Cariocas)
A: Hugo Mira (Atlético) / Miguel (TM)


Quem gostarias que fosse o próximo Olaiense da Semana? O Booxa. Acho que era giro fazeres uma entrevista a ti próprio…

Obrigado pelo tempo que nos disponibilizaste e boa sorte para o último jogo.

Na Ressaca da Liga

E estão encontrados os finalistas!

Atlético e Tangerina Mecânica vão discutir o título de campeão; A.S. Romã e Académicos vão disputar a final da UEFA; Canhonesi Banditi e Thierry Henrinhos a final da Intertoto; Cariocas e Atlético a final da Olaias Cup. Quem serão os vencedores?


O grande destaque desta jornada vai sem dúvida alguma para o Atlético. Duas vitórias que garantiram o acesso a duas finais, a da Champions e a da Olaias Cup. Chegaram os momentos decisivos da época e o Atlético mostrou em campo porque é considerado a melhor equipa. Vitória sofrida contra a Tangerina Mecânica, mas justa, e vitória clara sobre os Cariocas. Estão assim vingadas as derrotas sofridas anteriormente. Mas para a semana têm novo embate marcado com ambas as equipas. Será que conseguirão repetir as vitórias? Tangerina e Cariocas prometem complicar a vida ao máximo ao Atlético.

Na final da Champions é a Tangerina Mecânica que acompanha o Atlético. A final mais esperada por todos e olhando para trás neste momento foram sem dúvida as melhores equipas. A Tangerina "despachou" de forma clara Os Homens de Preto. Duas goleadas que somadas dão um resultado de 17-3. A verdade é que Os Homens de Preto depois de uma primeira volta surpreendente apenas conseguiram uma vitória nos últimos oito jogos. Muito pouco!


No que diz respeito à UEFA, o grande favorito Calçado caiu aos pés da equipa sensação desta época, os Académicos. Possivelmente passaram despercebidos a muitos, mas apenas não foram mais longe porque tiveram no grupo Atlético e Tangerina Mecânica. Dois jogos, duas goleadas dos Académicos e o homem da eliminatória foi Fábio. Nada mais nada menos que 10 golos apontados na eliminatória, o que lhe permitiu saltar para o segundo lugar da tabela dos melhores marcadores, estando agora a apenas três golos de Miguel. Trancoso parece ter ficado para trás nesta corrida, o qual apenas apontou um golo esta jornada.

No outro jogo novo empate entre A.S. Romã e Cascalheira. Uma vez mais a A.S. Romã deixou escapar a vantagem obtida ao longo do jogo nos minutos finais da partida. Estiveram a ganhar por 3-1 mas, tal como na primeira mão, a Cascalheira nunca desistiu. Depois na lotaria das grandes penalidades a sorte acabaria por calhar à A.S. Romã que pelo que fez ao longo da eliminatória foi que mais mereceu passar. Apesar disso a Cascalheira foi uma digna vencida e surpreendeu muita gente. Muitos pensariam que eram favas contadas para A.S. Romã, mas ca Cascalheira mostrou que nas Olaias já não há jogos fáceis.

Teremos então, no domingo, frente a frente a A.S. Romã e Académicos, os terceiros classificados dos respectivos grupos.


Na Intertoto já se sabia que os Canhonesi Banditi tinham lugar marcado para a final face à não presença dos 12 Fardos de Palha. Faltava saber quem seria o seu adversário.

Na primeira mão os Thierry Henrinhos tinham ganho por duas bolas e voltaram a repetir a dose na segunda mão. A Vasa Sport 1628 bem tentou inverter a eliminatória mas a sorte não esteve do lado deles. Alguma falta de sorte, mas muito por culpa dos Thierry Henrinhos que estiveram muito bem a nível defensivo. Nota neste jogo para a lesão do jogador Gaspar, ao qual o staff olaiense deseja as rápidas melhoras e que possa dessa maneira marcar presença na final da Intertoto.


Nas meias-finais da Olaias Cup dois jogos completamente diferentes. Os Cariocas venceram de forma clara os Canhonesi Banditi enquanto que o Atlético teve de sofrer e muito para levar de vencida a Tangerina Mecânica. Tal como na época passada, depois de derrotar o Atlético por duas vezes na Liga, a Tangerina acabou derrotada nas meias-finais da Olaias Cup por eles, e uma vez mais apenas pela diferença de golos. São sem dúvida duas grandes equipas, mas a maior experiência do Atlético tem feito a diferença.

Para a semana, depois de 9 meses quase sem parar, a Liga das Olaias chega ao fim. Esperamos que todos possam estar na máxima força para que os melhores vençam.


Bolsa de Valores

Em alta:

ATLÉTICO - Duas vitórias importantíssimas esta semana. Chegaram os momentos decisivos e aí esta o verdadeiro Atlético. Demorou a aparecer, mas apareceu. Mas ainda nada está ganho!

ACADÉMICOS - Depois de uma fase de grupos boa alcançaram duas grandes vitórias frente ao Calçado Guimarães. Têm grandes hipóteses agora de conquistar a UEFA, aquele que seria o primeiro troféu desta equipa nas Olaias.

FÁBIO - Grande época deste jogador que culminou agora com 10 golos num espaço de 3 dias. Bateu o recorde de número de golos num jogo esta época. Simples mas eficaz. Um dos grandes responsáveis pela época dos Académicos.


Em baixa:

CALÇADO GUIMARÃES - Sabia-se que a eliminatória não seria fácil, mas ninguém esperava duas derrotas tão pesadas. Depois de uma aparente recuperação, deitaram tudo a perder em três dias.

CANHONESI BANDITI - A época não correu bem. Tinham nas meias-finais a oportunidade de mostrar os "velhos" Banditi, mas uma vez mais não obtiveram uma boa exibição. Resta a agora a Intertoto.

CARIOCAS - Sabia-se que a tarefa diante o Atlético era bastante complicada. Mas sofreram uma derrota muito pesada. Têm direito à vingança para a semana na Olaias Cup, a ver vamos como se comportam.



SETE DA SEMANA



ÚLTIMA JORNADA

Dupla jornada carioca

Dois jogos, duas exibições distintas. Vitória clara sobre os Canhonesi Banditi, derrota pesada frente ao Atlético.

Cariocas estão deste modo presentes na final da Olaias Cup mas falharam o acesso à final da Champions. Ainda não é desta que os Cariocas alcançam o tão desejado título de campeão das Olaias.


Canhonesi Banditi 2-7 Cariocas

Jogo que acabou por ser mais fácil do que aquilo que os Cariocas esperavam. Com tudo a justiça os Cariocas estão na final da Olaias Cup.

Mas antes no início da partida as dificuldades aparentavam ser maiores. Do lado dos Canhonesi Banditi quase todo o plantel se apresentou em campo, apenas a estrela da companhia, Xis, não pode comparecer por se encontrar em viagem por terras espanholas. Do lado dos Cariocas os ausentes foram Manel e Tomaz, o patrão da defesa.

Mais uma vez os Cariocas começaram a partida a perder. Primeiro remate, primeiro golo para os Banditi. Remate forte de Nuno sem hipóteses para Booxa.

Os Banditi pareciam determinados a vencer. Mas foi apenas fogo de vista. Os Cariocas reagiram bem ao golo e com naturalidade o resultado foi-se construindo. Sempre muito seguros a defender e muito organizados no ataque.

Durante toda a partida apenas por cinco ou seis vezes os Banditi incomodaram Booxa com verdadeiro perigo. O segundo golo dos Banditi foi obtido quando o placar já assinalava 5-1, golo este obtido com alguma sorte, tendo sido Miki a introduzir a bola na própria baliza após cruzamento da esquerda. Tinha renascido uma pequena esperança mas já não havia muito tempo de jogo.

Destaque nesta partida para um excelente golo de Coxi (!), que após recuperar uma bola no lado direito da defesa saiu imediamente a jogar e pouco depois do meio-campo disparou um forte remate que só parou dentro da baliza de Regino, o qual pouco ou nada podia fazer. Levava selo de golo... Bom momento de jogo!

Os Banditi sucumbiram uma vez mais nas meias-finais da Olaias Cup, depois de ano passado terem sido também eliminados pelo Calçado nas meias. Cariocas marcam pela segunda vez da sua história presença na final da Olaias Cup.


Ficha de jogo

Canhonesi Banditi: João Regino, Manel, Maxo, César, Amon, Bobas, Pirata, Copas e Nuno (1)

Cariocas: Booxa, Xurra, Miki, Dot, Coxi (2), Lois (1), Trancoso (3) e Gonça (1)



Cariocas 2-8 Atlético

Cariocas tinham a vantagem de um golo da primeira mão, mas sendo o Atlético o adversário isso não era nada. Era preciso o mesmo empenho, a mesma dedicação e isso não houve. Os Cariocas apresentaram-se em campo com apenas sete jogadores. Dot, Coxi e Tomaz foram os ausentes. Do lado do Atlético nada mais nada menos que dez jogadores presentes e determinados a dar a volta ao resultado da primeira mão. O único ausente foi Djaló. A juntar ao facto de apenas terem sete jogadores, fazia-se sentir muito calor nas Olaias. O resultado só podia ser um: goleada do Atlético.

Os Cariocas bem tentavam contrariar o poderio do Atlético mas era complicado. À medida que os minutos iam passando o cansaço fazia-se sentir e os jogadores dos Cariocas começavam a arrastar-se em campo. Era também muito desmoralizador para os Cariocas, estando já de rastos, ver a entrar sempre em campo jogadores "fresquinhos". Os Cariocas bem tentavam, mas com sete contra o Atlético é impossível.

Os Cariocas mostraram na primeira mão que tinham valor para passar à final, mas acabou por passar o Atlético com inteira justiça. No conjunto das duas mãos foram a melhor equipa.

Tal como no jogo de sexta, os Cariocas entraram mais uma vez a perder. Remate forte de Hugo Mira que só parou no fundo das redes. Minutos depois seria Vanny a fazer o segundo da partida e a colocar o Atlético na frente da eliminatória.

Os Cariocas jogavam muito afastados uns dos outros, aproveitando o Atlético muito bem esses espaços e com simples tabelas o perigo rondava sempre a área dos Cariocas. Apenas quando o resultado estava em 4-0 é que os Cariocas marcariam o seu primeiro golo. Remate de primeira de Gonça de fora da área sem hipóteses para Bufred, que não deverá ter visto a bola a partir.

Tinha renascido uma pequena esperança, mas apenas com muita sorte os Cariocas conseguiram dar a volta. Mas nem sorte os Cariocas tiveram... as poucas oportunidades que iam tendo no ataque não conseguiam concretizar, onde na maioria delas foi Bufred a evitar o golo com boas defesas, ele que fez uma boa exibição.

A 10 minutos do fim, e já com a eliminatória perdida, Xurra, que já estava de rastos, iria trocar com Booxa. Tempo para Booxa oferecer mais um golo ao Atlético e para Xurra mostrar bons dotes na baliza. Duas ou três grandes defesas!

Com esta vitória o Atlético marcará presença na final da Champions, onde encontrará uma vez mais a Tangerina Mecânica, este que será o quarto jogo da época entre estas equipas.


Ficha de jogo

Cariocas: Booxa, Xurra, Miki, Manel, Lois, Trancoso (1) e Gonça (1)

Atlético: Bufred, Skin, Candeias, Rufias, Bigodes, Mesquita, Hugo Mira (2), Daridah (2), Titi e Vanny (4)

Bitaites do Booxa

E o futebol das Olaias está perto do fim. Chegou a hora das grandes decisões!

Este fim de semana teremos as meias-finais da Olaias Cup e a 2ª mão da fase final da Liga das Olaias. Quem marcará presença nas respectivas finais? Façam as vossas apostas...

Percebo que o calor comece a apertar, que muitos de vós estejam em exames, mas peço a todos um último esforço para que todos os jogos corram dentro da normalidade de forma a que os melhores vençam dentro de campo e não por falta de adversário! Que comecem os jogos


OLAIAS CUP

Nas meias-finais da Olaias Cup, tal como na Champions, estão presentes as três melhores equipas da época até ao momento: Tangerina Mecânica, Atlético e Cariocas. As estas três juntam-se os Canhonesi Banditi, equipa que desiludiu na fase de grupos, e por isso aposta neste momento tudo na Olaias Cup.

O sorteio ditou um confronto entre Cariocas e Canhonesi Banditi. Já se defrontaram por duas vezes esta época. Um empate e uma vitória para os Cariocas, jogo no qual os Cariocas fizeram talvez a melhor exibição da época.

Amanhã o jogo será certamente diferente. Está em disputa a passagem à final da Olaias Cup, é a eliminar. Os Cariocas são os grandes favoritos para esta partida, mas quem pensa que serão "favas contadas" está muito enganado. Quem passará à final? Cariocas ou Canhonesi Banditi?


No outro jogo estarão frente a frente mais uma vez os líderes do Grupo B, Tangerina Mecânica e Atlético. Encontraram-se por duas vezes esta época e em ambas as ocasiões os citrinos venceram pela margem mínima. Mas agora será diferente! Ou não...

Na época passada a Tangerina também tinha vencido por duas vezes na Liga o Atlético e depois foram eliminados nas meias-finais. Será que se irá repetir este ano?

Até ao momento a Tangerina tem tido uma época irrepreensível, mas como se irá portar agora nos momentos decisivos? Este será o primeiro grande teste de Pinto e companhia. Uma vez mais a Tangerina estará na máxima força, todo o plantel estará presente. Do lado do Atlético os grandes ausentes serão Hugo Mira e Skin.


LIGA DOS CAMPEÕES

Na primeira mão a Tangerina parece ter resolvida a eliminatória, estando já com um pé na final. Apenas uma tarde muito inspirada d'Os Homens de Preto e uma tarde muito má dos citrinos permitiria inverter a situação. Cenário muito pouco provável. Mas é possível...

O jogo de grande interesse será entre Cariocas e Atlético. Cariocas têm a vantagem de um golo que é de todo insuficiente. Neste jogo tudo indica que o Atlético já poderá contar com a sua estrela, Hugo Mira, que esteve ausente da primeira mão devido a problemas físicos. Do lado dos Cariocas o grande ausente será Tomaz, o que implicará um esforço ainda maior da equipa. Xurra e Dot estão também em dúvida.

Espera-se de novo um grande jogo entre estas equipas. Muito disputado, muito emotivo mas espera-se igualmente que o fair-play impere, independentemente do vencedor.

Para esta partida não considero existirem favoritos. Ambas as equipas têm a mesma probabilidade de vencer este jogo. Considero que o vencedor desta partida será o grande favorito à conquista da Liga das Olaias. Quem passará, Cariocas ou Atlético?

TAÇA UEFA

Depois não terem jogado a semana passada, esta semana Académicos e Calçado Guimarães terão jornada dupla para decidir quem passa à final da UEFA.

Académicos foram uma das boas surpresas desta época, mas já esta época, na 2ª ronda da Olaias Cup, perderam com o Calçado Guimarães. Apesar da boa época dos Académicos, com o regresso de Tunha e Jonathan ao Calçado, estes parecem ter recuperado os velhos tempos gloriosos. Ficaram realmente mais fortes e são os grandes candidatos à conquista da UEFA. Jogadores como Tunha, Jonathan, Shorty, Marco e Tito são capazes de fazer a diferença.

Uma nota de destaque para Tito que irá defrontar pela primeira vez a sua ex-equipa, os Académicos.

Não será de todo uma eliminatória fácil para o Calçado, que terá do outro lado uma equipa bastante rotinada, que terá em Fábio, Zé e Manel três setas apontadas à baliza dos periquitos. Antevê-se grandes jogos, mas no final o Calçado tem boas possibilidades de levar a melhor. Mas às vezes não basta ter grandes jogadores...

No outro jogo, depois do jogo da primeira mão, A.S. Romã e Cascalheira deixaram tudo empatado. Ambas as equipas tiveram dificuldades ao longo da semana para formar equipa, mas esperamos que ambas estejam na máxima força. Quem ganhar passa à final!

Nos instantes finais do último jogo a Cascalheira demonstrou que quer marcar presença na final. A A.S. Romã teve a eliminatória na mão e deixou-a escapar. Será que conseguirão vencer amanhã?

A A.S. Romã, apesar dos últimos jogos, é a favorita para esta partida. Já falharam por muitas vezes esta época e não quererão falhar mais.

TAÇA INTERTOTO

Com os Canhonesi Banditi já na final, após desistência dos 12 Fardos de Palha, aguardam agora pelo adversário. Thierry Henrinhos ou Vasa Sport 1628?

Na primeira mão, embora tenha sido uma exibição fraca dos Henrinhos, ficou a sensação de que com sete jogadores a Vasa Sport 1628 tinha tido grandes possibilidades de vencer os Thierry Henrinhos. Vantagem de dois golos é boa, mas não suficiente. Nada está decidido! Se jogarem como no último, mas desta vez com sete, a Vasa Sport tem grandes possibilidades de dar a volta ao resultado.

Para que fique claro: os golos fora não contam para desempate! Passa quem tiver, no conjunto das duas mãos, mais golos marcados. Em caso de empate procede-se à habitual marcação de três grandes penalidades.

Olaiense da Semana



E o Olaiense desta Semana é João Rodrigues Trancoso, apenas Trancoso nas Olaias. Ele é jogador dos Cariocas e considerado por muitos como o melhor jogador do torneio. Melhor marcador da Liga nas duas últimas épocas e para além disso conta no currículo uma Olaias Cup e uma Supertaça Manel das Couves, faltando-lhe apenas ser campeão.

Vamos falar um pouco da excelente época dos Cariocas e saber o que esperar deles nos últimos jogos da época.

Vamos lá começar…

Cariocas acabaram em primeiro do Grupo A, ganharam a primeira mão da meia-final da Champions e estão nas meias-finais da Olaias Cup. Surpreende-te esta prestação dos Cariocas até ao momento ou é algo em que sempre acreditaram?

Eu pessoalmente acredito sempre que posso ganhar qualquer jogo, não me surpreende a prestação dos Cariocas porque, embora não sejamos uma equipa fabulosa, somos capazes de fazer jogos muito bons sobretudo devido ao facto de jogarmos desde há muito tempo juntos e portanto jogamos bem como equipa. Acho que ninguém entra numa competição, mesmo amigável, para não ganhar e os Cariocas entram em todas as competições para ganhar.

A verdade é que ainda não ganharam nada. Têm esta semana uma jornada dupla em que podemos dizer que “jogam toda a época”. Defrontam na sexta-feira os Canhonesi Banditi para a Olaias Cup e depois no domingo novamente o Atlético na 2ª mão da meia-final da Champions. Concordas que o sucesso da época depende do resultado destes dois jogos?

Claro que sim, o sucesso é que define uma equipa e esse sucesso passa por ganhar títulos. São dois jogos extremamente difíceis, mas penso que se jogarmos concentrados durante todo o jogo somos capazes de chegar à final de ambas as competições.

A semana passada os Cariocas, apesar de uma boa exibição frente ao Atlético, passaram por algumas dificuldades e cometeram alguns erros. Antevê-se que para esta partida as dificuldades sejam ainda maiores. Acreditas que os Cariocas possam vencer novamente o Atlético? O que precisa de ser melhorado na equipa dos Cariocas e qual a melhor estratégia para derrotar o Atlético?

O jogo passado com o Atlético foi muito bom, muito intenso, apesar de maior posse de bola do Atlético tivemos sempre as nossas oportunidades e jogamos num estilo de jogo de contra-ataque que era o único possível. Claro que não há nenhuma equipa que durante todo o jogo não cometa erros, é mesmo assim, não é possível realizar um jogo perfeito, mas claro que é necessário evitar a todo o custo erros que comprometam seriamente o resultado do jogo.

Como disse há bocado, eu entro em todos os jogos para ganhar portanto penso que podemos voltar a ganhar ao Atlético. Penso que não nada a melhorar, cada um joga com o que tem, isto é, todas as equipas têm as suas limitações portanto é jogar o melhor que pudermos. Para ganhar ao Atlético temos que ser bastante rápidos a sair para o ataque já que eles têm um pendor muito ofensivo é necessário que consigamos contra-ataques em superioridade numérica.

A semana passada um jogador afirmou que os Cariocas contigo, com Tomaz na defesa e com Gonça no ataque tornam-se bastante fortes e praticamente invencíveis. Concordas com esta afirmação?

Concordo, acho que são três jogadores vocacionados para três áreas diferentes e essenciais de uma equipa. Tomaz a defender é muito forte, é extremamente difícil passar por ele num um para um, dá segurança na defesa e o Gonça lá na frente finaliza como poucos e também é bastante importante na pressão colectiva para não deixar sair a jogar. Claro que todos os outros jogadores do plantel são importantes mas estes destacam-se por serem determinantes e insubstituíveis na sua posição.

Na tua opinião, quais são os grandes pontos fortes e quais os pontos fracos da vossa equipa?

Pontos fortes penso que a união e a ajuda mútua se destacam e a alegria com que jogamos, pois todos gostam de jogar à bola.

Pontos fracos é o facto de esta equipa ser uma equipa de amigos e não uma equipa de competição, ou seja, nem toda a gente tem a mesma qualidade e capacidade para jogar a bola, portanto cada um arranja-se com o que tem e dá o seu melhor. Aquele que dá o seu máximo, a mais não é exigido.

Para além da excelente época dos Cariocas há outra equipa que tem surpreendido os adeptos olaienses. Falamos da Tangerina Mecânica. Até ao momento contam pelo número de vitórias o número dos jogos realizados. Tu que já os conheces há bastante tempo, tem-te surpreendido a época deles? Acreditas que os Cariocas os possam vencer caso os defrontem?

Não surpreendem de modo nenhum, são uma equipa muito boa, a maior parte deles jogam juntos há bastante tempo e todos têm muito boa capacidade física o que em torneios como este marcam completamente a diferença. Esta época foi a da afirmação pois conseguiram juntar mais do que 7 jogadores para irem regularmente jogar e mantêm sempre o mesmo 7 com poucas alterações, criando um equilíbrio de jogo e entrosamentos entre os jogadores.

Por outro lado, acredito claramente que os Cariocas consigam ganhar à TM caso se defrontem, principalmente numa final onde tudo pode acontecer.

Como em épocas anteriores também nesta estás na luta pelo troféu de melhor marcador. Mas ao contrário de anos anteriores esta época a luta é maior. Estás neste momento, a dois jogos do fim da Liga, com os mesmos golos que o estreante Miguel, avançado da Tangerina Mecânica. Acreditas que possas vencer esta “luta”?

Acredito que posso ser o melhor marcador, mas não é esse o meu objectivo principal até porque esta época passei a jogar mais no centro, recuando na minha posição de anos anteriores para que pudéssemos ficar um pouco mais fortes defensivamente visto que esse era o nosso principal defeito como equipa.

Já tendo vencido melhor marcador por duas vezes penso que posso procurar novos desafios e tentar finalmente obter o título de campeão das Olaias, mas se conseguir mais um troféu não o irei negar.

Com a época quase no fim, quais para ti as grandes surpresas da época e as grandes desilusões?

A surpresa da época devo admitir que foi claramente os Homens de Preto que se evidenciaram ao qualificaram-se para a champions, apesar de agora terem sido atropelados pela TM. Para equipa estreante não está nada mau. Também me surpreendeu o facto da TM não ter perdido nenhum jogo o que é sempre importante realçar pois estão invictos.

Por outro lado desiludiu-me bastante a performance dos antigos Unidos da Lota, pareceram-me um pouco desmotivados este ano. Outra desilusão foram os 12Fardos que muito falaram de novos objectivos e de ganhar tudo e encontram-se neste momento a disputar um lugar que a nada dá direito.

Estás cá desde o princípio, vários formatos teve a Liga das Olaias. És da opinião que o formato desta época foi o mais atractivo e mais competitivo até ao momento? Tens alguma sugestão para corrigir algo que não concordes?

Para mim, como o meu objectivo é jogar tanto me faz o formato, desde que haja sempre jogos todas as semanas, se houver duas vezes por semana melhor. Este formato só tem uma falha que é o facto de equipas do grupo A não defrontarem equipas do grupo B, isto é, decorre uma época inteira sem equipas do mesmo torneio se defrontarem. Mas compreendo como o tempo era reduzido não se poderia repetir o formato anterior que a meu ver também era demasiado extenso.

A única crítica que tenho é o facto de não haver medidas correctivas e exemplares a quem quebra as regras, tanto a faltar jogos sem justificar como dentro de campo, faltas desnecessárias.

Que conselhos darias àquelas equipas que estão cá há pouco tempo? Quais os “ingredientes”, na tua opinião, para uma equipa ser bem sucedida nas Olaias?

Para os que estão por estas bandas há pouco tempo tenho a dizer que se divirtam a jogar à bola e que se adaptem ao espírito amigável deste torneio, porque este torneio é sobretudo um escape semanal onde se pode estar com o pessoal e jogar à bola que é coisa que toda a gente gosta de fazer. Para ser uma equipa bem sucedida nas Olaias é necessário sobretudo esforço, já vimos que equipas supostamente menos capazes, com boa organização e dedicação dos jogadores conseguem alcançar bons resultados.

E por último. És o autor da frase “Joga Bonito”. O que é afinal jogar bonito para ti?

Cada um entende esta slogan como quer, mas quem me conhece sabe que gosto de fintas, de toques e gosto bastante de ver isso aplicado em campo. Joga bonito é quase como uma filosofia de jogo, jogar com fair-play, sem maldade alguma e tentar fazer o melhor que se consegue em campo. Até mesmo quem não é dotado tecnicamente deve tentar jogar bonito, não precisa de ser uma finta bem feita, basta um passe que dê para golo, mas claro que se esse passe for de calcanhar e de outra forma não comum é muito mais interessante de ver.

Tens algo a acrescentar ou alguma sugestão a fazer?

Tenho apenas uma sugestão para todos os participantes do torneio que é a seguinte: façam os relatórios, contribuam positivamente para o blog porque só ler as cenas que o Booxa escreve já cansa e assim isto teria ainda mais piada.

Acho que para a próxima época deveria ser criado um modo base de relatório para que simplifica-se a sua criação e assim se calhar haveria maior facilidade em efectuar os relatórios.


Vamos agora para as perguntas de resposta rápida:

Melhor equipa das Olaias: Esta época - Tangerina Mecânica
Melhor jogador das Olaias: há alguns que se destacam nas suas equipas: Shorty (CG), Hugo Mira(atlético), João Pedro(TM)
O teu melhor jogo nas Olaias: dou sempre o meu máximo, gosto de pensar que só há jogos bons
O teu pior jogo nas Olaias: não gosto de pensar que faço maus jogos
Favorito para a Liga dos Campeões: Cariocas
Favorito para a Taça Uefa: Académicos
Favorito para a Intertoto: Thierry Henrinhos
Quem vai ganhar a Olaias Cup: Cariocas
Quem vai ser o melhor marcador do Campeonato: Eu vou tentar

Sete ideal das Olaias:

GR: João Pedro
DD: Candeias
DC: Vasco
DE: Vaz
M: Shorty
M: Hugo Mira
A: Pacheco

Quem gostarias que fosse o próximo Olaiense da Semana? Figo

Obrigado pelo tempos que nos disponibilizaste e boa sorte para o resto da época.

COMUNICADO

Assunto: 12 Fardos de Palha e horários da jornada


Depois de longas horas de conversação com o jogador/presidente dos 12 Fardos de Palha, Zé do Cacho, não nos foram dadas garantias de que no domingo tivessem pelo menos sete jogadores disponíveis. O mesmo informou-nos que apenas tinha 3 jogadores confirmados e que 6 não poderiam comparecer.

A FOFA tentou ainda comunicar com mais três elementos da equipa, Pedro Maria, Zé Maria e Vítor, para saber se realmente poderiam ou não comparecer na partida frente aos Canhonesi Banditi. Até ao momento deste comunicado nenhuma resposta foi obtida.

Como o bom funcionamento do campeonato não pode ser posto em causa, a FOFA decidiu cancelar este jogo, dando posteriormente a possibilidade aos 12 Fardos de comparecerem no último jogo da época para a atribuição do 11º e 12º lugar.

Outro motivo para cancelar este jogo foi o facto de a FOFA não considerar justo, no caso de uma vitória superior a três golos, dos 12 Fardos passarem à final depois de uma falta de comparência injustificada.

Sendo assim os Canhonesi Banditi passam automaticamente à final da Intertoto.


HORÁRIOS DOS JOGOS

Na Ressaca da Liga

E começou esta semana a Fase Final da Liga das Olaias. Cariocas e Tangerina Mecânica levam vantagem para a segunda mão na Champions; na UEFA, com um jogo adiado e um empate noutra partida, fica tudo igual; na Intertoto Banditi e Thierry Henrinhos adiantaram-se para a segunda mão.

Como foi norma ao longo de toda a época também este fim de semana o equilíbrio imperou em quase todas as partidas. Assistimos a grandes partidas, bastantes emotivas e com incerteza até aos últimos minutos de jogo. Assim dá gozo jogar!


No que diz respeito à Champions, a Tangerina Mecânica confirmou o estatuto de favorita e, de forma clara e expressiva, ganhou a uns Homens de Preto fragilizados pelas ausências de Alex e Pedro. O resultado final foi de 6-1 e estão por isso com um pé na final.

No outro jogo da Champions assistimos a uma das melhores partidas da presente época, se não a melhor. Jogo bastante frenético e muito emotivo que culminou com a vitória dos Cariocas pela margem mínima frente ao Atlético. Levam vantagem para a segunda mão mas nada está garantido. Vai ser preciso muito suor e dedicação de ambas as equipas novamente se quiserem passar à final.


Na disputa pela UEFA apenas um jogo foi realizado. Frente a frente o 3º lugar do Grupo A, A.S. Romã, e do outro lado o 4º lugar do Grupo B, a estreante Cascalheira. Podemos dizer que esta partida teve duas partes. Numa delas quase só deu A.S. Romã o que lhes permitiu atingir um resultado confortável de 4-1 e com mais alguns lances falhados. Mas a Cascalheira nunca se deu por vencida e nos minutos finais proporcionou uma excelente recuperação e apenas não consumou a reviravolta porque o jogo acabou entretanto. O grande responsável desta reviravolta foi Paulo, o qual fez uma grande exibição. Correu quilómetros! O jogo acabou empatado a quatro bolas o que deixa tudo em aberto para a segunda mão.


Relativamente à Intertoto, com mais uma falta de comparência dos 12 Fardos de Palha os Canhonesi Banditi aguardam agora por uma decisão da FOFA para saber se ainda haverá segunda mão ou se estão já na final. Esta decisão será tomada ainda hoje!

Na outra partida, apesar de terem sido os Thierry Henrinhos a vencer, destaque para a Vasa Sport 1628 que, apenas com seis jogadores durante todo o jogo, esteve perto da vitória. Apenas a cinco minutos do fim a equipa liderada por Artur sucumbiu aos pés dos Henrinhos. Valeu o esforço! Com dois golos de vantagem não está nada garantido para os Thierry que terão de correr muito mais na segunda mão se quiserem passar à final.


Jogou-se este fim de semana também o último jogo relativo aos quartos de final da Olaias Cup. Uma excelente exibição do Atlético não deu quaisquer hipóteses ao Calçado Guimarães. É a primeira vez na história das Olaias que o Calçado é eliminado da Olaias Cup, eles que tinham marcado presença na final nas últimas quatros edições.

O sorteio foi efectuado no final desta partida e ditou novo confronto entre os líderes do Grupo B, Atlético e Tangerina Mecânica, e Cariocas contra Canhonesi Banditi. Os jogos estão marcados para esta sexta-feira, dia 20 de Junho.


Bolsa de Valores

Em alta:

TANGERINA MECÂNICA - Já não sei o que dizer deles. Mais uma vitória. São já 12 esta época em 12 jogos. Continuam com o melhor ataque e melhor defesa. Estão com um pé na final da Champions.

CARIOCAS - Grande exibição frente àquela que é para muitos a melhor equipa das Olaias. Embora não seja suficiente levam vantagem para a segunda mão.

CASCALHEIRA - Muitos pensariam que não teriam hipóteses contra a A.S. Romã, mas eles dentro de campo mostraram que podem chegar à final. Excelente recuperação!


Em baixa:

12 FARDOS DE PALHA - Sem palavras! Desta vez nem avisaram...

A.S. ROMÃ - Estiveram com um pé na final da UEFA mas deixaram escapar essa vantagem... Têm falhado muitas vezes nas últimas jornadas. Os romanisti começam a ficar descontentes.

OS HOMENS DE PRETO - Chegaram com alguma surpresa a esta fase da prova mas tinham obrigação de fazer muito mais. Exibição muito fraca e apática desta equipa. Têm uma tarefa muito complicada para a segunda mão agora.


SETE DA SEMANA


PRÓXIMA JORNADA

Está ainda dependente da reunião entre a FOFA e a equipa 12 Fardos de Palha. Ainda hoje a decisão será tomada e o calendário publicado. As equipas Cariocas, Atlético, Tangerina e possivelmente os Canhonesi Banditi já sabem que terão jornada dupla.

Cariocas ganham vantagem

Domingo, 15 de Junho, 17 horas. Frente a frente duas das melhores equipas desta época: Cariocas e Atlético.

Lutavam por um lugar na final da Champions. O resultado só podia ser um: um grande jogo de futebol, com um elevado ritmo de jogo e com muita emoção e alguma tensão de alguns jogadores. Os Cariocas acabaram por ser a equipa mais feliz e levam a vantagem de um golo para a segunda mão.


Este talvez tivesse sido, até ao momento, o jogo da época para ambas as equipas. Depois de uma fase de grupos relativamente tranquila para Cariocas e Atlético, era hora de colocar à prova ambas as equipas. Do lado dos Cariocas nenhum ausente, todos fizeram questão de marcar presença. Do lado do Atlético o grande ausente foi Hugo Mira, que à hora do jogo se encontrava em parte incerta.

Os Cariocas entraram no jogo quase a ganhar. Trancoso, sem nunca desistir da jogada, aproveitou da melhor forma uma falta de comunicação na defesa entre Rufias, Candeias e Bufred. Estava feito o primeiro da partida.

Minutos depois, numa boa jogada pela esquerda de Mesquita, este cruza para o centro da área onde Daridah aparece nas costas de Manel a encostar para o fundo das redes. Partida empatada novamente.

Logo de seguida Vanny teve nos pés a hipótese de colocar o Atlético na frente do marcador, mas Booxa com uma "sapatada" fez a defesa da tarde.

Como já dizia o velho ditado, quem não marca sofre e assim foi. Com golos de Gonça e Tomaz os Cariocas colocavam agora o resultado em 3-1,

Agora, ainda mais que anteriormente, os Cariocas se fechavam atrás apostando apenas no contra-ataque. A pressão do Atlético era intensa e os Cariocas tinham dificuldades em sair a jogar.

A defesa dos Cariocas começava a tremer e surgiam algumas falhas de marcação. Seria Rufias, com um remate cruzado da esquerda, a reduzir para 3-2. Instantes depois, na sequência de um canto, seria Vanny a empatar novamente a partida. Jogo frenético!

Com o jogo empatado era tempo de, depois de uns minutos de descanso, Trancoso voltar ao campo. Mal entrou, novo golo para os Cariocas apontado por ele próprio e festejado muito por todos os elementos da equipa. Cariocas de novo na frente do marcador. Era a eficácia no ataque canarinho que aproveitava da melhor forma os seus contra-ataques e o facto de Atlético estar sempre muito balanceado para o ataque, deixando por muitas vezes apenas Candeias na rectaguarda.

Quando faltavam sensivelmente 15 minutos para o fim do jogo lance aparatoso entre Booxa e Vanny, que deixou o guarda-redes canarinho em más condições e bastante tonto. Nada que o impedisse de continuar a defender a sua baliza.

Com o jogo perto do fim seria o Atlético a marcar novo golo, colocando outra vez a partida empatada. Golo de Daridah e antevia-se uns minutos finais intensos.

Mas logo de seguida, numa boa jogada de entendimento entre Tomaz e Gonça colocava novamante os Cariocas na frente do marcador. Gonça foi o autor do golo. Faltavam cinco minutos para o fim e os Cariocas defendiam com tudo o que tinham o resultado agora.

O Atlético bem que tentou, mas até ao final o resultado não mais se alterou.

Grande jogo de futebol! Os Cariocas levam assim a vantagem de um golo para o jogo da segunda mão, que se espera que seja tão ou mais emotivo que este. Apenas uma nota negativa para algumas entradas menos bonitas durante do jogo, fruto de alguma tensão vivida durante o jogo.

Para a semana há mais! Quem puder que apareça no recinto das Olaias que não dará por perdido o seu tempo.


FICHA DE JOGO

Resultado final: Atlético 4- 5 Cariocas

Atlético: Bufred, Skin, Candeias, Rufias (1), Mesquita, Djaló, Daridah (2) e Vanny (1)

Cariocas: Booxa, Xurra, Tomaz (1), Coxi, Dot, Manel, Miki, Lois, Trancoso (2) e Gonça (2)

Melhor em campo: É nos grandes jogos que se vêem os grandes jogadores. Trancoso foi uma constante dor de cabeça para a defesa adversária. Muitas vezes apenas em falta o conseguiram parar. Foi ele que abriu o caminho para a vitória. Muito bem a defender e ainda melhor a atacar. Talvez o melhor jogo da época.

Olaiense da Semana


E o Olaiense desta Semana é Frederico Bragança conhecido no relvado das Olaias por Ika. Ele é capitão da equipa Cascalheira, que recentemente garantiu o acesso à UEFA.

São uma das equipas estreantes e queremos saber a opinião deles até ao momento e o que esperar deles nos derradeiros jogos da nossa Liga.

Vamos lá começar…

Primeiro que tudo. Que balanço fazes da prestação da equipa Cascalheira até ao momento? Acima ou abaixo das expectativas?
.
A equipa Cascalheira vinha claramente com o espírito de “papa títulos”, uma outsider que poderia aproveitar o factor surpresa. Mas na verdade, o nível de futebol que se joga no recinto das Olaias veio expor as nossas fragilidades, até então desconhecidas. Acho que no cômputo geral a nossa prestação ficou abaixo das expectativas. Vinha-mos com a convicção de fazer bons jogos e isso acabou por acontecer apenas em 2 ou 3 jogos. Entrámos no Torneio com muita ambição e seriedade, daí termos contratado um técnico muito experiente e com uma mentalidade ganhadora, o Mister Damião,

A verdade é que ao contrário do que muitos pensavam vocês conseguiram o 4º lugar do grupo e o respectivo acesso à UEFA. Consideras justa esta classificação ou pensas que poderiam ter ido mais longe?
.
Penso que o 4º lugar foi justo. É claro que poderíamos ter dado mais luta aos Académicos na conquista do 3º lugar.Mas também é verdade que nos dois confrontos contra os Académicos eles foram superiores. Temos de ver que todas as nossas vitórias no Grupo B foram sobre equipas que ficaram atrás de nós. Contra as três equipas que ficaram à nossa frente não somámos qualquer ponto. Por isso o 4º lugar ajusta-se perfeitamente à nossa prestação nesta prova.

No início da época definiram como objectivo “Ganhar todas as competições onde entrarmos”. Na Olaias Cup já foram eliminados, restando-vos agora apenas a Taça UEFA. A luta será entre vocês, A.S. Romã, Académicos e Calçado Guimarães. Acreditas que possam ganhar o troféu?
.
Tá no papo!Ainda ontem sonhei com isso!Estou plenamente convicto que iremos deixar a nossa marca. Já pussemos os nossos olheiros no terreno de modo a avaliar a equipa A.S. Romã. Ouvi dizer que são uma boa equipa, apesar da época não lhes ter corrido muito bem. Penso que a Cascalheira nos jogos mais dificeis consegue galvanizar-se. O nosso objectivo é resolver as coisas já na primeira mão de modo a fazermos uma gestão de esforço e podermos dar rotatividade aos jogadores menos utilizados.

A disputa começa já amanhã frente à A.S. Romã, os actuais campeões das Olaias, numa eliminatória a duas mãos. A tarefa avizinha-se difícil para vocês. Já existe estratégia definida ou é esperar que haja “bola amarela e muito vento”?
.
Todos os dias me viro para Meca e rezo muito para que essas duas condições estejam presentes no jogo de amanhã. Quanto à bola amarela, sei que a probabilidade de nos calhar é muito reduzida pois ao que parece o Ladrão-de-Bolas, Saca-Bolas, Rouba-Bolas teve a bondade de entregar 43 bolas que tinha armazenadas nos últimos 2 anos!No que toca ao vento, tenho ido todos os dias ao site windguru ver quais as previsões da velocidade do vento para os próximos dias. Parece que não nos vais favorecer, uma vez que à hora do jogo a velocidade do vento vai oscilar entre os 10 e 12 nós e a nossa equipa só consegue tirar proveito do vento a partir dos 15 nós!Uma infelicidade!

Quais consideras serem os vossos pontos fortes e fracos?
.
Pontos Fortes: Sabemos distribuir “fruta” nos momentos importantes, lançamos contra-ataques venenosos, somos uma equipa com uma frieza invulgar.

Pontos Fracos: Falta-nos técnica em geral; não temos jogadores que desequilibrem; não temos GR fixo; não temos ninguém que cumpra bem as funções de Ponta-de-Lança.

No decorrer desta época houve uma polémica que envolveu o vosso guarda-redes, que culminou com o abandono do mesmo do torneio. Entre outras razões ele invocou que se sentiu gozado por atitudes de alguns jogadores da Tangerina Mecânica. A minha questão é simples, foi esse um sentimento partilhado pelos restantes membros da equipa? O que realmente se passou nesse jogo?
.
Não. Sinceramente nem eu percebi muito bem o que se passou. Aquilo parecia uma peça dramática de teatro de rua. Do que me apercebi foram duas bolas que sairam do terreno de jogo por nossa causa no espaço de 1 minuto. A verdade é que não sabiamos que só o Booxa é que apanhava as bolas, pois tinhamos jogadores no banco que poderiam ter ido buscá-las. Como estavam 2 bolas de fora o Booxa demorou muito mais tempo a apanhar as bolas. A demora aliada ao resultado desfavorável criou alguma insatisfação nalguns jogadores da Cascalheira.Com as bolas já em campo as coisas acalmaram, mas o nosso GR continuou a pedir explicações quando já não havia nada para explicar. Um episódio lamentável.

As equipas estreantes por norma costumam ter problemas com o facto de se jogar sem árbitros. Não foi esse o vosso caso. Tendo em conta os custos e benefícios, consideras que seria uma mais-valia para o torneio a inclusão de árbitros?
.
Sem dúvida. Apesar de haver fair-play e um bom espírito neste torneio, nenhuma equipa quer perder. As equipas têm por tendência reclamar independentemente de ser uma falta descarada ou não. Provavelmente alguns penalties não foram marcados porque a equipa que fez o penalty foi mais entusiasta a reclamar. Por vezes ocorrem faltas duras e sem a atribuição de cartões o jogador faltoso sai sempre beneficiado. O árbitro seria um meio equilibrador dentro do jogo.

Para além da ausência de árbitros este torneio tem outras características próprias, diferentes dos “torneios normais”. Quando se inscreveram já contavam com tudo isto ou esperavam por algo mais sério?
.
Sinceramente não contávamos com tudo isto, mas provavelmente esperavámos algo mais sério no sentido dos “torneios normais”, onde não há tanta ligação entre as equipas. O formato deste Torneio é muito engraçado, diria mesmo inovador. Não estávamos à espera das competições europeias. Alguns de nós já entraram em alguns torneio mas nenhum parecido com este. Acho mesmo que o Blog é o motor do espírito deste Torneio. Nunca nenhum blog me tinha feito perder tanto tempo! Isto deve-se ao seu formato, que vai muito para além das básicas tabelas de classificação, melhor marcador, etc... Aqui ficamos a conhecer melhor cada equipa e os seus melhores jogadores.

Por fim, tens alguma sugestão a fazer com vista a melhorar algo ou alguma sugestão para iniciativas futuras?
.
Acho que todas as equipas que ganham deviam escrever a crónica do jogo para que o blog se torne mais interessante


Vamos agora para as perguntas de resposta rápida:

Melhor equipa das Olaias: Não conheço todas as equipas do Grupo A.
Melhor jogador das Olaias: Não conheço todos os jogadores do Grupo A.
O teu melhor jogo nas Olaias: 12 Fardos de Palha na 2ª volta
O teu pior jogo nas Olaias: Thierry Henrinhos no Olaias Cup
Favorito para a Liga dos Campeões: Só não conheço os Cariocas, mas penso que os Tangerina são favoritos.
Favorito para a Taça Uefa: Cascalheira
Favorito para a Intertoto: Canhonesi Banditi
Quem vai ganhar a Olaias Cup: Tangerina
Quem vai ser o melhor marcador do Campeonato: Didi
.
Sete ideal das Olaias:
Como não conheço muitas das equipas do Grupo A seria injusto fazer este 7, no entanto posso eleger o meu 7 de sonho da Liga Portuguesa.
.
GR: Madureiro (V. Guimarães)
DD: Lobão (Beira-Mar)
DC: Taira(Belenenses)
DE: Idalécio (Rio Ave)
M: Prokopenko (Braga)
M: Quevedo (Boavista)
A: Chipenda (V. Setúbal)
.
Quem gostarias que fosse o próximo Olaiense da Semana? O Brasileiro que aluga o campo!

Cariocas passam às meias-finais da Olaias Cup

Terça-Feira, 10 de Junho de 2008 (18h)

A.S. Romã 5-5 Cariocas (1-2 a.p.)


Jogo a contar para os quartos-de-final da Olaias Cup. Durante esta época já se tinham defrontado por duas ocasiões e em ambas os Cariocas tinham ganho, motivo pelo qual eram considerados favoritos para esta partida.

Ambas as equipas contam com uma Olaias Cup no seu currículo e procuravam esta época alcançar a segunda. Dois dias antes a A.S. Romã tinha deixado escapar uns dos objectivos da época, falhando o acesso à Champions. Os Cariocas temiam que fossem eles a "pagar" a factura.


No que diz respeito ao jogo em si, podemos dizer que os Cariocas entraram em campo a perder. Nem um minuto de jogo decorrido e Vasco com uma bomba do meio-campo colocou a A.S. Romã em vantagem. Mais dois minutos decorridos e novo golo para a A.S. Romã através de Pinelo.

Exigia-se ainda um maior espírito de sacrífio aos Cariocas e, ao contrário de algumas partidas, não entraram em discussões entre si. Sabiam que faltava muito tempo e que nada estava perdido perdido.

Foi quando Trancoso trocou para a posição de defesa esquerdo, que com uma boa arrancada pelo corredor esquerdo, passando por dois adversários, foi à linha final e cruzou rasteiro para a pequena área. Coxi no sítio certo e oportuno desviou para golo. Estava feito o 2-1!

Os Cariocas estavam realmente melhor no jogo. Circulavam bem a bola e jogavam perto da área adversária. Minutos depois, Trancoso vai novamente à linha, finta Vasco na esquerda e remate cruzado fora do alcance de Tiago Marques. Estava reposta a igualdade na partida!

Com a partida empatada seria a A.S. Romã a ter uma grande oportunidade de golo. Após boa defesa de Booxa a cabeceamento de Zé Pedro, a bola sobra para Alex que com Booxa no chão e apenas com Lois sobre linha de golo não teve a calma necessária para fazer golo.

O jogo estava rápido e o perigo ia aparecendo em ambas as balizas. Mas seriam mesmo os Cariocas a dar a reviravolta no marcador. Mais um golo de Coxi e outro de Trancoso. O esforço dos Cariocas a ser recompensado. Mas novo revés na equipa, Xurra sai lesionado e deixa os Cariocas apenas com 7 jogadores.

O resultado de 4-2 durou pouco tempo. No lance imediatamente a seguir Zé Pedro iria reduzir com muita sorte à mistura. Remate enrolado que acabaria por fazer chapéu a Booxa.

Jogo relançado novamente. Os Cariocas começavam a sentir o cansaço do esforço até ao momento e a encostavam-se muito atrás, muito por culpa da A.S. Romã. Esta pressão não possibilitava que os Cariocas saíssem a jogar e obrigava a muitas perdas de bola. Apenas em contra-ataque os Cariocas tentavam assustar Tiago Marques.

Seria mais uma bomba de Vasco a empatar a partida. Booxa ainda tocou na bola mas esta só parou no fundo das redes. 4-4 no jogo quando faltavam sensivelmente 10 minutos para o fim da partida.

Muito cansaço nos Cariocas mas pedia-se o esforço final. Esforço esse que seria recompensado por um golo de Lois minutos depois. Cariocas novamente na frente. Agora era tempo de toda a equipa defender e aguentar o resultado.

Mas quando faltavam dois minutos para o fim da partida, lance duvidoso na área dos Cariocas. A bola embate na mão de Coxi. Penalty para a A.S. Romã! Pinelo foi chamado a converter. Como mandam as regras, bola para um lado, guarda-redes para o outro.

Ainda antes do apito final Zé Pedro teve nos pés a hipótese dar a vitória à A.S. Romã. Booxa saiu-se muito bem e fez a mancha aos pés de Zé. Alívio para os Cariocas, que não mereciam de todo perder assim. Segundos depois o apito final. Tempo de penalties!


E nos penalties seria Booxa a brilhar. Muito concentrado defendeu os penalties de Vasco e Tiago Marques. Coxi e Miki marcaram para os Cariocas.

Penalties:
1-0 Pinelo
1-1 Miki
1-1 Vasco
1-2 Coxi
1-2 Tiago Marques

Jogo bastante equilibrado e sem dúvida que o empate foi o mais justo, mas como alguém teria de vencer penso que os Cariocas eram quem mais merecia.


Melhor em campo: Neste jogo o colectivo Cariocas foi quem decidiu o jogo. Dedicação e esforço de todos os elementos que foi mais tarde recompensado com as defesas de Booxa nos penalties.


Ficha de jogo

A.S. Romã: Tiago Marques, Eiró, Vasco (2), Jorge, Kaka, Toni, Alex, Pinelo (2), Zé Pedro (1)

Cariocas: Booxa, Xurra, Miki, Coxi (2), Dot, Manel, Trancoso (2) e Lois (1)