Jornada 2

Mais uma jornada, e mais algumas surpresas!

Desta vez a grande surpresa da jornada foi a derrota do Atlético, campeão em título, face à Tangerina Mecânica, que já a semana passada tinha criado grandes dificuldades aos Cariocas. Já não são os putos que chegaram há 2 anos atrás às Olaias... este ano entram também na corrida pelo título! Ao talento que sempre existiu, junta-se agora alguma experiência. Tenham cuidado com eles...

Outra surpresa foi a goleada do Vasa Sport 1628 frente aos 12 Fardos de palha. Esta é a terceira época dos Vasa Sport 1628 (ex-Unidos da Lota) na Liga das Olaias, e nunca antes tinham vencido por uma margem tão grande.

O destaque negativo da jornada vai para a agressão do jogador dos Cariocas, Manel, a um jogador d'Os Coxos. Situação completamente lamentável, e que esperamos que não se volte a repetir no relvado das Olaias, mas que ficou resolvida no final do encontro. O comportamento da equipa d'Os Coxos também não foi o mais correcto ao longo jogo, os quais fizeram muitas faltas ao longo do jogo, algumas delas um pouco maldosas e que podiam ter aleijado os adversários.

Pensão Londres 2-6 Canhonesi Banditi

Mais um jogo e mais uma vitória para os Canhonesi! Depois de terem vencido o Calçado Guimarães desta vez a "vítima" foi a Pensão Londres.

Em relação ao jogo da semana passada, em que foram goleados, a Pensão Londres apresentou grandes melhorias e melhor entrosamento entre os jogadores. Apenas a grande noite do avançado dos Canhonesi, Nuno, e de algum cansaço no final do jogo não permitiu secalhar um outro resultado.

Os primeiros 25/30 minutos de jogo foram bastantes equilibrados, estando nesta altura o resultado empatado a 2 bolas. Mas depois uns 5/10 minutos de menor acerto por parte da Pensão Londres permitiu aos Canhonesi marcar quatro golos de seguida, resultado este que se manteria até final do jogo.

Destaque para Nuno que "quase" sozinho resolveu um jogo que parecia difícil, muito também por culpa de Kelia, que apesar de ter sofrido 6 golos, em que não teve culpa, efectuou inúmeras boas defesas.

Vasa Sport 1628 5-1 12 Fardos de Palha

Depois da goleada da semana passada aos Académicos, acho que ninguém esperava que fossem os 12 Fardos de Palha a serem goleados nesta jornada.

É verdade que os 12 Fardos de Palha não puderam contar com a sua grande referência do ataque, Zé do Cacho, mas penso que não explica tudo. Comparativamente ao jogo da semana passada pouco se viu, mas penso que apenas terá sido uma noite menos boa.

Na equipa Vasa Sport 1628 é de realçar a excelente organização da equipa ao longo do jogo e a grande coesão defensiva, factores que lhe permitiram chegar a uma vitória no final do jogo. Esta foi uma vitória do conjunto sem dúvida, mas destaque para dois jogadores: Nuno, no centro da defesa, deu poucas hipóteses às ofensivas dos adversários; e no meio-campo, era Rui o "motor" da equipa, fazendo a ligação da defesa para o ataque.

Académicos 0-2 A.S.Romã

Este foi um jogo resolvido pelo antigo e "desaparecido" goleador da A.S. Romã. Falamos de Tomás! Era ele que em tempos antigos fazia por diversas vezes o gosto ao pé. Actualmente dedica-se a tarefas mais defensivas, mas neste jogo a sua veia goleadora foi decisiva.

Na equipa da A.S. Romã destaque para a ausência de Vasquinho, ele que fez alguma falta à equipa. Do lado dos Académicos, muito melhores em relação ao primeiro jogo, destaque para o regresso de Sérgio à equipa e para o novo reforço: Paulinho Santos, ele que em campo dignificou o nome da antiga glória do FC Porto e da Selecção Nacional.

Nesta equipa dos Académicos falta apenas agora um avançado, pois Tito, que já foi o melhor marcador da Liga das Olaias, tem-se dedicado a tarefas mais defensivas, e talvez um guarda-redes, pois apesar de TP ter estado muito bem neste jogo penso que não será uma solução para o campeonato todo.

A nível de oportunidades de golo penso que os Académicos até terão tido mais... foram muitos os remates cruzados que passaram a centímetros dos postes e também algumas boas defesas de Tiago Marques. Com um pouco de sorte o resultado poderia ter sido outro...

Atenção A.S. Romã, para a semana vem aí o Calçado Guimarães!

Tangerina Mecânica 4-2 Atlético

A grande surpresa da jornada!

Depois de ter feito um grande jogo na Supertaça frente aos Cariocas, o Atlético perdeu algum fulgor nos últimos dois jogos. O facto de terem levado apenas 7 jogadores para cada jogo pode explicar um pouco, mas penso não ser essa a grande razão. Fala-se de grandes noitadas em vésperas de jogo de jogadores do Atlético, algo que os responsáveis poderão confirmar ou desmentir.

A equipa dos citrinos já tinha mostrado na primeira jornada que esta época queria algo mais que um 4º ou 5º lugar. Apenas um pouco de falta de sorte no primeiro jogo não lhes permitiu outro resultado. Neste jogo pensava-se que a sorte não estaria com eles novamente, pois o primeiro golo sofrido seria Aragão a introduzir a bola na própria baliza.

Ele que minutos mais tarde se redimiria e voltaria a empatar a partida. Depois do empate eram os Tangerina que estavam mais perto do segundo golo, mas Fred ia-se opondo com algumas boas defesas. Um pouco contra a corrente do jogo, seria Velez a colocar o Atlético mais uma vez em vantagem, através de um belo lance de futebol. Na área rodeado de três adversários conseguiu arranjar espaço para o remate... algumas facilidades defensivas dos citrinos.

A sensivelmente 15 minutos do fim do jogo a Tangerina Mecânica conseguiria empatar o jogo através de um golo de Abílio, o qual estava livre de marcação na pequena área. Minutos depois seria Aragão a colocar os citrinos em vantagem... parece-me que Fred foi um pouco mal batido. E no último lance do jogo seria Neves a garantir a vitória dos citrinos. Vitória inteiramente justa!

Calçado Guimarães 8-1 Tenrinhos

Depois da inesperada derrota do Calçado a semana passada, este era sem dúvida o jogo ideal para voltarem à vitórias.

Os Tenrinhos voltaram a mostrar uma vez mais que ainda não há grande entrosamento na equipa e que tem grandes dificuldades defensivas.

O Calçado Guimarães, ainda à espera do reforço Gomes para à baliza e ainda sem poder contar com Kardan e com a ausência inexplicável de Jonathan, mas com o regresso de Fred, apenas teve de jogar o quanto baste para levar de vencida os Tenrinhos.

O resultado foi-se construindo com normalidade e deu até para Júlio, ele que este ano decidiu abandonar a baliza do Calçado, marcar 5 (!) golos. Coisa inédita... Destaque também para o regresso de Júnior ao eixo da defesa depois de longa paragem devido a lesão no joelho.

Vitória fácil para o Calçado Guimarães!

Os Coxos 3-5 Cariocas

Já a semana passada tinha dito que das novas equipas Os Coxos era aquela que mais tinha impressionado e que o jogo com os Cariocas iria confirmar isso. Causaram grandes problemas aos Cariocas... apenas a grande experiência dos Cariocas, e alguma inexperiência na equipa d'Os Coxos, permitiu aos Cariocas conquistarem mais três pontos!

Pode-se dizer que os Cariocas começaram o jogo a perder por 3-0. Três primeiros remates d'Os Coxos, três golos. Num deles Booxa ficou mal na fotografia pois foi traído pelo sol, este que para além da qualidade d'Os Coxos também causou grandes problemas à defesa dos canarinhos.

Se calhar muitos pensaram que os Cariocas iriam ser goleados... mas na equipa dos Cariocas todos acreditavam que era possível dar a volta ao resultado, pois apenas se tinham jogado 5/10 minutos. Era então tempo de a equipa se unir e ir atrás do prejuízo.

O difícil foi aparecer o primeiro golo... Gonça ia falhando várias oportunidades de golo na frente do ataque. Seria então Coxi, com uma bela cabeçada após passe longo de Trancoso, a fazer o primeiro para os Cariocas. Belo Golo! De cabeça a meter a bola no 2º poste ao ângulo...

Nesta altura Os Coxos limitavam-se a defender... eram raras as vezes que atacavam. Apenas causavam perigo com lançamentos longos para as costas da defesa dos Cariocas, aonde o sol por vezes atrapalhava. Os Cariocas continuavam atrás do prejuízo... foi com naturalidade que chegaram ao segundo e depois ao terceiro.

Mas o melhor estava para vir... Excelente jogada dos Cariocas a culminar com golo de Miki, que fazia o 4-3 para os Cariocas. Era a festa... Jogada quase toda ao primeiro toque. Os intervenientes da jogada foram Booxa, Miki, Lois e Trancoso! Bom momento de futebol.

Miki voltaria a ser decisivo... após grande luta na defesa consegue roubar a bola ao adversário e metê-la rapidamente para Gonça, que frente a frente ao guarda-redes não perdoou.

Os Coxos vendo-se a perder voltaram ao ataque, mas nesta altura o acerto defensivo dos Cariocas já não permitia as facilidades concedidas no início do jogo.

Os Coxos a mostrarem mais uma vez que têm uma boa equipa e que apenas não conseguiram outro resultado devido ao facto de haver ainda muita imaturidade na equipa e alguma arrogância nalguns jogadores. Espero que interpretem isto como uma crítica construtiva...

Próxima Jornada

Na próxima jornada destaque para o derby: A.S. Romã - Calçado Guimarães, um jogo sempre imprevisível!

Sem comentários: