Olaiense da Semana

E o Olaiense desta semana é Tito Rosado, a mais recente aquisição do Calçado Guimarães e um dos avançados mais experientes do nosso torneio. Há muito que nos pediam uma entrevista ao mesmo e eis que chegou a hora.

Ele já foi apelidado do “papa títulos” e a verdade é que este fim-de-semana conquistou o seu quarto título, o único jogador que conquistou tudo o que havia para conquistar nas Olaias.

Tem um Campeonato e uma Olaias Cup ao serviço dos Seven Nation Army, uma Supertaça Manel das Couves ao serviço do Calçado Guimarães e o troféu de Melhor Marcador ao serviço dos Seven Nation Army. Impressionante!

Ele vai-nos explicar as razões do seu afastamento na última época e o que podemos esperar dele e do Calçado esta época.

Vamos lá começar…

Começamos precisamente pelo teu currículo nas Olaias, realmente impressionante! Houve algum título em especial que te deu mais prazer em conquistar?

O primeiro é sempre o melhor! Ser campeão pela primeira vez foi muito bom. Tínhamos uma equipa coesa e um bom balneário. Se tivesse de escolher um dos troféus escolheria o primeiro, conquistado pelos Seven Nation Army. No entanto, ganhar a Supertaça foi um reviver dos tempos de glória. A ver vamos se é para continuar.

Começou este último fim-de-semana uma nova época e no que diz respeito ao Campeonato o Calçado entrou com o pé esquerdo. Muitos adeptos interrogam-se neste momento acerca de que Calçado teremos esta época. O de sexta-feira ou o de domingo?

Esperemos que nenhum dos dois. Não tive a possibilidade de participar na 1ª jornada, por pertenças irregularidades na minha inscrição (os Académicos não enviaram o certificado internacional), mas ainda fui a tempo de jogar a Supertaça, tendo contribuído para a mesma com uma assistência para os adversários no 2º golo, e alguma dose de responsabilidade no 3º golo, o que para um regresso à competição não é nada mau!

A Supertaça Manel das Couves era um objectivo e já foi conseguido. Que objectivos tem o Calçado para esta época e até onde pensas que esta equipa poderá ir?

É uma equipa jovem e que tem o direito de sonhar. A direcção afirmou há pouco tempo que o plantel não está fechado. No entanto, e mesmo que não houvesse mexidas no plantel, esta equipa tem condições para conseguir bons resultados. Considero bons resultados acabar nos 4 primeiros e chegar pelo menos à final da Taça.

Talvez seja o jogador que por mais clubes jogou nas Olaias. Uma época pelos Seven Nation Army, três épocas pelos Académicos e agora Calçado Guimarães. Que motivos levaram a trocar os Académicos pelo Calçado Guimarães, ainda por cima numa fase em que o Calçado atravessava o pior momento da sua história?

Isto é um regresso. A investigação que antecedeu esta entrevista não foi feita correctamente. Passo a explicar: nos primórdios da Liga das Olaias existiam 2 equipas Calçado Guimarães e outra composta em grande parte por elementos dos actuais Cariocas. Com o crescimento, tanto de interesse como de competitividade, foi feito um draft onde se distribuía os jogadores inscritos nas tardes de sexta por 2 equipas. Aí surgiram os Galácticos e o Calçado Guimarães manteve-se. Mais tarde passou-se para 4 equipas, com a participação do Calçado, 7NA, Atlético MD e o Lidl (actuais Romãs), salvo erro.

Isto para dizer que sai dos Académicos por não me rever no projecto. Foi uma equipa mal gerida durante este ano, algo que não se verificava com a presença de um dos accionistas e Directores Desportivos mais poderosos do nosso futebol Tomás “Veiga” Silva, a quem desde já, envio um grande e saudoso abraço.

Tu e Primo foram os reforços para mudar o rumo do Calçado. Em sentido inverso, por não acreditarem mais no Calçado, Tunha e Jonathan abandonaram o plantel. Sabemos que és grande amigo de ambos. Gostavas que tivessem continuado e deste modo formarem um plantel temível, capaz de vencer qualquer equipa? Pensas ser possível voltarem ao Calçado a curto prazo?

Esses dois casos são uma das situações que revelam a podridão do futebol das Olaias. Fala-se muitas vezes que a I Liga é que não presta, também devido ao tráfico de influência, mas atenção ao futebol olaiense. A saída de Tunha e Jonathan foi muito mal explicada. Vou apenas levantar o véu. O empresário de ambos incompatibilizou-se com o Magnata João Pedro Trunkz, ameaçando-o que iria rescindir o contrato dos dois irmãos por justa causa. O presidente viu-se obrigado a vender dois dos mais preciosos activos sob pena de não obter nenhuma compensação.

No entanto, e respondendo à sua pergunta, sei que se apresentam emprestados no actual clube e que apresentam uma clausula de rescisão que lhes permite regressar ao Calçado quando pretenderem.

Em virtude de já teres jogado por três equipas, já tiveste oportunidade de jogar com muitos dos melhores do nosso torneio. Entre outros, nomes como Jonathan, Primo, Miki, Lois, Júnior, Shorty, Cunha, Farias, Zé. És capaz de elaborar um sete com teus ex-colegas de equipa?

Acho que seria por demais injusto. Há grandes nomes das olaias que não poderiam entrar pelo que me reservo a fazer uma homenagem a todos os participantes do nosso campeonato.

Mas também há muitos com quem ainda não tiveste a possibilidade de jogar. Algum jogador em especial que gostasses de ter a oportunidade de jogar na mesma equipa?

Gostaria, e não é segredo, de jogar com Gonçalinho e Trancoso, duas superpotências.

Agora falemos um pouco da época passada. Digamos que a tua disponibilidade a época passada não foi grande. Quais as razões do teu afastamento em muitos jogos?

Tive alguns problemas familiares e houve ordenados em atraso, além do facto já referido, de não me rever no projecto.

A nível pessoal tens algum objectivo para esta época? Quantos golos prometes à massa associativa do Calçado Guimarães?

Não estou nas melhores condições físicas. Já tenho alguma idade e demora o seu tempo. Creio que posso fazer 15 golos. A ver vamos.

Agora umas perguntas relativas ao torneio…

Tens acompanhado a evolução do torneio desde o princípio e tiveste influência em muitas das decisões tomadas no passado. Como tens visto esta evolução? Que pontos destacarias como mais positivos e negativos dessa evolução?

O grande impulso para o torneio que temos hoje, e por isso facto mais positivo, a passagem do campeonato para 4 equipas. Como pontos negativos, aponto a participação dos Los Myshka e a desistência verificado no ano transacto.

Nós reconhecemos que a época passada foi demasiado longa e que jamais isso se repetirá. Por isso fizemos uma pequena revolução no formato. Aparentemente a competitividade será maior. Qual a tua opinião sobre este novo formato? Haverá realmente mais competitividade e emoção?

Não são as essas características que procuro no nosso torneio. Procuro (todos procuramos) fair-play, prazer em jogar e amizade. No entanto acho que este formato traz mais espectadores às Olaias.

Nos últimos dias o blog tem atingido visitas recordes. Com a nova época alterámos um pouco o visual e tentamos de forma contínua fazer mais e melhor. Pensas que no geral tem sido feito um bom trabalho no que diz respeito ao blog? Que sugestões nos dá para melhorarmos ainda mais?

O blog é o coração do campeonato. É deveras impressionante a qualidade que os responsáveis organizativos conseguem conferir ao blog. Neste momento, não me sinto capaz de sugerir nada que fosse melhorar, apenas piorar. Sugiro a existência de um Hall of Fame, onde todos os anos (torneios) eram sugeridos a votação 3 nomes, e onde apenas entrava o mais votado.

Penso que está tudo. Tens mais alguma coisa a acrescentar ou mais alguma sugestão a fazer?

Dar os parabéns ao Booxa, porque pelo que percebi foi ele quem conseguiu levar a cabo o torneio do ano passado e dizer que velhas glórias como Miki e Xurra são importantes.

Vamos agora para as perguntas de resposta rápida:

Melhor equipa das Olaias (não podes por Calçado Guimarães): Atlético
Melhor jogador das Olaias (não podes por ninguém do Calçado): Trancoso
O teu melhor jogo nas Olaias: contra o CG em 1912
O teu pior jogo nas Olaias: contra os 7NA nos quartos de final da taça.
Favorito para a Liga dos Campeões: A.S. Romã
Favorito para a Taça Uefa: Tangerina Mecânica
Favorito para a Intertoto: Académicos
Quem vai ganhar a Olaias Cup: Calçado Guimarães
Quem vai ser o melhor marcador do Campeonato: Trancoso
Sete ideal das Olaias (sem ninguém do Calçado):
GR: Tiago Marques
DD: Farias
DC: Miki
DE: Cunha
M: Trancoso
M: Jonathan
A: Tunha

Quem gostarias que fosse o próximo Olaiense da Semana? Gonçalinho

Obrigado pelo tempo que nos disponibilizaste e que tenhas grande sucesso nesta época que agora começa!

6 comentários:

Trancoso disse...

este sim é 1sr dos relvados...Tito rosado é 1nome incontornavel na historia das olaias!!!
em qql lado q va arrecada titulos e td o q diz(ou quase td) acaba por se verificar. como exemplo dou a celebre frase deste Sr: "sem mim os 7NA n ganharao nda". assim dito assim feito!!!
fiko mto contente pelo regresso deste jogador aos relvados, jogador este q inclui 1misto de caracteristicas unicas. 1pouco de sarrafeiro,1pontada de finalizaçao e 1pulmao digno de fumador!
joga bonito

Xurra disse...

Foi e será sempre um prazer jogar ao lado deste grande senhor.

Anónimo disse...

Acho piada ao facto do Tito de chamar Gonçalinho há já uns 15 anos.
Tito, um matador nos relvados e uma pessoa muito simpática fora deles.
Tenho pena de não poder estar mais vezes presente nesse recinto mágico das Olaias, perdendo assim muitos jogos e tempo de convívio com personalidades como Tito Rosado.
Um abraçoa todos,
Saudações Olaienses
Olaias Forever

Anónimo disse...

Mas pq continuam a teimar nos Tangerinas pa Uefa? Eles vão lutar pla champions...

Anónimo disse...

cunha! fds cunha!

Miguel Pedrosa disse...

Este homem é um senhor! Tive o prazer de perder jogos no início do Calçado Guimarães, onde eramos terríveis, mas tambem ganhamos tudo pelos 7NArmy!!! Nos 7NA tinhamos um espirito fortissimo, e fomos e seremos a unica equipa a ouvir o hino do clube no balneário antes dos jogos.

É o Alan Shearer das Olaias, e não é goleador de outros tempos pelos mesmos motivos do Mário Jardel... porque a equipa não joga para ele, mas principalmente pelas drogas, casinos e brasileiras!

E o Miki que está no 7 ideal é o Miki de 2006! Uma excelente colheita.

Tenho pena é o Tito já não ser comentador assíduo no blog.