Na Ressaca da Liga

(Tive de alterar as horas dos jogos de sexta em relação àquilo que tinha publicado ontem, pois só hoje telefenei para marcar a hora das 18h e já não estava disponível. Confiram!)



Finalmente temos campeão!

Aquilo que há muito todos aguardavam apenas foi confirmado este fim de semana. Apesar de algumas dificuldades contra a Vasa Sport 1628, a vontade e o querer foram mais fortes e permitiram à A.S. Romã sagrar-se campeã!

Foi uma longa caminhada que começou no dia 28 de Setembro (vitória por 11-2 à Pensão Londres) e que acabou precisamente 6 meses depois, no dia 28 de Março. A dedicação e entrega de todos os jogadores foi o factor mais importante para o sucesso. Por isso, estão todos de Parabéns! São os justos vencedores da IV Liga das Olaias.


Quem está de parabéns também é o Atlético! Venceram os 12 Fardos de Palha na meia-fnal da Olaias Cup e estão deste modo na final, algo que lhes tinha escapado a época passada após terem perdido em penalties com o Calçado Guimarães na meia-final. E será precisamente com o Calçado que jogarão na final e terão, assim, a oportunidade de se "vingarem" da derrota do ano passado.

Este foi um jogo controlado pelo Atlético do princípio ao fim do jogo. Algumas condicionantes de última hora não permitiram aos 12 Fardos fazerem melhor. Bateram-se bem durante todo o jogo, mas as limitações não permitiram mais.

A final da Olaias Cup está marcada para o próximo domingo, dia 6 de Abril, às 17h. Quem irá ganhar? Calçado Guimarães ou Atlético?


Nos outros dois jogos da semana, destaque para mais duas derrotas do Calçado Guimarães. Apesar do regresso da "Armada Negra", a contínua ausência de um guarda-redes continua a prejudicar a equipa. Quem aproveitou este deslize do Calçado foram os Académicos, que os igualaram na tabela classificativa, embora continuem atrás por terem desvantagem no confronto directo.


Em alta:

A.S. ROMÃ - Sagrou-se campeã este fim de semana. Foi a confirmação de tudo aquilo que fizeram ao longo da época. Justo!

ATLÉTICO - Apuraram-se para a Final da Olaias Cup, onde defrontarão o Calçado Guimarães.

ACADÉMICOS - Quarta vitória consecutiva. Fim de época em grande forma. Os tempos conturbados já lá vão... Na próxima época estarão mais fortes sem dúvida.


Em baixo:

GAMBAS - Faço o que posso para eles poderem jogar, mas parece que já não querem... Os mais prejudicados são os adversários, que pagaram e não jogam!

CALÇADO GUIMARÃES - Segunda volta miserável. 9 derrotas em 10 jogos. Só não passaram para oitavo classificado porque Tunha marcou um golo no último segundo de jogo.

ROSA - Depois de ter sido um dos elementos chaves da equipa, falta à festa do título?


SETE DA SEMANA

ÚLTIMA JORNADA E FINAL DA OLAIAS CUP


EXTRAS:

- Façam desta última jornada um género de pré-época;

- Com excepção da Final da Taça, para os restantes jogos podem levar os jogadores que quiserem. Possiveis reforços para a próxima época, contratações já efectuadas, etc... quem quiserem! Esqueçam a regra dos 14 inscritos;

- Se alguma equipa não tiver 7 jogadores ou não queira jogar que me avise antecipadamente, isto é, até 4ª feira à noite;

- Como é óbvio não haverá adiamentos nesta última jornada.

- A formação de grupos da próxima época não será exactamente como tinha dito antes. Será por sorteio... 1º e 2º num pote; 3º e 4º noutro; 5º e 6º noutro e assim sucessivamente. Um total de 6 potes.

- Continuo à espera das fichas de inscrição

- Nesta última jornada todas as equipas têm que pagar o valor de inscrição da próxima época: 350 euros!

CAMPEÕES

Habemus Campeones!


Peço desculpa pelo meu mau latim, mas este é o post oficial da consagração do A.S. Romã como campeão da época Winter/Spring 2008 da Liga das Olaias!

A uma jornada do final do campeonato, foi diante de uma equipa, diga-se de passagem numerosa, dos Vasa Sport, que foi consumada a 17ª vitória em 21 jogos num registo impressionante de regularidade que se viu abalado nas ultimas jornadas devido a problemas de lesão de várias pedras fulcrais do 7 das Romãs.

Foi dada uma prova de querer, garra e vontade de ganhar acima de tudo!

Nao sei quem foram os jogadores da Vasa Sport que marcaram presença, mas parece-me que tenha ido o plantel inteiro!

Num resumo muito...resumido, peço desculpa pela redundância, o jogo não foi nada simples para os mais recentes Campeões, estando empatado durante grande parte do jogo 0-0!

O marcador só se alterou a 20 minutos do final do jogo, numa partida de grande esforço, Bruno Lopes bisou, num lançe em que o keeper dos Vasa pareceu ser mal batido, e logo de seguida na marcação de uma grande penalidade! Toni estreou-se a marcar pelos campeões num golo de belo efeito. 3-0 feito e a 5 minutos do fim, já se festejava fora das 4 linhas!

Mas como o futebol é um jogo de incertezas, ainda houve tempo para a Vasa reduzir o marcador numa desatenção de Toni que isolou o adversário em frente ao guarda redes das Romãs quando pensava que era um companheiro de equipa!

Resultado final 3-1.

Homem do jogo: Tiago Marques, Jorge, Kaka, Eiró, Vasco, Bruno Lopes, Vasquinho, Toni, Shirley, Rosa, Tomás, Zé Pedro. Todos estão de parabéns porque esta vitória é NOSSA!

E aproveito a ocasião para apresentar desde já a mais recente contratação das Romãs, à semelhança do que acontece nesses grandes palcos do desporto-rei, as Romãs já têm Cheerleaders!






Como se pode ver, o resultado é bastante satisfatório, num grande trabalho de prospecção por parte de Tomás, aprendiz de "Apertanço a Canadianas" leccionado por Jorge, é com grande orgulho que são apresentadas as novas coqueluches para a próxima temporada.

Na próxima jornada que se avizinha, a última, esperem por novidades e pela festa, contamos ter muita gente para a festa de consagração!

Bom jogo Vasa Sport, Bom jogo A.S. Romãs - mandem vir as faixas!

Cariocas 8-7 Calçado Guimarães

Jogo em atraso da Jornada 15.

Este foi um derby atípico. Algumas ausentes notadas em ambas as equipas... Nenhuma das equipas a lutar pelo título... sem pressão para ganhar. Mais derrota menos derrota já não fazia diferença. A época na Liga foi má para ambas!

Enfim, um conjunto de factores que proporcionou relembrar velhos tempos.

Os Cariocas começaram uma vez mais muito mal a partida e tudo fazia prever aquilo que tinha acontecido nos últimos jogos: saírem goleados das Olaias. Em 10 minutos o Calçado Guimarães já vencia por 4-0. Tunha e companhia faziam o que queriam dos Cariocas.

Foi a altura em que as luzes do campo se apagaram. Graças a Deus, calhou mesmo bem! 10 minutos de descanso, mais para o Calçado do que para os Cariocas, pois estes ainda não tinham corrido. Lá se voltaram a acender as luzes e parece que juntamente se acendeu uma luzinha na equipa Carioca.

Começaram a jogar melhor e aos poucos iam empurrando o Calçado. Mesmo assim era o Calçado que ainda se mostrava mais eficaz. Foi com o resultado em 6-1, e aproveitando alguma confusão no seio dos periquitos, que os Cariocas começaram a dar a volta ao jogo.

Nesta altura do jogo Booxa era quase um mero espectador. Pouco trabalho tinha para fazer... limitava-se a dar algumas indicações. Em poucos minutos o resultado estava em 6-4... era possível dar a volta. O Calçado ainda fez o 7-4 mas depois disso só deu quase Cariocas.

O golo da vitória foi marcado a 3 minutos do fim na marcação de um canto directo por Trancoso, ele que parece ter arrumado de vez as contas do melhor marcador. Muito dificilmente lhe escapará o primeiro lugar!

As equipas não tinham nada a perder e portanto viram-se muitos golos, 15 no total, tal como tinha acontecido na primeira volta, contrastando com o último jogo na Olaias Cup em que apenas tinham havido 5 golos.

Ganharam os Cariocas mas podia ter ganho o Calçado Guimarães... pouco importava, mas quando se ganha melhor!

Na próxima será melhor para ambos.


Ficha de Jogo:

Cariocas: Booxa, Renato, Tomaz, Coxi, Lois (3), Miki e Trancoso (5)

Calçado Guimarães: Júlio, Manks (1), Júnior, Kardan (1), Heitor, Nuno (1) e Tunha (4)

Bitaites do Booxa

Uma vez mais as Gambas mostram-se indisponíveis para jogarem! Já não sei o que faça... sendo assim tanto os Académicos como a Tangerina Mecânica vencem os respectivos jogos por falta de comparência. Já não há tempo para mais adiamentos.

Académicos! Embora as Gambas não compareçam haverá à mesma jogo. Será um jogo amigável! Quanto ao jogo de domingo não haverá! Tangerina Mecânica descansa mais uma semana... peço desculpa, mas faço o que posso! Não depende de mim.


CARIOCAS - CALÇADO GUIMARÃES (Sexta-feira, 19h)

Este será um jogo longe daquilo que já foram estes grandes derbies! Ambas as equipas se encontram com diversas baixas no plantel. Ambas as equipas com o segunda volta desastrosa. Cariocas apenas venceram dois jogos, Calçado apenas um.

Do lado dos Cariocas, Gonça, Dot, Manel e Xurra são baixas confirmadas. Do lado do Calçado Guimarães, Shorty, Jonathan, Stranger e JP também estarão ausentes. Devido a estas ausências o Calçado irá recorrer uma vez mais à sua "Armada Negra". Tunha, Heitor e Kardan estão convocados.

Por isto e pela perfomance dos Cariocas nos últimos tempos, o Calçado Guimarães é favorito! Mas amanhã nenhuma das equipas pensará nos três pontos. Jogarão apenas para relembrar velhos tempos.

Odds: Cariocas - 4.20 X - 3.50 Calçado Guimarães - 2.60


A.S. ROMÃ - VASA SPORT 1628 (Sexta-feira, 21h)

A garrafe de champanhe já deve estar bem fresquinha! Está na altura de abri-la... será amanhã?

Há muito que a Vasa Sport 1628 aguarda por este jogo. Costumam-se dar bem contra a A.S. Romã... Irão conseguir surpreender mais uma vez? Eu vou lá estar para ver... venham também!

Odds: A.S. Romã - 1.10 X - 2.50 Vasa Sport 1628 - 12.00


ATLÉTICO - 12 FARDOS DE PALHA (Domingo, 16h)

Há três semanas atrás, estas equipas proporcionaram um dos melhores jogos da época. São as duas equipas em melhor momento de forma.

Qualquer delas merece estar na final. Mas quem irá conseguir? O Atlético já venceu os 12 Fardos duas vezes esta época, irá conseguir novamente?

Volto a insistir! Com a dupla Hugo Mira e Daridah o Atlético fica sem dúvida muito forte. Atenção a eles 12 Fardos...

Acima de tudo que seja um bom jogo de futebol, com lealdade!

Odds: Atlético - 2.60 X - 3.40 12 Fardos de Palha - 3.00


ACADÉMICOS - CALÇADO GUIMARÃES (Domingo, 17h)

Académicos ainda podem ultrapassar o Calçado Guimarães na classificação, mas para isso têm de vencer este jogo.

Seria um desastre ainda maior para o que foi a época dos periquitos. Seria um prémio para a época atribulada dos Académicos.

Resultado imprevisível, mas prevê-se um jogo equilibrado do primeiro ao último minuto. Ligeiro favoritismo para o Calçado.

Odds: Académicos - 2.90 X - 3.90 Calçado Guimarães - 2.70


FAÇAM AS VOSSAS APOSTAS!

Nota: Compareçam a horas nos jogos. Se possível 15 minutos antes da hora de jogo. Ficam todos a ganhar com isso

Olaiense da Semana


E o Olaiense desta semana é Paulo Ruas! Mais conhecido no mundo das Olaias por Zé do Cacho.

É jogador dos 12 Fardos de Palha e um dos avançados mais acarinhados do nosso torneio. É uma equipa que foi formada há sensivelmente um ano atrás juntando vários amigos oriundos da bela cidade que é Santarém.

Ele vai-nos ajudar a fazer uma síntese do que foi a época dos 12 Fardos de Palha.

Vamos lá começar…


Primeiro que tudo. Porquê Zé do Cacho?

(sorrisos) É verdade, tocaste logo num ponto curioso! Quem me deu essa alcunha foi o Pedro Maria mais conhecido por “Pauliteiro de Alfornelos” e Gil “El Gordito”, ambos jogadores dos 12 Fardos de Palha. Numa das nossas bezanas surgiu essa alcunha, pois eu quando estou com a bezana faço uma caraça, uma expressão que parece um cacho!! Expressão essa que é única! E surpreendentemente a alcunha pegou… e pegou bem.
E agora já ninguém me a tira! Mas é com muito prazer que sou o Zé dó Cacho!

Em segundo, de onde surgiu o nome “12 Fardos de Palha”? Não seria o nome “Os 12 Alcoólicos” mais apropriado?
.
É verdade! Sinceramente o mais apropriado seria esse o nome. Mas acho que é muito agressivo e decidimos por 12 Fardos de Palha! Penso que até tem a sua graça, diferente e original.

Esta época está quase no fim. Se olharmos para trás vemos na vossa equipa duas fases completamente distintas. Na primeira volta apenas conseguiram cinco vitórias, enquanto nesta segunda volta, quando ainda falta um jogo, apenas registaram uma derrota e um empate. Como explicas esta mudança de uma volta para a outra?
-
Isso é simples, como disseste na pergunta anterior… 12 Alcoólicos era mais apropriado. O que se passou foi mesmo isso, bebedeiras. Na primeira volta a maior parte dos jogos era ao domingo. Ou seja, íamos para os jogos ainda bêbados.

Tivemos umas 3 faltas de comparências com as equipas mais fortes. Tivemos uns 3 ou 4 jogos com menos 1 ou mais jogadores. A nossa equipa é uma equipa que bebe muito. Temos bêbados de nível 1 a nível 3. E foi o que passou! Muitas noites, muitas festas daí uma 1ª volta muito fraquinha! Jogadores com directas para os jogos… e atenção que estamos a falar de jogos às 16 horas! Porque os 12 saem da discoteca e ainda vão beber copos… é tradição. Para os 12 a noite acaba quando não existe mais álcool!

E pronto esse foi um dos principais factores para o insucesso dos 12 na primeira volta. Outro factor que também contribui para o insucesso foi a falta de disponibilidade de Zé do Cacho! Muitos não sabem, mas para além de jogador o Zé do Cacho acumula funções nesta equipa, uma das quais Presidente do Clube.

E havia pouca organização nos 12! Podemos ser amadores, e estar no torneio apenas para fazer desporto e para o convívio mas podemos ter um pouco de brio e tentar ser um pouco profissionais… e aconteceu um pouco disto na segunda volta!
E foi isso, a malta começou a beber menos, a aparecer a horas nos jogos, a aquecer bem, a falar mais… digamos que foi mais organizada na 2ª volta! Houve subidas de forma incríveis como a de Nuno o “Barriguinhas”, Peu “ O Rochedo” também foi importante! E a aquisição de Samuel “O Político” também nos ajudou!

Mas a diminuição das bezanas ajudou bastante e os jogos às sextas feiras também… pois as sextas-feiras íamos jogar sóbrios e assim íamos com a força toda.
Acho que está explicado a mudança!

No inicio do campeonato ninguém vos conhecia como equipa. Na minha opinião, vocês são até ao momento a equipa sensação da prova. Ocupam o terceiro lugar da Liga e estão nas meias-finais da Olaias Cup. Consideras positiva a época ou pensas que com a equipa que têm, e tendo em conta as outras equipas, que poderiam ter feito melhor?
.
Sem dúvida nenhuma somos a equipa sensação. Primeiro por ser a primeira vez que entramos no torneio e pelo desempenho que tivemos. Segundo pelo lugar que ocupamos e por estarmos na meia-final da taça.
Tendo em conta o que disse atrás…. Foi uma época muito positiva mesmo que fiquemos pelas meias-finais da taça, pois tendo em conta que na primeira volta simplesmente não existimos!
Não tenho dúvidas que se não fosse o álcool e a noite estávamos a disputar o 1º lugar da prova! E toda a gente sabe disso, somos respeitados!

No próximo domingo defrontam o Atlético para as meias-finais da Olaias Cup. Já os defrontaram duas vezes esta época e perderam ambos os jogos. Achas que desta vez os poderão vencer e passar deste modo à final? Qual será a estratégia?

A primeira vez que jogámos contra o Atlético acho que tínhamos menos um elemento e estávamos bêbados! A segunda vez que jogámos foi para mim o melhor jogo que fizemos e possivelmente um dos melhores jogos que se realizaram até agora no torneio. Posso dizer que perdi, mas perdi bem, foi um jogo espectacular, onde não houve qualquer confusão!

Muita gente dizia que quando da primeira vez que os 12 iriam defrontar o Atlético iria haver confusão, pois o Atlético é uma equipa que também joga duro. Pois não, foi um jogo espectacular, com um grande nível. Com bons golos, rasgadinho!

Duros com bola, ambas as equipas, sempre com respeito e lealdade! Uma grande partida de futebol! Ninguém se queixou… Para mim a melhor equipa do Torneio.
Em suma, a época foi muito positiva.

Como alguns sabem, grande parte da vossa equipa é constituída por velhos amigos. Quais consideras serem os pontos fortes da vossa equipa?
.
AMIZADE

Na próxima época, e com grande prazer nosso, irão continuar connosco. Quais serão os objectivos dos 12 Fardos de Palha para a próxima época?
.
Vamos ganhar tudo!

Sabemos que muito possivelmente haverão mexidas no vosso plantel. Podes-nos adiantar algumas dispensas e possíveis contratações ou preferes guardar segredo até ao início da época?

Dispensas: A cor!

Contratações já confirmadas: Jonathan e Tunha.
Estávamos interessados em Aragão, Fábio e Duarte Lebre.


Agora falemos um pouco de ti como jogador…

Preferes ser o jogador mais avançado da equipa ou preferes jogar um pouco mais recuado como tens feito nos últimos jogos?

É complicado estar a falar da minha situação nesta equipa pois sou Presidente e jogador aos mesmo tempo! Mas recuei porque Gil “ El Gordito” está lesionado no joelho e tive que colmatar a ausência dele jogando mais atrasado! É claro que me prejudiquei em relação ao prémio para melhor marcador… mas primeiro está equipa!

Esta época já marcaste no total das duas competições 17 golos. Recordas-te de algum em especial ou para ti os golos são todos iguais?

Em primeiro lugar estão os 12!

Desde o começo do torneio até agora a tua atitude dentro de campo foi mudando. Ainda nos lembramos de algumas entradas menos bonitas nos primeiros jogos que contrasta completamente com a tua atitude dentro do campo agora. Concordas comigo ou foste sempre o mesmo dentro de campo?

Duro com bola, leal!

O futebol não é para meninas! Quem não quer jogar que vá para o ballet! Ou para o dardo! Sempre a mesma atitude! Para quem não sabe fui federado futebol 11 durante 10 anos… e joguei sempre da mesma maneira! E só fui expulso 2 vezes na minha carreira! Duro com bola, sem maldade!

Ao longo da época foste conhecendo novos jogadores. Existe alguém que gostasses de ver a teu lado nos 12 Fardos?

Jonathan e Tunha

Agora falemos um pouco do torneio…

Arbitragem, tema que foi muito falado no princípio da época. Por diversas vezes vocês disseram que seriam necessários árbitros. Continuas a ser da mesma opinião, tendo em conta os custos e benefícios que disso advém?

É claro que sim, por mais que tenhamos bom senso é muito complicado! Tem de se arranjar uma solução! Nem que passe por jogadores se disponibilizarem em serem árbitros!

Não custa nada, um jogador de cada equipa fazer de árbitro, nomear aleatoriamente! Por exemplo, jogo entre o 1º e o 2º classificado a duas jornadas do fim, 3 pontos de diferença, jogo de alto risco! A equipa que está em último, tu nomeias um jogador dessa equipa para ir arbitrar o jogo! Por exemplo! Agora sem árbitros é muito complicado!

Eu, posso dizer que pelo menos houve 2 jogos em que perdi, e em que houve lances muitos duvidosos que podiam ter influenciado o resultado do jogo! Olha se os 12 não passarem, e se eu tiver tempo não me importo de fazer de árbitro para a final da Taça! É um exemplo! Acho que que era uma ideia!

Outro tema em que mais vocês foram uma voz viva. Cumprir com as regras “à regra” ou tem de haver alguma flexibilidade?

Eu sou apologista de cumprir as regras! Confusão gera confusão!

Como vês o trabalho de Booxa ao longo da época. Pensas que no geral fez um bom trabalho? Que críticas tens a fazer?

Não tenho nada a dizer. Espectáculo! Só a apontar a situação dos árbitros e o estado dos balneários, acho que devias apertar mais com eles!

Próxima época o formato será diferente. Concordas com o que foi definido? Consideras ser a melhor opção tendo em conta existir apenas 3 meses para a sua realização?

Concordo plenamente! Não somos profissionais, isto é diversão! Temos a nossa vida também!

Por fim, tens algumas sugestões a acrescentar para melhorar o torneio ou para melhorar o blog?

Árbitros para o torneio, o blog está muito bom.

Vamos agora para as perguntas de resposta rápida:

Melhor equipa das Olaias: Atlético
Melhor jogador das Olaias: Bufred
O teu melhor jogo nas Olaias: Cariocas para a taça
O teu pior jogo nas Olaias: Alguns
Quem vai ser Campeão: AS Romã
Quem vai ganhar a Taça: 12 Fardos de Palha
Quem vai ser o melhor marcador do Campeonato: não sei!!!
Sete ideal das Olaias:
GR: Bufred (Atlético)
DD: Xis (Canhonesi Banditi)
DC: Vasco (A.S. Romã)
DE: Aragão (Tangerina Mecânica)
M: Hugo Mira (Atlético)
M: Jonathan (Calçado Guimarães)
A: Tunha (Calçado Guimarães)

Quem gostarias que fosse o próximo Olaiense da Semana? Pedro Maria
.
Obrigado pelo tempo que nos disponibilizaste e boa sorte para o que resta da época!

CABARET DO MiKi

DERBY AUSTRÍACO

Discutia-se a liderança do campeonato austríaco. Red Bull Salzburg, equipa orientada por Trapattoni, estava em primeiro lugar com mais dois pontos que o segundo classificado, o Rapid. Esperava-se um jogo equilibrado... o resultado foi este:



Para quem não se apercebeu, Trapattoni jogou em casa! Ele ainda deve estar a pensar como isto foi possível.

VITÓRIA DE SETÚBAL

O Vitória de Setúbal depois de ter vencido no sábado passado um Sporting regional, segundo Rui Santos, decidiu devolver a Taça. Sim, devolveram a Taça para reparação e limpeza!

Chiça, ainda no Sábado a ganharam. São piores que os putos, dão cabo de tudo… Imagino, devem ter andado a fazer xixi para a taça na cabine e coisas assim. Aquilo deve ter oxidado…

TÉCNICA DEFENSIVA

Bruno Alves foi convidado pela UEFA para demonstrar a sua técnica defensiva numa secção do site oficial daquele organismo na internet chamada "Training Ground" ou "Campo de Treino" em português.

Aqui fica a ideia do que serão as aulas de Bruno Alves.




ENZO MARESCA

Este fim de semana jogou-se o Sevilha-Atlético de Madrid, jogo o qual a equipa de Simão e companhia venceu por 2-1. Mas este jogo ficou é marcado pela agressão de Maresca a Kun Aguero. Maresca deu uma cabeçada em Aguero, que deixou o argentino a sangrar do nariz. Foi de imediato expulso, e deixou a equipa reduzida a dez, inviabilizando a recuperação da equipa à desvantagem no marcador, ditada precisamente por Aguero.


Apesar das desculpas públicas, Maresca foi punido com 4 jogos de suspensão!



ROCK IN RIO - Cartaz Fechado

A última grande aquisição do Rock in Rio foram os Offspring, que irão actuar no último dia, 6 de Junho. Neste dia tocarão também Linkin Park e Orishas.

30 Maio - Palco Mundo
Lenny Kravitz
Amy Winehouse
Ivete Sangalo
James Morrison

31 Maio - Palco Mundo
Bon Jovi
Alejandro Sanz
Alanis Morissette
Skank

1 Junho - Palco Mundo
Rod Stewart
Joss Stone
Tokio Hotel
Xutos e Pontapés

5 Junho - Palco Mundo
Metallica
Machine Head
Apocalyptica
Moonspell

6 Junho - Palco Mundo
Linkin Park
The Offspring
Kaiser Chiefs
Orishas

Está também confirmado, mas para o Super Bock Super Rock, Dj Tiesto, ele que já ganhou por diversas vezes o prémio de melhor Dj do mundo.


NO MUNDO AMOROSO DAS CELEBRIDADES...

- Depois do namoro terminado com Rodrigo Menezes foram atrubuídos vários namorados a Diana Chaves, mas nenhum deles confirmado pela própria. Apenas a semana passada Diana Chaves deu a conhecer o nome do seu novo namorado, o nosso conhecido..... César Peixoto! Depois de Isabel Figueira, César consegue seduzir Diana Chaves. Não joga nada futebol, mas vai-se safando bem! Agora já percebo porque está sempre lesionado... também eu ficava!


- Já namorados há cerca de um ano, Filipe Gaidão e Karen Ribeiro "Jardel" decidiram finalmente casar. O casamento está marcado para o dia 29 deste mês!

QUIZ - só para os melhores!

1. Entre que selecções foi disputado o primeiro jogo internacional?

2. Em que ano foram usados pela primeira vez os cartões amarelo e vermelho pelos árbitros?

3. Qual o máximo de golos marcados por um jogador num só jogo?

4. Qual o nome do guarda-redes que detém o recorde de minutos sem sofrer golos?

5. Qual o nome do mais antigo clube desportivo português?

Na Ressaca da Liga

Esta semana o futebol nas Olaias foi substituído pelas amêndoas e coelhinhas da Páscoa!

Dos dois jogos que existiram, destaque para a vitória do Calçado Guimarães que, deste modo, carimbou pela quarta vez consecutiva a presença na final da Olaias da Cup. Agora aguardam pelo seu adversário: Atlético ou 12 Fardos de Palha?

Como em edições anteriores estarão mais uma vez na final. A questão que se coloca agora é se será desta que vencererão ou se irão ser novamente derrotados. Tiveram três presenças na final, três derrotas. Primeiro contra a extinta equipa Seven Nation Army, depois contra a A.S. Romã e já no ano passado contra os Cariocas. E este ano, como será?

Ambas as equipas tiveram algumas ausências. Do lado do Calçado Guimarães, tendo em conta os últimos jogos, os ausentes foram Shorty e Stranger. Do lado dos Banditi o grande ausente foi João Regino. Não contaram também com nenhum dos seus avançados, nem Nuno nem Russo.

Para colmatar as ausências, o Calçado, como tinha sido anunciado, recorreu à sua velha "Armada Negra": Tunha e Heitor foram peça fundamentais para a vitória. Ambas as equipas recorreram a guarda-redes de "advserários": Booxa jogou pelo Calçado, Bufred jogou pelos Canhonesi.

Os Canhonesi Banditi até começaram melhor e foram os primeiros a marcar. Mas o Calçado reagiu bem e aproveitou as grandes fragilidades dos Banditi para dar a volta no resultado. O Calçado chegou a estar a vencer por 5-1 e pensou nesta altura que a vitória já não podia escapar, o que provocou um certo relaxamento da equipa e muitos erros defensivos.

Os Canhonesi uniram-se e correram atrás do prejuízo. Em poucos minutos os Banditi reduziram para 5-4, aproveitando muitas perdas de bola por parte de Manks e Júlio. Calçado voltou a acordar pois apercebeu-se que nada estava garantido e ainda havia muito jogo. Através da conversão de uma grande penalidade dilatariam a vantagem para 6-4.

Os Banditi voltaram a reduzir e ainda tiveram nos pés de Xis a hipótese de empatar a partida, mas Booxa opôs-se muito bem e garantiu a vitória ao Calçado. Dadas as condições de jogo, foram justos vencedores!


No outro jogo, nota negativa para a Pensão Londres. Apenas compareceu em campo com três elementos sem ter avisado previamente de tal facto. Têm de perceber que é muito chato para a outra equipa, que faz um esforço para estar presente, chegar ao campo e não ter adversário. Avisem antes, pois deste modo tenta-se arranjar uma solução ou pelo menos garantir que estejam 7 jogadores, sejam eles quem forem.

Em alta:

CALÇADO GUIMARÃES - Final da Olaias Cup garantida pela 4ª vez consecutiva. É obra! Depois da pior época de sempre na Liga, este é um prémio para esta equipa. Mas ainda não ganharam nada.

TUNHA - Regresso aos relvados das Olaias depois de algum tempo ausente. A sua presença fez-se sentir: dois golos e "magia" no ataque vimaranense. Já tínhamos saudades!
.
.
Em baixa:
.
CANHONESI BANDITI - As várias ausências na equipa saíram caras. Uma grande equipa, mas vacilaram nos momentos decisivos da época. Venha a próxima época agora!
.
PENSÃO LONDRES - Mais uma vez compareceram em campo sem sete elementos. Assim não pode ser! Esperemos que tenha sido a última vez.
.
.
SETE DA SEMANA

PRÓXIMA JORNADA

Bitaites do Booxa

Em véspera de Páscoa, o futebol nas Olaias também tirou umas pequenas férias. Apenas dois jogos hoje.

Teremos um jogo das meias-finais da Olaias Cup, onde Calçado Guimarães e Canhonesi Banditi discutem por um lugar na final de dia 6 de Abril. Quem irá ganhar?

No outro jogo teremos de um lado a Pensão Londres, que tentará devolver o último lugar à Vasa Sport 1628, e as Gambas. Ambas as equipas tentam neste momento a melhor qualificação possível.


CALÇADO GUIMARÃES - CANHONESI BANDITI (Sexta-Feira, 16h)

Dois confrontos esta época, duas vitórias para os Canhonesi Banditi. Será à terceira que o Calçado conseguirá vencer ou será que não há duas sem três e irão os Banditi passar à final?

O Calçado já disse por várias vezes esta época que o objectivo é a Taça e querem repetir aquilo que fizeram nas três edições anteriores: marcar presença na final. Apesar de Shorty não estar presente nos convocados, dada a importância do jogo o Calçado fez questão de chamar a sua "Armada Negra". Tunha e Heitor estão convocados. Jonathan foi convocado também mas estará em dúvida.

Do lado dos Canhonesi as ausências serão muitas, algo que poderá determinar o desfecho final do encontro.

Dadas as condições, o Calçado parte com ligeiro favoritismo. Como disse Júnior em entrevista ao Jornal Max há uma semana, o Calçado quer fazer história esta época.

Odds: Calçado Guimarães - 2.60 X - 3.90 Canhonesi Banditi - 3.20

GAMBAS - PENSÃO LONDRES (Sexta-Feira, 17h)

Jogo em atraso da Jornada 20.

Equipas separadas por apenas dois pontos na tabela classificativa. Relegada para a última posição a semana passada, a Pensão Londres tentará já amanhã inverter a situação e ascencer ao 10º.

As Gambas já mostraram que com o plantel todo e concentrados que podem surpreender. A equipa vem de um longo estágio em Marrocos. Será que isso irá afectar a perfomance dos jogadores?

Atenção a 23 que tentará neste jogo marcar mais uns golitos de forma a pressionar Trancoso e Rosa.

Ligeiro favoritismo para a Pensão Londres, mas para isso terá de conter com pelo menos 7 dos seus elementos.

Odds: Gambas - 3.30 X - 3.90 Pensão Londres - 2.90


Até amanhã e apareçam a horas nos jogos!

Olaiense da Semana


E o Olaiense desta semana é Artur Pedro Bastos Lourenço, Artur para os amigos!

É o capitão da equipa Vasa Sport 1628, equipa que tem como grande objectivo a diversão e convívio todas as semanas e sempre que possível ganhar. Quase todos os elementos da equipa são velhos conhecidos dos Verões na Ericeira.

Artur já foi um dos goleadores do nosso torneio mas agora dedica-se mais a construir jogo. Ficou conhecido entre nós pela sua típica finta com o joelho!

Feitas as apresentações passemos ao que interessa.

Quem vos conhece sabe que vocês são a equipa que mais leva isto na desportiva, mais na brincadeira. Prova disso tem sido os nomes das vossas equipas, primeiro Unidos da Lota e esta época Vasa Sport 1628 (navio que afundou na primeira e única viagem que fez). É realmente para vocês mais importante a “diversão semanal” e são os pontos conquistados apenas um acréscimo?

Obviamente que sim. Só assim entendo este torneio. A oportunidade de um grupo de amigos se divertir a jogar futebol, contra diferentes equipas que tenham o mesmo espírito! O nome que damos às nossas equipas é simplesmente o reflexo de como encaramos o torneio à partida independentemente dos resultados que venhamos a ter.

Vocês começaram muito bem a época com algumas boas exibições, embora sem resultados a condizer, mas depois alguns jogadores influentes “desapareceram”, nomeadamente Rui, Daniel e depois Zé Teles. Achas que com estes jogadores mais vezes presentes podiam ter tido melhores resultados e consequentemente estar uns lugares acima na tabela?

Os afazeres profissionais nestes casos falam mais forte. Todos eles são importantes mas destacaria a falta que o Zé nos faz. Por ser um lugar específico (o de guarda-redes) e também por ser dos três o que maior contributo deu à equipa, o keeper que agora está em terras suecas faz-nos muita falta!

Há uma coisa que me faz confusão. Na grande maioria dos vossos jogos a derrota nunca foi superior a dois golos. Ou seja, parece-me que vocês nivelam o vosso jogo consoante o adversário. Pensas que se tivessem encarado os jogos com as equipas “mais fracas” como encararam os jogos com as equipas “mais fortes” podiam ter conquistado mais pontos?

Há um misto de duas situações. Quer a nossa equipa se adapta ao adversário quer por sua vez o adversário se adapta a nós. Com isto quero dizer que com equipas teoricamente mais fortes, o nosso espírito de entreajuda e os níveis de atenção aumentam o que nos faz jogar mais como equipa e por consequência melhor. Contundo os nossos adversários também podem de certa maneira encarar os nossos jogos mais “nas calmas” quer pelo nosso espírito mas principalmente pelo nosso historial de resultados.

Este fim-de-semana, depois de meses na última posição, vocês conseguiram abandonar a última posição. Poderemos considerar como um pequeno prémio para esta equipa que muito se esforçou e dedicou durante toda a época ou queriam vocês mais ainda?

Antes de mais quero expressar o meu descontentamento por tal acontecimento… os meus jogadores foram contra as minhas instruções claras… queríamos o ultimo lugar… aproveitaram a minha ausência e cá vai disto… Agora mais a sério. Fiquei muito contente por esta vitória! Apesar de o essencial ser jogar futebol, uma vitória uma vez ou outra sabe bem!

Se olharmos para os números da vossa equipa vemos que Bispo é responsável por um terço dos golos da vossa equipa. Está o vosso ataque dependente de Bispo ou não faz ele mais do que a obrigação dele?

Ambas as coisas. Aproveito para expressar o meu apreço pelas qualidades futebolísticas do Bispo. Não sendo o melhor avançado da liga em termos estritamente ofensivos, se olharmos para além dos golos que marca a sua entrega ao jogo e o seu papel a defender, o Bispo é na minha opinião um dos avançados mais completos da Liga!

Próxima jornada, coincidência ou não, vocês terão nas “vossas mãos” a decisão do título contra o vosso adversário predilecto, a A.S. Romã. Já os surpreenderam por diversas vezes em épocas anteriores. Achas que o conseguirão fazer novamente adiando a festa do título para a última jornada? Qual será a estratégia para derrotar a A.S. Romã?

Querer adiar a festa das Romãs queremos, conseguir é outra coisa… mas se já conseguimos vencê-los uma vez porque não outra? Estratégia é jogar simples e jogar para ganhar dentro das nossas capacidades. Depois o resultado vê-se no fim.

Para o próximo ano contaremos novamente com vocês. Haverá alterações no plantel ou será o mesmo? E quanto aos vossos objectivos, passa porquê?

É muito provável haver alterações. As disponibilidades das pessoas alteram-se e assim é sempre necessário fazer alguns reajustamentos. Não fosse isso e a equipa ficaria a mesma.


Agora falemos um pouco de ti como jogador…

Como disse anteriormente, em épocas anteriores marcaste vários golos. Actualmente jogas em posições mais recuadas. Foi isso consequência da inclusão de novos jogadores para o ataque ou preferes jogar mais atrás?

Com a idade todos os jogadores vão recuando… se calhar já devia estar atrás da bancada a comer o belo do prego e uma cervejinha… Temos vindo a treinar durante os jogos e vamos observando onde cada um rende melhor dentro de um todo. Porventura gostaria de jogar mais à frente, mas as pernas não mo permitem neste momento e há jogadores que desempenham esse papel melhor que eu.

Existe algum jogador de outras equipas que gostasses de ter a teu lado no meio-campo da Vasa Sport 1628?

Todos, assim o meio campo dos adversários ficava vazio… Três jogadores que aprecio ver jogar: Trancoso, Pinto e Rosa.

Lembras-te de algum jogador(es) em especial que tenhas sentido muitas dificuldades em passar por ele?

Todos.


Agora só mais umas perguntinhas sobre o torneio…

Nova época já está definida. Não te vou perguntar se gostas do formato ou não, porque parte dele foi sugerido por ti. A questão é se tens alguma ideia/sugestão a acrescentar àquilo que foi proposto?

Uma bonificação para as equipas com jogadores que contribuíram para que este fosse o formato adoptado! Não sei se já está englobado no formato actual, mas aproveitando a ideia do Miki de fazer torneio com equipas com elementos de diferentes origens, porque não fazer um All star game? Há dois grupos a partir dos quais se podiam fazer uma equipa cada. O calendário ideal seria na transição da fase de grupos para os playoff. Boa ocasião para se fazer um evento de confraternização (jantar, entrega de prémios da época transacta, …)

Na próxima época pensas que se deve manter as 12 equipas de forma a estabilizar um pouco ou és favor da entrada de mais algumas equipas novas?
Estabilizar primeiro depois pensar em outros voos.

Hoje falou-se no blog na criação de um “Mercado de Jogadores”, que incluiria jogadores sem clube ou que tivessem vontade de mudar de clube. Achas viável? Que sugestões dás para a sua implementação?
Ideia engraçada mas de difícil implementação.


Vamos agora para as perguntas de resposta rápida:

Melhor equipa das Olaias: Tangerinas
Melhor jogador das Olaias: Trancoso
O teu melhor jogo nas Olaias: AS Romã (Ganhámos 5-4)
O teu pior jogo nas Olaias: iiiiii foram muitos
Quem vai ser Campeão: AS Romã
Quem vai ganhar a Taça: 12 Fardos de Palha
Quem vai ser o melhor marcador do Campeonato: Gostaria que fosse o Bispo mas vai ser o Trancoso
Sete ideal das Olaias:
GR: Tiago Marques (AS Romã)
DD: Xurra (Cariocas)
DC: Tomaz (Cariocas)
DE: Aragão (Tangerinas Mecânicas)
M: Pinto (Tangerinas Mecânicas)
M: Trancoso (Cariocas)
A: Zé do Cacho (12 Fardos de Palha)

Quem gostarias que fosse o próximo Olaiense da Semana? Manuel das Couves
.
Obrigado pela tua disponibilidade e boa sorte para os restantes jogos.

Liga dos Campões ou Liga dos Últimos?

De um lado uma equipa que de 57 pontos possíveis, tinha conquistado 13 pontos e do outro outra com apenas mais 2. Parece-me mais liga dos últimos....

http://www.youtube.com/watch?v=j3NCTT1EWpI

Cromos a assistir é que não havia; penso que o único espectador era o Miki.

E foi com o objectivo de fuga ao último lugar que se disputou, ao início da noite de Sexta-feira passada, o jogo que opunha a Pensão Londres à equipa dos Vasa Sport 1628. Destaque para a Pensão Londres, que, como só trouxe 5 jogadores, pediram emprestados Xurra e Booxa aos Cariocas. Do lado dos Vasa, estreava-se o avançado Miguel Marques.

O jogo começou com muita atrapalhação de parte a parte, mas com ligeiro sinal mais para a equipa sueca. Foi assim, com alguma surpresa, que num lance rápido, mas com algumas culpas para a defesa dos Vasa, a Pensão se adiantou, por intermédio de Pila.

No entanto, a equipa da Nau afundada reagiu muito bem e em cerca de 10 minutos deu a volta ao jogo, com golos de Freddy e Bispo. Nesta altura, a Pensão entra na sua melhor fase da partida, com Vinte e Três a servir de pivô ofensivo e dar muito trabalho ao defesa central Luís Carlos, que teve de ceder duas faltas à entrada da área. Na segunda tentativa Pedro marcou um golo de belo efeito de livre directo.

Mas os Vasa voltaram a reagir bastante bem e Tiago Meirinhos restabelece a vantagem na sequência de um livre à entrada da área. A partir daqui, só faltou a calma para gerir esta vantagem tranquilamente até ao fim, porque a equipa do Vasa foi bastante superior nesta fase. A finalizar o golo de Miguel Marques acaba com a discussão de resultado.

Fica a promessa de, para a próxima vez que se der este confronto, ser para discutir objectivos mais nobres.

Jogaram pela Pensão Londres: Kelia, Róró, Pila (1), Vinte e Três, Pedro(1), Xurra e Booxa.

Jogaram pelos Vasa Sport 1628: Tiago Meirinhos (1), Luís Carlos, Miguel, Fred, Luís, Bispo(1) e Miguel Marques(1).

Melhor em campo: Freddy – Excelente exibição a coordenar o meio-campo (nem parecia lesionado) e excelente golo “à futsal”.

CABARET DO MiKi

SORTEIO DA CHAMPIONS LEVANTOU DÚVIDAS
O sorteio dos quartos de final da Liga dos Campeões, que se realizou na passada Sexta-feira, foi colocado em causa depois de um "comment" ter sido colocado num site britanico, o utilizador referiu que tinha ouvido um rumor de que o sorteio iria colocar frente-a-frente o Liverpool-Arsenal, bem como o Fenerbache-Chelsea e o ManUtd-Roma, isto é, acertou nos quatros jogos!!!! O o comentário foi colocado ás 10h, ou seja cerca de duas horas antes do sorteio, o que levou mesmo algumas casas de apostas a não aceitarem mais dinheiro. O Porta-voz da UEFA negou qualquer possibilidade de arranjos: " Não percebo como isso aconteceu, essa pessoa que colocou a mensagem têm poderes sobrenaturais...".
As hipoteses de acertar nos quartos-de-final estavam cotadas em 119/1!!! Alguém ficou rico.

JOGO BETIS-BILBAU NÃO CHEGA AO FIM
A partida entre Bétis e Athletic Balbao, respeitante à jornada 28 da primeira divisão espanhola, não chegou ao fim, em virtude de um elemento do público ter arremessado uma garrafa de água contra Armando, guarda-redes da formação forasteira. Decorria o minuto 72, numa altura em que o "placard" era favorável aos bascos (1-2), quando o incidente ocorreu. Armando foi atingido na cabeça, saiu de maca do relvado e, segundo vários relatos, terá mesmo desmaiado, recuperando os sentidos já no balneário. Perante a gravidade do sucedido, o juiz Clos Gomez recusou-se a retomar o encontro.
No ultimos segundos do video vê-se o ANIMAL que atira a garrafa.



CORAÇÃO "PENDURA" CHUTEIRAS DE LUCAS
O médio do Estrela Vermelha de Belgardo, Lucas, colocou hoje um ponto final na carreira devido a um problema de coração diagnosticado enquanto o campeonato esteve parado no Inverno.Um check-up feito recentemente, em Padova, na Itália, confirmou que o português de 28 anos iria estar a colocar a vida em risco se continuasse a jogar."Este é o momento mais difícil da minha vida, mas tenho de agradecer a toda a gente no Estrela Vermelha que esteve ao meu lado nos últimos dois meses", afirmou Lucas em conferência de imprensa."Este apoio significou bastante para mim ao longo do que tem sido um período muito difícil de viver. Agora tenho de olhar em frente, viver uma vida normal e encontrar outra profissão que goste. Ainda não sei o que vou fazer. Primeiro tenho que descansar porque tem sido um período psicologicamente desgastante", concluiu o médio português.


CANTO ESTUDADO DA ROMA
Jogo AS Roma - AC Milan, no passado sabado, onde os romanos fizeram a reviravolta no marcador e venceram 2-1 e mantêm-se na corrida pelo titulo. Mas o video é uma genial jogada estudada a partir de um canto que tenta enganar adversários... e os arbitros.


O JUNINHO JAPONES
O nome do jogador é Keisuke Honda, 21 anos, defesa-esquerdo, joga actualmente no VVV-Venlo da Erevidise (Primeira Divisão Holandesa). É sem duvida um especialista em bolas paradas e que utiliza a tecnica do "mestre" Juninho. Se escreverem o nome deste japones no YouTube podem ver vários golos de livre que este jovem já marcou. Aqui fica o golo que marcou neste fim de semana frente ao Feyenoord.


SUGESTÃO DO CHEFE
Por favor, João Vieira Pinto... fica em Portugal.


PS: Mex, não queres fazer uma rubrica semanal a falar de musica?! Não consigo fazer a cobertura musical e dos espectaculos.

Na Ressaca da Liga

Ainda não foi desta que a A.S. Romã se sagrou campeã! A festa fica adiada pelo menos por 15 dias...
.
.

Quem não ficou contente de modo algum com o adiamento da festa foi o nosso velho conhecido e amigo Manel das Couves que, ao sentir o cheirinho a champanhe, fez questão de se deslocar ao recinto das Olaias. Não teve sorte... não bebeu champanhe mas reviu velhas glórias das Olaias, facto que o deixou bastante contente. É sempre benvindo!

Foram algumas as adversidades que a equipa da A.S. Romã enfrentou para este encontro com os 12 Fardos de Palha. Às ausências de Vasco e Zé Pedro juntou-se a lesão de Rosa nos primeiros minuntos de jogo (ver fotos abaixo). Para além disto alguns jogadores jogaram a "ritmo de festa". O resultado só podia ser um: a vitória dos 12 Fardos de Palha, que apesar da ausência de Zé do Cacho, tiveram Nuno Fernandes em grande forma, o qual assinou um poker na partida.




















Foi um resultado justo sem dúvida. 12 Fardos de Palha mostram nestes últimos jogos aquilo que farão da próxima época. Tenham atenção a eles!

Apesar da derrota, a A.S. Romã ainda podia sair do recinto das Olaias com o título garantido mas para tal o Atlético não podia vencer. Os Canhonesi Banditi até pareciam querer dar uma ajudinha às Romãs e através de Copas adiantaram-se no marcador. O Atlético, apesar de ausência de Hugo Mira e de algumas debilidades físicas dos seus jogadores, mostrou uma vez mais que é uma grande equipa e que fará tudo o que estiver ao seu alcance para adiar a festa da A.S. Romã. Primeiro através de um belo golo de Candeias o Atlético empatou o jogo. Mas foi apenas a 15 minutos do fim que consegui materializar a exibição em golos. Em apenas um minuto colocou o resultado em 3-1. Altura em que os jogadores da A.S. Romã abandonaram o campo. Não iria haver festa. Altura de pegar no champanhe e levá-lo de novo para o frigorífico! Daqui a 15 dias estará bem fresquinho!

Nos jogos de sexta-feira destaque para a Vasa Sport 1628! Após inúmeras jornadas na última posição abandonaram o último posto, trocando precisamente com a Pensão Londres. A questão que se coloca é quanto tempo irá conseguir conviver esta equipa sem essa mesma posição. As saudades serão muitas sem dúvida!

No outro jogo, talvez surpresa para alguns ainda, mas os Cariocas saíram das Olaias uma vez mais goleados. Desta vez os carrascos foram os Tenrinhos, que a semana passada já tinham "ameaçado" a A.S. Romã, e esta semana concretizaram com os Cariocas. Completamente irreconhecíveis os Cariocas, facto explicado em parte pelas condições físicas dos jogadores. Miki e Trancoso ainda estão em condições deficientes, e Xurra e Manel lesionaram-se nesta partida. Muitas lesões nos últimos tempos que não têm ajudado. Vitória inteiramente justa dos Tenrinhos que uma vez mais mostraram que são fortes defensivamente.

Em alta:

VASA SPORT 1628 - Boa exibição frente à Pensão Londres que lhes permitiu dizer adeus ao último lugar. Finalmente!

12 FARDOS DE PALHA - Atingiram o terceiro lugar! Segunda volta quase perfeita... não tivessem andado a "dormir" na primeira volta e talvez estivessem na disputa pelo título. Fica para o ano!

TENRINHOS - Guardaram-se para o fim de época... boa exibição tanto na semana passada como nesta. Golearam os Cariocas!

Em baixa:

CARIOCAS - 5 derrotas consecutivas! 44 golos sofridos nos últimos 5 jogos! Uma palavra: Miseráveis!
.
PENSÃO LONDRES - Quando faltam duas partidas para disputar atingiram a última posição. Resultado de uma época muito instável em que nem sempre contaram com 7 jogadores. Esta semana foi mais uma delas.


SETE DA SEMANA

PRÓXIMA JORNADA

Esta semana apenas haverão dois jogos em virtude de estarmos na semana da Páscoas. Ambos os jogos terão de ser jogos esta sexta-feira. Não há mais nenhuma data disponível!

ATLÉTICO 6-1 CANHONESI BANDITI

A equipa do Atlético apresentou-se em campo um pouco desfalcada, apenas com 6 elementos. Deste modo, Vítor, emprestado pelos 12 Fardos de Palha, fez o favor de jogar à baliza.

Mesmo com Hugo Mira ausente e com Ivo a jogar lesionado, o Atlético conseguiu levar a melhor sobre os Canhonesi Banditi, os quais não puderam contar também com o seu goleador Nuno, e impedir a festa da A.S. Romã.

O jogo começou com muita pressão da parte dos Canhonesi Banditi o que lhes permitiu inaugurar o marcador muito cedo através do inevitável Copas. Ele já tinha feito o que costuma fazer quase sempre, marcar um golo por jogo, agora o resto dependia da equipa.

O Atlético mais uma vez começava muito mal o jogo, sem conseguir criar situações de perigo, havendo uma grande distância entre a linha da defesa e do ataque, deixando assim muitos espaços para os Canhonesi Banditi os quais tiveram ainda algumas oportunidades para fazer o segundo golo.

O Atlético ficou farto de ver a equipa adversária jogar "sozinha"! Era preciso começar a correr... Mas antes de começarem a correr, Candeias com um grande remate de trivela do meio da rua empatou a partida. Sem hipóteses para João Regino!

Com o Atlético mais motivado e organizado já não havia tantos espaços os Canhonesi Banditi que iam portanto recuando no tereno. A partir daqui só deu quase Atlético. Os Canhonesi defendiam como podiam e tentavam a sorte em esporádicos contra-ataques.

De seguida mais um grande momento de inspiração de Candeias, que com o remate e forte e colocado colocou o Atlético na frente do marcador. Faltavam 15 minutos para o fim da partida. Logo de seguida começou o "Show Daridah". Segundos depois, ele mesmo, fazia o 3-1. Depois de uma assistência de Candeias, marcou um bonito golo ao picar a bola a meia altura para um dos lados do guarda redes e correndo pelo outro, finalizando sem qualquer problema.

Minutos mais tarde Daridah faria mais dois golos depois de trocar as voltas aos defesas dos Banditi. Mais uma vez a mostrar toda a sua classe. Hat-trick na partida e o 5-1 neste momento. Está resolvida a partida!

O Atlético estava a deixar os Canhonesi sem respostas, estavam pasmados com a qualidade de jogo do Atlético, que ao princípio do jogo levou a equipa adversaria á ilusão de poderem ganhar o jogo. Mas nas Olaias só dava mesmo Atlético, Atlético e mais Atlético…

A esta altura já a A.S. Romã tinha abandonado o recinto. Perceberam que se dependesse do Atlético não iriam celebrar o título tão cedo. Eles podiam ter aberto a garrafa de champanhe que já tinham com eles, para celebrarem a conquista do título, mas ainda não foi desta. Têm que deixar a garrafa de champanhe mais duas semanas no congelador, porque ainda estava muito quente.

Voltando ao jogo, o Atlético estava agora a esmagar os Canhonesi por 5-1, deixando o adversário sem saber o que fazer, estavam descontrolados, só pensavam no fim do jogo, para não levarem mais, mas não foi assim que terminou. O Atlético ainda tinha mais para dar! Através de Ivo, mais lesionado que nunca, marcaram o sexto golo.

O jogo terminou de seguida com uma vitória extraordinária de 6-1. O cabaz de Páscoa podia ter sido maior não fossem ainda algumas boas oportunidades desperdiçadas.


Jogadores do Atlético um a um:

Vítor (extra-comunitário) - Deu bastante segurança à defesa do Atlético. Fez ainda umas boas defesas ao longo da partida. Sem culpas no golo!

Bigodes - Fez a ala direita toda, atacando e defendendo com grande rapidez, fez um grande jogo, fez um grande remate à trave tirando tinta da barra, deixando o campo das Olaias a tremer.

Candeias - Um dos melhores centrais, o defesa que mais dores de cabeça dá aos avançados. Marcou dois golos, dando inspiração para a vitória conseguida por parte do Atlético.

Rufias - Grande exibição, com muita rapidez, e com o seu anel na mão direita supersticioso, dizendo que ganhamos por sua causa.

Fábio - Fez a ligação entre a defesa e os avançados, deixando muitas vezes o adversário sem soluções, fez um grande jogo como é costume. Assistência para um dos golos.

Daridah - Grande capacidade técnica, muitas vezes deixando os jogadores sem reacção, fez um hattrick. Os adversários precisam de muito treino e muita capacidade física para anularem as fintas e corridas.

Ivo - Embora não estivesse nas melhores condições físicas, fez uma boa partida. Segurava bem a bola no ataque e soltava-a no momento certo para os colegas de equipa.


Ficha de jogo:

Atlético - Vítor (Gr), Bigodes, Candeias (2), Rufias, Fábio, Ivo (1) e Daridah (3)

Canhonesi Banditi - João Regino (Gr), Xis, César, Maxo, Bobas, Amon, Copas (1) e Medeiros

Desejos de uma Boa Páscoa!

(by Daridah)

Cariocas 3 - 8 Tenrinhos

Jornada 21 – Sexta, 14 Março, 21h


Jogo entre duas equipas em fases completamente diferentes. De um lado, os Cariocas, uma das equipas com mais história nas olaias, e que está numa fase descendente em termos de resultados e exibições, e do outro os Tenrinhos, que, a fazer a primeira época do torneio, começam finalmente a conseguir alguns resultados positivos…

O jogo começou repartido, mas com os Tenrinhos a criarem mais perigo junto à baliza de Booxa, acabando mesmo por marcar cedo, e de seguida enviar uma bola ao poste, na sequência de um chapéu de Igor. Pouco tempo depois os Cariocas chegaram ao empate, mas os Tenrinhos voltam a colocar-se em vantagem.

Seguiu-se então uma fase agitada do jogo, e que, a meu ver, foi decisiva. Situações de perigo em ambas as balizas, em que os Tenrinhos revelaram uma eficácia que nem sempre têm mostrado em outros jogos, e os Cariocas, principalmente com iniciativas individuais, enviaram 1 ou 2 bolas aos postes.

O marcador começava então a tornar-se desequilibrado a favor dos Tenrinhos, e os Cariocas, na procura de minimizar os estragos, começaram a abrir alguns espaços na defesa, bem aproveitados pelo ataque dos forasteiros.

No geral foi um jogo bem disputado, sem casos, e marcado pelas limitações físicas de alguns jogadores cariocas, que chegaram mesmo a lesionar-se, obrigando assim a equipa canarinha a jogar com guarda-redes adaptado (Booxa passou a jogar em posições mais adiantadas), à semelhança do que acontecia na equipa dos Tenrinhos, que mais uma vez se apresentou sem guarda-redes.

O resultado ficou então em 3 – 8, confirmando-se assim os receios expressos por Booxa nos seus Bitaites semanais.


Melhor em Campo: Bruno, pelos 3 golos que marcou, e pela segurança que deu à equipa no meio campo.


Constituição das equipas:

Cariocas: Booxa (GR), Manel, Dot (AG), Miki (1), Trancoso (1), Lois, Xurra, Luisinho (1)

Tenrinhos: Gaspar, Carlos Calisto, Renato, Igor (1), Bruno (3), Martins (2), João (1)


ASS: Gabriel Alves

(sei que a crónica não está muito pormenorizada, mas não me lembro bem das ordem dos golos...)

Bitaites do Booxa

Primeiro que tudo informar que, por causa do acumular de muitos jogos em atraso, o campeonato irá acabar apenas dia 6 de Abril, havendo uma jornada nos dias 28 e 30 de Março com todos os jogos em atraso, com excepção do jogo Pensão Londres-Gambas que será jogado dia 21 de Março.

Confiram o calendário!


Quanto a este fim de semana teremos duelos interessantes. Os quatro primeiros defrontam-se entre si e há também um "derby" no fundo da tabela. Será domingo o dia da festa do título?

PENSÃO LONDRES - VASA SPORT 1628 (Sexta-feira, 20h)

Esta será talvez a derradeira oportunidade para a Vasa Sport conseguir abandonar o último lugar. As diversas ausências na equipa talvez dificulte um pouco a tarefa.

Resultado imprivisível. Ambas as equipas já mostraram que podem fazer muito mais do que têm feito, mas nós não sabemos quando estão dispostas a isso.

Mesmo assim ligeiro favoritismo para a Pensão Londres, que terá em 23 uma seta sempre apontada à baliza. Está a apenas 6 golos de Trancoso.

Odds: Pensão Londres - 2.45 X - 3.95 Vasa Sport 1628 - 2.90


CARIOCAS - TENRINHOS (Sexta-feira, 21H)

Irão os Tenrinhos aproveitar a crise dos Cariocas? Parece que os Cariocas já bateram no fundo e que pior seja difícil...

O jogo da primeira mão ainda está na memória dos Cariocas, que apesar de terem vencido passaram muitas dificuldades. O mesmo se espera do jogo de amanhã, ainda por cima depois da exibição dos Tenrinhos frente à A.S. Romã na semana passada.

Mesmo assim ligeiro favoritismo para os Cariocas, mas vão ter de correr muito. Aos Tenrinhos, basta jogar como na semana passada e ganham.

Odds: Cariocas - 1.80 X - 3.00 Tenrinhos - 2.20


A.S. ROMÃ - 12 FARDOS DE PALHA (Domingo, 16h)

12 Fardos, se se quiserem juntar à festa do título tragam também vocês o champagne!

Caso contrário, corram e lutem do primeiro ao último minuto e a vitória será possível. Será sem dúvida um grande jogo entre duas das melhores equipas. Será equilibrado até ao fim, mas acredito que a festa do título se irá fazer mesmo. Veremos... depende dos 12 Fardos!

Odds: A.S. Romã - 1.60 X - 3.50 12 Fardos de Palha - 2.40


ATLÉTICO - CANHONESI BANDITI (Domingo, 17h)

Mais um grande jogo. Este ano defrontaram-se duas vezes... uma vitória para cada lado. E este pode não ser ainda o último confronto da época. Muita gente aposta numa final entre estas duas equipas.

Ambas as equipas vêm de vitórias moralizadoras. Quando já há pouco em jogo, que seja acima de tudo um bom jogo, um bom espectáculo de futebol.

Ligeiro favoritismo para o Atlético que têm tido em grande forma a sua dupla atacante: Hugo Mira-Daridah. Atenção a eles!

Odds: Atlético - 1.90 X - 3.00 Canhonesi Banditi - 2.20


Façam as vossas apostas!

Olaiense da Semana


E o Olaiense desta semana é Gonçalo Selas! Mais conhecido no mundo das Olaias por Júnior. A alcunha Júnior vem dos tempos de escola e deve-se ao facto de ser irmão mais novo de Booxa.

É jogador do Calçado Guimarães e um dos melhores centrais da Liga. Foi considerado nas duas épocas anteriores pelos capitães de equipas como o melhor central, integrando o “Sete do Ano”.

As últimas exibições e resultados da equipa, tal como tudo o que se passou durante a época, exigem uma explicação e por isso escolhemos esta semana um jogador do Calçado.


Esta foi uma época um pouco atípica para vocês. Muitos problemas, muitas más exibições, um Calçado completamente diferente do que estamos habituado. Tudo começou com o abandono da equipa por parte de Fred a seguir ao jogo contra a A.S. Romã na primeira volta, ele que tinha sido uma peça fundamental na época passada. Foi a melhor solução para ambas as partes ou gostariam de ter contado com ele ao longo da época?
.
É certo que o Fred era um excelente jogador, tinha um remate fácil e certeiro e fazia muitos golos, dependia das chuteiras, as da Reebok eram sem dúvidas as que facturavam mais. Mas só faz falta quem cá está! O Calçado fez jogos de grande qualidade com este jogador mas também os fez sem ele. A saída de Fred teve aspectos positivos, obrigou-nos a vasculhar o mercado e foi quando contratámos o Trinta, que trouxe ainda melhor futebol e pôs o Calçado a jogar em equipa, pena é que não tenha durado muito.

A juntar a esta ausência, tinham também outra desde o início da época: Tunha, este devido a problemas físicos, ele que é considerado por muitos como o melhor avançado. Aperceberam desde logo que sem estes dois jogadores seria impossível lutar pelo título, ou era o título o vosso objectivo?
.
Esta época houve muitos contra-tempos, Tunha foi só mais um a juntar a lista. É sem dúvida um grande jogador, mas teve a infelicidade da lesão no joelho que condicionou a sua época, não jogou na 1ª volta e no início da 2ª ainda estava visivelmente debilitado. Inclusivamente, o Mantorras mandou uma carta endereçada a todos, mas em especial ao Tunha, dando uma palavra de força. Ficámos moralizados com estas palavras e o título sempre foi nosso objectivo, mas foi difícil contornar todos os obstáculos que apareceram com o decorrer da época.

Outro problema tem sido a constante ausência de um guarda-redes, com excepção de um ou outro jogo. Júlio tinha sido até ao início da época o vosso guarda-redes. Nunca foi um grande guarda-redes, mas cumpria e não comprometia. Ele quis jogar esta época à frente. A minha questão é se ele passou a ser uma mais valia à frente ou se seria mais útil ao Calçado na baliza?
.
Aqui está a chave de toda a crise do Calçado. Acho que se tivéssemos tido sempre um guarda-redes fixo, tínhamos jogado com mais organização e a história podia ter sido outra. O Júlio é um sacana dum Higuita. Conhece alguns podres da vida do presidente e aproveitou-se disso para o chantagear e assim poder jogar na frente e fazer alguns bonitos. A verdade é que ele só pode jogar entre os postes e mais não digo…

Houve uma altura da época em que, depois de vários pontos perdidos, pensámos que teríamos o Calçado Guimarães de volta às grandes exibições e à luta pelo título. Foi no jogo contra os vossos eternos rivais, os Cariocas. Fizeram uma grande exibição na qual puderam contar com dois novos jogadores: Brás para a baliza e Trinta para o ataque. Onde andam esses jogadores? Porque jogaram apenas 4 jogos?
.
Será sempre um jogo memorável. O Trinta e o Brás participam noutro campeonato paralelo. Pelo que sei, o Trinta lesionou-se nesse campeonato e desde então deixou de fazer parte dos planos. Quanto ao Brás apenas sei o que todos sabem. Assim que deixámos de contar com o Trinta, nunca mais soubemos nada do Brás. O Jonathan era o responsável dos jogadores, mais esclarecimentos terão de ser com ele.

Ultimamente desapareceu também o último elemento do tridente, Jonathan. Um grande jogador, com experiência e que acima de tudo marca muitos golos. Que se passa com Jonathan? Está guardado para a Taça ou abandonou o plantel?
.
Pelo que soube o jogador abandonou o clube sem dar satisfações e vai jogar na próxima época pelo adversário. São opções, não há muito a dizer.

Estes são muitos problemas para uma equipa que queria ser campeã e que tem provocado que ultimamente tenham sentido muitas dificuldades em “montar” a equipa. Há falta de motivação para jogar no Calçado Guimarães? Sente o balneário a ausência de Espiga no mesmo?
.
Quem veste a camisola amarela nunca pode sentir falta de motivação. A ausência do Espiga trouxe dificuldades para a nossa defesa e complicou a estratégia do Calçado. Fizemos algumas mexidas na posição dos jogadores e tentou-se resolver o problema, mas ficou sempre a faltar alguém com características mais defensivas.

Depois disto tudo concluímos uma coisa. A época foi mal preparada. O que faltou o que podia ter sido feito? Está o lugar do presidente vitalício, JP, em perigo?
.
Houve uma grande instabilidade táctica devido à falta de um guarda-redes a tempo inteiro. Raramente tínhamos os mesmos sete nos jogos e com estas constantes mudanças de jogadores não deu para impor uma rotina de jogo. Acho que o futuro do presidente passa por arranjar um projecto campeão, seja através da fusão com outro clube ou contratações de peso.

Agora resta-vos a Olaias Cup. Nas últimas três épocas foram sempre à final mas acabaram sempre derrotados. O vosso próximo adversário é a equipa dos Canhonesi Banditi, equipa com a qual já perderam duas vezes esta época. Acreditas que possam chegar à final e depois vencê-la?
.
Desta vez queremos fazer história. Acredito que é possível. Já conhecemos os Canhonesi e sabemos quais os nossos erros. É importante termos o nosso keeper disponível, estarmos bem defensivamente, circularmos a bola para chegar ao golo e não subestimar as qualidades do adversário.


Agora falemos um pouco de ti como jogador…

Como todos sabem jogas a central. Quais foram para ti os jogadores ao longo da época mais difíceis de marcar?
.
Trancoso, Hugo Mira e neste último jogo o Pacheco.

Qual foi o jogo esta época em que sentiste mais dificuldades? Porquê?
.
O jogo contra o Atlético na 2ª volta foi muito disputado. Já não tínhamos nenhuma das nossas vedetas e mesmo assim batemo-nos bem. Perdemos por 3-2 e houve muito trabalho na defesa.

Para além de ti há centrais de grande qualidade no nosso torneio. Quais aqueles que tu destacarias e que mais gostas de ver a jogar?
.
Gosto de ver o Tomaz na defesa dos Cariocas, acho que é um bom patrão. O Bruno das Romãs e o central do Atlético, Candeias, são também muito bons.

És daqueles jogadores que diz “Calçado até morrer” ou estás aberto a propostas de transferência já na próxima época?
Até o Calçado morrer...

Agora falemos um pouco do torneio e do blog…

Tu, em conjunto com Miki, começaram há muito tempo atrás a brincadeira de pegarem em capas do Jornal Record e adaptarem-na com notícias das Olaias. Era algo que todos liam com muito gosto e sentem alguma saudade disso. Gostarias de voltar a fazer isso ou pensas ser complicado agora?
.
Acho que agora era complicado. Na altura era mais fácil, só havia duas equipas, o Miki praticamente tratava de tudo, eu contribuía com algumas ideias e os retoques gráficos. Era uma boa forma para a palhaçada. Agora o torneio evoluiu, era preciso fazer um jornal inteiro para relatar as notícias de todas as equipas.

Já foi definido como será a próxima época. Concordas com o que foi proposto ou tens alguma sugestão melhor? Teremos um Calçado renovado e na máxima força para lutar pelo título?
.
Está bem conseguida a ideia, parece-me bem. Acho que vai ser um campeonato interessante e competitivo. Ganhar a Liga dos Campeões, quem é que não quer?! Vai haver motivação das equipas. O Calçado vai estar certamente revigorado.

Nos últimos dias tem-se falado muito aqui no blog de Booxa ter permitido algumas excepções às regras. És da opinião que as regras devem ser “cumpridas à regra” ou é necessário existir alguma flexibilidade?
.
Tem que haver sempre alguma flexibilidade. Não somos profissionais e imprevistos sempre acontecem, o que se quer é jogar à bola. Deve haver sempre bom senso e não abusar da flexibilidade.


Vamos agora para as perguntas de resposta rápida:

Melhor equipa das Olaias: Atlético
Melhor jogador das Olaias: Trancoso
O teu melhor jogo nas Olaias: Atlético (2ª volta)
O teu pior jogo nas Olaias: Tangerinas (2ª volta)
Quem vai ser Campeão: AS Romãs
Quem vai ganhar a Taça: Calçado Guimarães
Quem vai ser o melhor marcador do Campeonato: Trancoso
Sete ideal das Olaias:
GR:
João Regino (Canhonesi)
DD: Farias (Académicos)
DC: Tomaz (Cariocas)
DE: Aragão (Tangerinas)
M: Hugo Mira (Atlético)
M: Pinto (Tangerinas)
A: Trancoso (Cariocas)

Quem gostarias que fosse o próximo Olaiense da Semana? Tito
.
Obrigado pelo tempo que nos disponibilizaste e boa sorte para o resto da época.