Olaiense da Semana!



E o Olaiense desta semana é Duarte Selas! Mais conhecido entre nós por Booxa... é não só jogador dos Cariocas, como um dos pioneiros da nossa liga, um dos responsáveis pelo site, e o 2º GR da maioria das equipas!

P: Para começar vamos pelas perguntas referentes à tua equipa, os Cariocas... como tens visto esta época? Neste momento encontram-se em 5º lugar, na taça está tudo em aberto, ganharam a Supertaça... esta a época a ir ao encontro das tuas expectativas?

R:Dos objectivos a que nos propusemos no início da época, continua tudo em aberto. A Supertaça era um objectivo e foi alcançado, embora com alguma sorte; na taça apenas fizemos um jogo e ganhámos, logo melhor era difícil; por fim, na Liga é que não está a correr talvez como esperávamos… um pouco por culpa nossa e muito por culpa dos adversários. Este ano está mais competitivo… Portanto, não considero que esteja longe das nossas expectativas iniciais.

P: Em relação aos Cariocas muitas pessoas (a maioria) dizem que são Trancoso dependente, concordas com isso? Qual é para ti o grande forte dos Cariocas?

R:É verdade que Trancoso é o elemento que mais desequilibra na nossa equipa, por vezes é capaz de resolver um jogo sozinho. Mas não acho que sejamos Trancoso dependentes… Penso que todas as equipas têm um jogador que se destaca, e obviamente que a falta do mesmo ou uma exibição menos conseguida se faz notar na equipa. O mesmo acontece com Trancoso em relação aos Cariocas… mas penso que isso não significa uma dependência. Temos outros bons jogadores na equipa.
Quanto ao nosso forte talvez seja a experiência… há muito tempo que jogamos juntos, e isso em certos jogos tem sido influente.

P: Irão vocês apresentar mais algum jogador durante a época, ou contratações só para a próxima temporada?

R:Quanto a contratações é sempre muito difícil na nossa equipa… apenas em casos extremos e pontuais. Nem se podem considerar contratações, são apenas jogadores que são chamados quando do nosso plantel não temos 7 disponíveis. Esta época apenas aconteceu uma vez…

A equipa Cariocas foi criada em 1995, e desde essa data que temos sido quase sempre os mesmos jogadores. Apenas têm saído jogadores, quanto a contratações abrimos este ano uma excepção e fomos buscar o Tomaz. Mas quem sabe não apareça um novo Carioca em breve…

P: Esta época são a única equipa que tem um título, a Supertaça. No ano passado venceram a Taça... são para ti estes dois troféus significado de sucesso total nas Olaias?

R:Sucesso total? Obviamente que não… é sempre bom ganhar, e ainda nos deu mais prazer por ter sido frente ao Calçado e Atlético, dois dos nossos rivais. Penso que neste torneio o “sucesso”, se assim quisermos chamar, não passa por ganhar títulos mas sim por todas as semanas termos a possibilidade de nos reunirmos para jogarmos pelo menos uma hora de futebol… mas obviamente que se a isto juntarmos uma vitória, ainda melhor.


P: Ainda sobre esta época, qual foi o jogo em que mais dificuldades tiveste?

R:O jogo em que senti mais dificuldades este época, e falo por mim e não pela equipa, foi contra o Calçado Guimarães. Foi um jogo em que fui “incomodado” do princípio ao fim pela presença do sol, o que tornou muito difícil de ver a bola e por vezes os jogadores… o resultado foram os 10 golos sofridos.

P: Podemos dizer que vocês são bastante mais talhados em jogos de Mata-Mata do que a maratona que é o campeonato. O que para ti tem falhado aos Cariocas para serem uma equipa que no campeonato consiga lutar até ao fim pelo título?

R:Concordo contigo quando dizes que somos mais talhados para o Mata-Mata, isso ficou provado na edição anterior da Olaias Cup.
No campeonato, acima de tudo, tem-nos faltado mais concentração defensiva e por uma voz de comando por vezes. Penso que em todas as equipas tem de haver sempre um líder em campo. Concordem ou não com ele, todos devem seguir as suas indicações, e isso não acontece muita vezes nos Cariocas… cada um tem a sua táctica, se assim possamos dizer.

P: Já jogaste na maioria das equipas como extra-comunitário... é isso uma coisa que te incomode ou é algo que já vez com naturalidade?

R:Vejo com bastante naturalidade já… mesmo que os Cariocas não joguem, levo sempre o saco com o equipamento. Nunca se sabe se será preciso… Mas faço um apelo às equipas que façam um esforço para levarem sempre pelo menos 7 jogadores.

P: Vamos agora para perguntas mais direccionadas ao Booxa da parte directiva do torneio... Como Pioneiro do Projecto Olaias, como tens visto a evolução do torneio desde o seu inicio até hoje?

R:Primeiro de tudo de salientar, que se hoje em dia sou eu que dedico mais tempo a isto, a verdade é que tudo isto começou com Miki e Xurra, sem eles nada disto seria possível. Actualmente apenas me limito a manter o que eles criaram…

Quando à evolução do torneio em si, se compararmos com a primeira edição, o número de equipas triplicou. Começámos com quatro e somos actualmente doze… o facto mais importante que destaco é, sem dúvida, a competitividade, que tem aumentado de época em época. Obviamente que com estes alargamentos são criados alguns problemas, e estou convicto que se optarmos por continuar a aumentar alguma coisa terá de mudar.

P: Normalmente por semana, quanto tempo dedicas às Olaias?

R:Boa pergunta… é difícil de dizer ao certo. Mas fazendo uma estimativa, entre dez a doze horas, isto contando com as seis horas que passo normalmente nos jogos. Depois mais ou menos duas horas para actualizar o blog todo, isto porque a informação no blog tem aumentado. Depois sensivelmente uma hora para a crónica “Na Ressaca da Liga”, e depois há sempre imprevistos que me fazem despender mais tempo, como por exemplo os jogos adiados, que são o meu grande tormento. Pode parecer que não, mas os jogos adiados dão muito trabalho.

P: Ultimamente, e antes de entrarem as novas rubricas, parecia que andavas um bocado sozinho e desmotivado a trabalhar no blog. Foi essa a meu ver uma das piores fases por que passou o JornalMax... como é que um Blog que sempre foi tão activo e com tantas participações e rubricas chegou a esse ponto?

R:Foi sem dúvida a pior fase pelo que o blog passou… como tu dizes o blog sempre foi bastante animado e movimentado, como se pode comprovar revendo todos os posts desde o princípio.

Penso existirem várias razões para isso ter acontecido. Mas a razão principal, na minha opinião, foi o facto de nenhum de nós (Eu, Miki e Xurra) termos tido o tempo desejado e necessário para manter o blog activo. A faculdade ocupou-nos muito tempo este semestre…

Outro facto que acho que contribui para isso penso que foi a entrada de muitas novas equipas este ano, o que provocou que o ambiente no blog deixasse de ser tão “íntimo” como antes, não permitindo muitas brincadeiras como anteriormente. Mas penso que esse factor já foi ultrapassado…

Por fim, nós no inicio da época perguntámos quem desejaria colaborar connosco, e na altura ninguém se ofereceu. Algo que mudou agora com a segunda volta, onde Velez e Bufred se ofereceram para colaborar. Deste modo foi possível recuperar rubricas antigas…

P: Em relação às mudanças que ocorreram no site, como viste a entrada de gente nova e de novas rubricas no Jornal? Era isto algo necessário para o Jornal?

R:Desde que seja para ajudar e melhorar, todos são bem-vindos. Por isso agradeço desde já a Velez, Bufred e a todos os “jornalistas” pela disponibilidade em colaborar. Os resultados estão à vista… Sem dúvida que era algo necessário… e continuo a achar que ainda muito se pode fazer.

P: Para a próxima época, já há alguma novidade? Já começaram a pensar nela?

R:A próxima época ainda não começou a ser pensada… esta irá acabar a 30 de Março, o que nos deixa sensivelmente 3 meses para a próxima época. Será preparada de acordo com essa condicionante… será um bom assunto para se reunir em breve o Conselho das Olaias.

P: Em relação à crítica de algumas novas equipas relacionadas com o torneio não ter árbitros, o que tens a dizer sobre isso? É algo que se esteja a pensar mudar para uma futura época, como por exemplo o capitão de cada equipa ser nomeado árbitro para os jogos?

R:Muito se tem falado de árbitros durante esta época… como disse anteriormente, se optarmos por continuar a alargar a Liga, algo terá de se modificar. Mas penso que no formato actual não seja uma coisa necessária. Acho que é uma questão de hábito jogar sem árbitro. Acreditem que é muito dinheiro que se poupa, isto porque penso que nomear os capitães não seja uma situação muito viável.

P: O prémio para os vencedores é naturalmente a Taça. A minha pergunta é: não achas que valeria a pena cada equipa pagar no seu total mais X euros (não iria ser muito por jogador) e conseguir-se que o Vencedor, não da próxima época mas da outra não pagasse inscrição e assim tornar o prémio algo mais aliciante... ou achas que isso iria prejudicar o torneio?

R:Sinceramente acho que só iria prejudicar o torneio… e não seria assim tão pouco por jogador. Tendo em conta os valores desta época, teríamos de exigir pelo menos mais 55 euros a cada equipa. Penso que não se justifica… Iria desvirtualizar um pouco os ideais deste torneio. Penso que dinheiro em jogo traz muitos problemas.

Mas se algum dia isso acontecer, aí sim terá de haver árbitros.

Vamos agora para as perguntas de resposta rápida:

Melhor equipa das Olaias (não podes por os Cariocas): Atlético
Melhor jogador das Olaias (não podes por nenhum dos Cariocas): Hugo Mira
O teu melhor jogo nas Olaias: curiosamente foi pelo Calçado contra a Tangerina Mecânica
O teu pior jogo nas Olaias: Cariocas-Tenrinhos
Quem vai ser Campeão: ainda faltam muitos jogos!
Quem vai ser o melhor marcador do Campeonato: Trancoso
Sete ideal das Olaias (sem nenhum dos Cariocas):
GR: Tiago Marques (A.S. Romã)
DD: Skin (Atlético)
DC: Júnior (Calçado Guimarães)
DE: Aragão (Tangerina Mecânica)
M: Shorty (Calçado Guimarães)
M: Hugo Mira (Atlético)
A: Tunha (Calçado Guimarães)

Quem gostarias que fosse o próximo Olaiense da Semana: JP (Calçado), para explicar tudo o que se tem passado com a equipa este ano.
Por esta semana é tudo, até ao inicio da proxima jornada irei divulgar aqui quem irá ser o proximo Olaiense.... quem quiser dar sugestoes é só por aqui o nome e o motivo...

13 comentários:

Anónimo disse...

Bom trabalho!
Abraço

cesargomex disse...

Mt bom!

Nao sei se a ideia inicial ja é essa, mas acho que em cada semana, deve ser escolhido um jogador de diferentes equipas.

abrço

Anónimo disse...

Sim, normalmente nao deverá calhar duas semanas a um jogador da mesma equipa... não faria muito sentido...

Abraço

Duarte Selas disse...

Se alguém tiver uma pergunta adicional faça o favor de a colocar... ou qualquer outro tipo de esclarecimento.

Trancoso disse...

mto boa rubrica,acho q esta é a melhor,sem desvalorizar as outras é claro.
tenho a dzr q os cariocas sao booxa dependentes pk sem ele ninguem ia a baliza(q é quase a mm coisa,mas é so quase lol).
as fotos demonstram q booxa tem tds as condiçoes para ganhar miss fotogenia 2008, principalmente akela foto em q aparece no se fato armani.
por fim devo dzr q este ano estamos 1bokado abaixo do q é esperado,fundamentalmente devido as outras ekipas,q estao +fortes e q parece q se superiorizam kdo jogam contra a melhor ekipa de tds os tempos "os Cariocas".
joga bonito

Anónimo disse...

Fds que gajo feio, nem para o bico

Ass Puto Carolina

Anónimo disse...

looooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool

Anónimo disse...

Entrevistem o Aragão

Anónimo disse...

Acho que deviam entrevistar o Julio. É que vem aí a Champions e ele podia voltar a explicar à malta como ir jogando e não fazer pontos (ou fazê-los... negativos!!!)

Anónimo disse...

Referia-me à Fantasy League, obviamente!!!

Anónimo disse...

Proximo devia ser alguem dos Academicos para explicar bem a situaçao actual da equipa!

Anónimo disse...

Aragão ou Pinto... Os tangerinas vão melhorar bastante nesta 2ª volta

Anónimo disse...

Booxa, o apanha bonés!