Na Ressaca da Liga

Com três jogos em atraso ainda, esta semana acabou a primeira volta da fase de grupos.

Apesar de haver equipas que já se começam a destacar na liderança dos respectivos grupos, é ainda muito cedo para se afirmar com a certeza que equipas vão ou não apurar-se para cada competição. Está tudo em aberto para a segunda volta, na qual esperamos assistir a grandes jogos, mas para tal é preciso que todos se empenhem!


Nesta jornada dupla ficou uma vez mais provado o aumento de competitividade tal como do fair play! Ficou também provado que não há jogos fáceis e para que se possa vencê-los é preciso dar o máximo em todos os jogos. Quando isso não acontece e a dedicação é menor, é óbvio que as "surpresas" acontecem! Apenas duas equipas venceram ambos os jogos esta jornada: Cariocas e Tangerina Mecânica, aproveitando desse modo para consolidar a liderança dos respectivos grupos.

Os citrinos estão realmente em grande forma, e aqui quando se fala em grande forma conta muito a dedicação. É óbvio que quando contamos com quase todo o plantel em todos os jogos as coisas tornam-se mais fáceis. É isso que se passa com a Tangerina Mecânica esta época!
Golearam na quinta-feira sem grandes dificuldades a Vasa Sport 1628! Se isto fosse ping-pong teria sido capote. Já ontem tiveram de se aplicar ao máximo para levarem de vencida uns cada vez mais fortes Académicos.

No mesmo grupo, o Atlético continua também em grande forma e a aplicar "chapa 7" nos jogos. Apenas uns minutos finais de desconcentração frente aos 12 Fardos impediram esta equipa de se manter 100% vitoriosa. Será preciso uma defesa muito inspirada e concentrada para travar este ataque poderoso. Até agora, o melhor ataque da Liga. Já levam 27 golos em 4 jogos. Impressionante! Para isso muito tem contribuído a dupla Daridah-Hugo Mira.

Ser o Atlético a ter o melhor ataque não é surpresa nenhuma, até se pode considerar natural. Mas se olharmos para a melhor defesa aí sim temos uma supresa. Com 5 jogos jogados, os Cariocas apenas sofreram 9 golos! Quem diria... Têm mostrado uma grande coesão defensiva, embora com algumas falhas de vez em quando. Para quem a época passada sofreu mais de 100 golos não está nada mau.

Quem continua também a surpreender são Os Homens de Preto. Se alguém ficou a pensar que seriam equipa "bónus" depois da goleada sofrida na ronda inaugural penso que agora já não existem dúvidas nenhumas de que isso seja verdade. A última vítima foram os Canhonesi Banditi! Uma equipa bastante forte que ainda tem uma grande margem de progressão. Existe ainda alguma inexperiência, factor esse que permitiu ao Calçado Guimarães passar de um resultado de 4-1 desfavorável para 5-4 frente aos homens de negro.

Este foi mesmo, até agora, o único ponto alcançado pelo Calçado nesta primeira volta. Equipa que depois da vitória na Supertaça e com os reforços Primo e Tito prometiam mais do que aquilo que estão a fazer. Parece que a crise voltou ao balneário dos periquitos! A grande desilusão da Liga até ao momento.

Ainda no grupo temos os Thierry Henrinhos que parecem neste momento ter duas facetas. Quando jogam com Vaz ficam realmente mais fortes e capazes de lutar contra os "gigantes" do grupo. Foi isso que aconteceu contra os Canhonesi! Quando jogam sem o mesmo, parecem ficar mais vulneráveis e com muitos mais dificuldades para incomodar o advserário. Isso foi o que viu no jogo contra a A.S. Romã!

Quem desiludiu no grupo A esta jornada também foram os Banditi. Dois jogos contra adversários teoricamente mais fracos e apenas um ponto conquistado. Complicaram deste modo um pouco as contas no acesso à Champions, embora nada esteja perdido. Continuam a depender apenas deles ainda! Um ponto negativo dos mesmo esta época é a ausência de um matador na equipa. São na altura o segundo pior ataque das Olaias, apenas atrás da A.S. Romã, mas que tem menos um jogo.

A.S. Romã parece ter ressuscitado depois da goleada contra os Cariocas. Vingaram-se nos Thierry Henrinhos mas continuam a existir ainda muitos problemas nesta equipas que não lhes tem permitido manter a regularidade da época passada. Destaque nesta equipa para Tiago Maques, que devido a problemas físicos não tem podido alinhar na baliza, o qual marcou mais dois golos para a sua conta pessoal, mostrando deste modo que pode fazer tanto ou mais que Zé Pedro.

No que diz respeito ao Grupo B, a grande desilusão da jornada foram os 12 Fardos de Palha. Depois de um grande esforço final frente ao Atlético, que lhes permitiu compensar os muitos erros ao longo do jogo, apresentaram-se apenas com cinco jogadores frente à Vasa Sport. Obviamente que assim não vão lá! Têm de perceber que aqui as melhores equipas são aquelas que se dedicam mais e não aquelas que têm os melhores jogadores.

E foi precisamente isso que permitiu à Vasa Sport alcançar os primeiros pontos da época e manter a invencibilidade frente aos 12 Fardos. A dedicação mantém-se na equipa e eles sabiam que mais cedo ou mais tarde iriam ser recompensados. Mas ainda podem fazer muito mais! A segunda volta será certamente melhor que a primeira.

Quem continua também a subir de forma são os Académicos. Venceram sem muitas dificuldades a Cascalheira e bateram-se taco a taco com a Tangerina Mecânica. Com um pouco mais de sorte e se não tivessem tido apenas 7 jogadores a história teria sido outra. Vão surpreender na segunda volta!

Por último a Cascalheira. Já mostraram que têm boa equipa e bons jogadores, mas têm pago a factura de levar apenas 7 jogadores para cada jogo. Batem-se bem nos minutos iniciais mas depois com o cansaço cedem à pressão do adversário. Com mais jogadores podem fazer mais na segunda volta.


Bolsa de valores

Em alta:

MIGUEL - Passadas muitas semanas finalmente alguém destronou Trancoso na liderança de melhor marcador. 7 golos em dois jogos! Sem dúvida uma mais valia para os citrinos.

INÁCIO - Exibição de luxo contra os Canhonesi Banditi. Defendeu quase tudo o que havia para defender. Mais um grande guarda redes entre nós.

TANGERINA MECÂNICA - Única equipa que venceu todos os jogos até ao momento. Apostaram forte nesta época e os resultados estão à vista. Continuem empenhados!

Em baixa:

CALÇADO GUIMARÃES - A história não vence jogos! São neste momento a única equipa que ainda não venceu na Liga. Acordem e acima de tudo dediquem-se mais!

12 FARDOS DE PALHA - Para quem se propõe a vencer tudo e todos, aparecer em campo com apenas cinco jogadores não é a melhor atitude. Vocês vão-se "eliminando" a vocês próprios!

CASCALHEIRA - Têm equipa para fazer melhor do que estão a fazer! Depois da primeira jornada esperávamos mais deles... Vamos aguardar pelas próximas jornadas!


SETE DA SEMANA
Grupo A

Grupo B



PRÓXIMA JORNADA

7 comentários:

Anónimo disse...

"a história não vence jogos"
"houver maneira"

Anónimo disse...

os cariocas são grandes,força miudos!é só nao deixar rematar à baliza que continuam as boas exibiçoes.

Anónimo disse...

sem duvida que o calçado guimaraes está acusar o cansaço da vitória final da ultima OlaiasCup, e em seguida a final da supertaça. E se contarmos com os jogos de muitos jogadores dos piriquitos nas suas respectivas seleções, a maioria já tem quase 50 jogos nas pernas!!
O Conselho das Olaias e a FPF deviam juntarem-se á mesa e analisar estes problemas.

Outro ponto preocupante é certas claques ofensivas (como por exemplo as "Mulheres de Negro" e os "Força Marito", curiosamente ambas associadas aos 7 Homens de Preto), entrarem calmamente com tochas, faixas com mensagens agressivas, e sempre com canticos racistas.

Esta semana penso que ainda não devia haver a primeira ronda da Olaias Cup, já que ia comprometer e concorrer com os jogos da ultima jornada do campeonato referente á Bwin Liga e assim ia tirar adeptos aos estádios ás duas competições.

ultimo ponto interessante foi este.

Didi disse...

Tirem o Jorge do 7 da semana!! o homem arrasta-se dentro de campo... eheheh abraço

Anónimo disse...

fds ando eu de mota e tu de bicicleta dili! abraço

Didi disse...

"a caravana passa e os cães ladram!!"

Anónimo disse...

Bora la orangina kids... ate ao primeiro trofeu da historia